Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2012

Feliz 2013!

O “Parsifal 5.4” terminou o ano de 2011 com 2,6 milhões de acessos. No momento em que essa postagem vai ao ar, último dia de 2012, o blog estoca 3,8 milhões de acessos, 5.281 postagens e 34.088 comentários liberados. Os comentários que não puderam ser liberados somaram 1.254. Considero que a melhor parte do “Parsifal 5.4” são os comentários, onde se travam os debates sobre as postagens, portanto, sempre dê uma olhada neles. Agradeço a todos que dedicam parte do seu tempo de leitura para passar os olhos por aqui, para concordar, contestar ou contribuir com o exercício que busco nesse espaço: democracia e liberdade de expressão. Feliz 2013!!

Ivan Slavinsky

O russo Ivan Slavinsky começou a desenhar na infância, em  São Petersburgo e fez a sua primeira exposição na cidade em 1991. A bela pintura abaixo fez parte dela: Ivan é membro, desde 1997, da União dos Artistas da Rússia e, com obras espalhadas por toda a Europa e EUA, é considerado um dos melhores artistas russos.

Inteligência e lucidez

A frase acima é da senhora da foto: Rita Montalcini, ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina de 1986. Ela proferiu a frase em uma das suas últimas palestras, já com 100 anos de idade. Rita, que faleceu ontem (30) aos 103 anos, dividiu o Nobel de 1986 com o norte-americano Stanley Cohen, pela descoberta e isolamento da proteína que faz as células crescerem, o que propiciou uma revolução no tratamento de doenças cardiovasculares e no dia em que se descobrir a cura do Alzheimer, tributar-se-á a ela a origem da proeza.  Parte da pesquisa de Rita foi feita no Brasil, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). " Após a aprovação e convite do Professor Chagas, eu embarquei em um avião para o Rio de Janeiro, carregando na minha bolsa dois ratos ", referiu-se Rita sobre a sua temporada no Rio de Janeiro, por ocasião do discurso de recebimento do Nobel. O ser humano só progride através da inteligência e da lucidez. Rita Montalcini f

Álbum de família

A cidade de Sabaneta, onde nasceu o presidente da Venezuela Hugo Chávez, que no crepúsculo do século XX e no decorrer da infância do XXI inventou uma coisa chamada chavismo, está em vigília permanente pela recuperação do ditador que, em Havana, convalesce de uma cirurgia para retirada de um câncer que reincidiu. Abaixo, uma mulher de Sabaneta segura uma fotografia do então soldado Chávez, que consta nos murais das escolas da região, ao lado de Simon Bolívar, como um dos heróis da Venezuela. Desejando saúde ao presidente, não posso perder a paráfrase: todo povo tem o herói que bem merece…

Eu quero tchu

Tunísia : “Eu quero ter direitos!” Egito : “Eu quero democracia!” Líbia : “Eu quero liberdade!” Brasil : “Eu quero tchu…!” Enviado por um comentarista, postado no “ Anime suas mensagens ”

China bate seu próprio recorde ao inaugurar mais uma “maior do mundo” linha de trem-bala

Enquanto por aqui o governo ainda se vê desencarrilhado com os modelos de licitação do trem-bala que um dia dispararia no percurso São Paulo-Rio de Janeiro, a China continua expandido a sua infraestrutura de transportes com foco na tecnologia de Trens de Alta Velocidade (TAV). Na quarta-feira (26) o Dragão inaugurou mais uma linha de TAV e bateu o seu próprio recorde de distância percorrida: agora a linha mais longa do mundo é o percurso Pequim-Guangzhao, com 2.298 quilômetros de extensão. Como na China tudo é superlativo, nada menos que 150 TAVs começaram a trafegar no trecho a uma velocidade de 300 km/h. O governo chinês anunciou, na inauguração da linha Pequim-Guangzhao, que mais 8 novas linhas serão construídas até 2020, quando estarão prontas 16 linhas cortando o vasto território chinês de Norte a Sul e Leste a Oeste.

O que a assustou tanto?

O fotógrafo Gustavo Miranda, de “O Globo” em um flagrante da presidente Dilma enquanto ela observa o Caravaggio “Medusa Murtola”, pintado em 1597, em exposição temporária no Palácio do Planalto. Se fosse um espelho, o que teria tanto assustado a presidente?

VEJA elabora ranking 2012 de parlamentares federais

A edição especial de final de ano da revista VEJA trouxe um ranking de senadores e deputados federais, que segundo o critério erigido pela revista, tiveram desempenho parlamentar voltado para a construção legislativa “ em favor de um Brasil mais moderno e competitivo ”. > Seleção de temas A VEJA selecionou nove temas e garimpou, nos temas, 142 projetos de lei que, se aprovados, resultariam em “ uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, diminuição da burocracia e leis trabalhistas que respeitem igualmente empregadores e empregados .”. Para ranquear os parlamentares a revista pesquisou o posicionamento de cada um em relação às proposições temáticas eleitas. Mas, avisa a VEJA, parlamentares “ envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa ” foram, a priori, excluídos da análise. > Senadores e deputados do Pará   No ranking dos 10 primeiros senadores e deputados federais o Pará não aparece, todavia, os senadores Mario Couto (PSDB) e Flexa Ribeiro (PSDB)

Mudanças no secretariado de Simão Jatene

O Diário Oficial do Estado do Pará, edição de hoje (28), publica mudanças no secretariado do governo do Estado. Com a saída do deputado federal Nilson Pinto (1) da Secretaria Especial de Estado de Promoção Social, assume a pasta o até então secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Fiúza de Melo (2). No lugar deixado por Fiúza de Melo assume, interinamente, o secretario adjunto da pasta, Alberto Arruda. O secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, Sérgio Bacury (3), foi remanejado para a Secretaria Extraordinária de Articulação Municipal. A economista Maria do Céu Guimarães de Alencar assume a pasta deixada por Bacury. A nova diretora do Núcleo Administrativo e Financeiro (NAF) das Secretarias Especiais de Estado, antes ocupado por Maria do Céu, é Patrícia Nasser. A atual secretária de Estado de Assistência Social, Tetê Santos (4), 2ª suplente de deputado estadual pelo PSDB, deixa a pasta para assumir uma das duas vagas deixadas pelos deputados do PSDB que se elegeram

“Point”, mais um blog no ar

Tucuruí passa a contar com mais um blog: o “ Point ”, assinado pelo funcionário público municipal André Luiz. O “Point”, segundo o blogueiro que o assina, tratará de tecnologia, meio ambiente, religião e política, e começara “oficialmente em atividade plena a partir do dia 01/01/13.”. Clique na imagem para visitar o blog, que já está na posição 54 da nossa lista de “ Blogs do Interior ”.

Bernard Arnault, 4ª fortuna do mundo, é acusado de evadir impostos da França

O francês Bernard Arnault, segundo a Forbes, é o quarto homem mais rico do mundo, com uma fortuna de US$ 41 bilhões, o equivalente a R$ 82 bilhões. Arnault, que fez fortuna, principalmente, vendendo luxo (dentre outras, são dele as marcas Louis Vuitton, Bulgari, Christian Dior e Moët et Chandon, além de ser o maior acionista do Carrefour), é objeto de um procedimento fiscal do Ministério Público de Bruxelas: ele teria montado uma empresa de faixada fachada na Bélgica para fugir dos altos impostos franceses. > Pedido de cidadania belga O Ministério Público de Bruxelas também investiga se Arnault pediu a cidadania belga apenas para fugir do imposto de renda de pessoa física da França, que também é mais salgado que o belga. O episódio reflete uma política fiscal europeia que visa estancar movimentos hostis de empresários e pessoas físicas (artistas principalmente) que optam por fazer seus movimentos financeiros em países do bloco que cobram menos impostos que os das suas respec

Use, mas não abuse

Após a mensagem, Luiza começou a receber manifestações negativas, ao que ela explicou: “ Nesse dia, há anos, perdi alguém muito importante na minha vida. Saudades eternas ”. Mas ela continuou recebendo descomposturas e desabafou: “ Acho curioso como as pessoas não gostam de ser contrariadas em suas convicções. A liberdade de expressão é um direito de cada um. Use e abuse ”. Quero do imperativo final: devemos saber usar tudo o que temos direito e a liberdade de expressão é um dos fundamentais, mas abusar de qualquer coisa, inclusive da liberdade expressão, pode ser, no mínimo, má educação.

Eliezer Batista não vem receber título de cidadão do Pará

A Assembleia Legislativa do Pará outorgou ao engenheiro Eliezer Batista, ex-presidente da Vale, ex-ministro das Minas e Energia e um dos idealizadores do projeto Carajás, o título de cidadão do Pará. Mas Eliezer achou que não valeria a pena vir ao Pará receber a comenda e, segundo nota do “Repórter 70”, em “O Liberal” de domingo (23), deverá recebê-la no Rio de Janeiro. Eliezer tem seus méritos, mas opino que quem não se digna a comparecer ao Pará para receber o batismo, não é digno da pia oferecida. Quem pouco caso faz da comenda não merece o título. Ao meu juízo, o papel só sairia do Pará nas mãos do dono. É por essas, e outras, que eu sempre digo que nasci para puxar carroças, pois não me crio bajulando.

Romance de Chico Buarque é elogiado no New York Times

O “The New York Times” de segunda-feira (24) derrama elogios ao último romance de Chico Buarque “Leite Derramado”. Lançado no Brasil em 2009, somente no início desse dezembro, traduzido para o inglês, o livro chegou aos EUA. > Larry Rohter Quem assina o artigo é Larry Rohter, que já foi correspondente no Brasil e causou polêmica, em 2004, quando publicou, no NYT, a matéria " Hábito de beber de Lula se torna preocupação nacional ", na qual chamou lula de ébrio. > Gerador de desconforto Rohter diz que Chico Buarque, enquanto romancista, “é um mestre em gerar desconforto". Explica que isso é uma qualidade do livro, que faz o Brasil "se contorcer, por debater a mancha da escravidão e o complexo de inferioridade que o país historicamente sente quando se compara à Europa". Em “Leite Derramado” Chico traça uma visão pessimista do ethos nacional ao desfilar conluios, preconceitos de toda ordem, oportunismo, corrupção e machismo, o que leva a uma constatação d

O consolo da vovó

O STF tem 54% de confiança da população e o Congresso Nacional 35%

Pesquisa Ibope publicada ontem (24) no “Estado de S. Paulo” revela que na queda de braço entre o STF e o Congresso Nacional, na semana em que se discutia a antecipação, ou não, da prisão dos condenados no mensalão, o STF tinha maior apoio para proceder como pediu a Procuradoria Geral da República. Os resultados mostraram que 54% da população tem mais confiança no STF contra 35% que apoiam a Câmara Federal. Surpreendeu-me o resultado, pois eu achei que o placar poderia ser mais de 80% em favor do Supremo. O corpo de bombeiros, como sempre, segue sendo a instituição mais bem avaliada do Brasil, como 83% de confiança. Talvez devido aos quatro meses de exposição positiva do STF, durante o julgamento do mensalão, a população acabou fazendo uma divisão entre o “Poder Judiciário” e o “Supremo Tribunal Federal”. À pergunta sobre o grau de confiança na “Justiça”, 47% respondeu que confia e quando a pergunta se referia especificamente ao STF, 53% respondeu que confia, ou seja, o brasileiro

Moda pós-guerra

Na Berlim de 1955, passados dez anos do fim da grande guerra, o estilo começava a voltar à moda na Alemanha. Um dos primeiros nomes da h aute couture pós guerra alemã foi Staebe-Serger com as suas modelos fotografadas por Gundlach. Nota-se, nas poses e modelos, que ambos ainda sofriam influência marcial nos traços.

Aos 105 anos, morre Dona Canô, mãe de Caetano e de Bethânia

No raiar da madrugada dessa terça-feira (25), momentos após a ceia de  Natal, aos 105 anos finou-se Claudionor Viana Teles Velloso, a Dona Canô, mãe de 8 filhos, dentre eles dois ícones da MPB, Caetano Veloso e Maria Bethânia. Viúva desde 1983, quando o seu esposo, José Telles Veloso faleceu, Dona Canô morreu em casa, na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Apesar do sucesso dos dois filhos, que ao fazerem fortuna quiseram leva-la para Salvador, Dona Canô sempre recusou, opinando que nascera em Santo Amaro da Purificação e lá queria morrer, na mesma casa onde viveu com o esposo por 53 anos. E assim foi. A partir de hoje, a propriedade da casa número 179 da Avenida Ferreira Bandeira, em Santo Amaro da Purificação, está vaga, mas cheia de lembranças.

Ave Maria!

Viva o Filho! Ave a Mãe! A “Ave Maria” é a de Bach. A cantora é um belíssimo diamante sul-africano: Kimi Skota. O maestro é André Rieu. Um colosso… Feliz Natal a todos.

A noiva de Berlusconi

A morena da foto acima, com esses suculentos lábios a la Angelina Jolie, é a romana Francesca Pascale, 27 anos. Ela vai se casar com o ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, 76 anos, abaixo:   Com todo o respeito, a Francesca é mais bonita que a Jolie, pois tem o belo rosto da atriz e um corpo que não é pele e osso como o dela. Olhem só como Il Cavaliere tem bom gosto: O que, Dunga? O que o Berlusconi tem que tu não tens? Uma fortuna de US$ 5 bilhões, ora…

É o fim do mundo!

Comentário de um leitor do IG em uma reportagem sobre o badalado fim do mundo previsto pelos maias: 1. Landru é um vilão vivido por Charles Macaulay no episódio 21 da série “Jornadas nas Estrelas”, ido ao ar em 1967.

Gente graúda, inclusive de governos

Monólogo de um condenado à espera do cárcere

Sexta-feira (21), 5h30m da manhã. Advogados subiram ao apartamento de José Dirceu, em São Paulo. Uma repórter da “Folha de S. Paulo” e um jornalista que assessora Dirceu em seu blog (blogueiro chic é assim: tem assessor para blog) também subiram. Caso o ministro Joaquim Barbosa tivesse deferido o pedido de prisão na noite de quinta-feira, a Polícia Federal bateria à porta de José Dirceu às 6h. Antes desse horário a lei protege o domicílio. > Sem entrevista Dirceu vira-se à jornalista da Folha: " Eu não vou dar entrevista para você, não. Podemos conversar, mas não quero gravar .”. A jornalista brinca: “ Vamos falar sobre a situação econômica do Brasil... ”. “ Não estou com cabeça. Dar uma entrevista agora, sem saber se vou ser preso? Retruca Dirceu. O advogado pergunta se ele fez a mala. " Eu não. Eu fui procurar, estou sem mala aqui. Achei uma mochila esportiva. Depois o Juca [um dos advogados] leva as coisas para mim ”. > Inicia o monólogo Sem alguém pergu

Prefeito de Tremembé não quer Zé Dirceu cumprindo pena no município

Enquanto o Brasil roga a prisão imediata dos condenados no mensalão, uma pequena cidade do interior de São Paulo não quer que um dos ilustres condenados cumpra a pena lá. Trata-se de Tremembé, onde se localiza a penitenciária que se prepara para receber José Dirceu. O governo de São Paulo, inclusive, mandou reformar uma ala, segundo as más línguas, a pedido da presidente Dilma Rousseff. O prefeito eleito de Tremembé, Marcelo Vaqueli (PSB), diz que os presídios localizados no município são um fardo para a pacata cidade, que tem belas atrações turísticas, mas que só é lembrada pelas prisões. Vaqueli alega que não quer o José Dirceu preso lá porque a cidade perderá o sossego com levas de repórteres e Tremembé, que já tem a fama de abrigar criminosos perigosos, vai ter a fama aumentada por ter que receber “mais um”.

Gisele com sal

O artista afegão Bashir Sultani, “salgou” a übermodel Gisele Bündchen. Bashar tem a incrível habilidade de, com um saleiro em cada mão, salpicar sal sobre um papel preto e com isso fazer desenhos diversos, inclusive de pessoas. Além de Gisele, Bashar já desenhou, Bob Marley, Morgan Freeman, Lady Gaga e Gandhi. Ele levou 5 horas para “salgar” a Gisele.

A esperteza quando é muita come o dono

Assistindo o julgamento do mensalão, vi, mais de uma vez, o Código de Processo Penal ser fechado pelos ministros da Corte Suprema. Mas hoje (21) o ministro presidente do STF, Joaquim Barbosa, concluiu que atender o estapafúrdio pedido do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, de mandar condenados à prisão antes do trânsito em julgado das respectivas condenações, era demais até para um justiceiro. Joaquim Barbosa negou o pedido, resistindo a atender o clamor das arquibancadas, pois isso seria, além de incinerar a Carta Magna, atropelar, sozinho, o que o pleno da Corte Suprema já firmara como jurisprudência: todo réu tem o direito de recorrer de sentença que o condenou, em liberdade. > Por que o procurador-geral pediu algo que sabia impertinente? Não se sabe o porquê do impertinente pedido do procurador-geral, pois ele mesmo já havia retirado demanda similar sabendo-a incabível na espécie. Talvez tenha feito conluio com a esperteza: sabia que o pedido seria rejeitado pela C

Blog do Jefferson Lima

Além de radialista, e tendo a política como a mais nova ocupação no portfolio, Jefferson Lima agora é blogueiro. As primeiras postagens no “Blog do Jefferson Lima” ocorreram ontem (20). Para acessar o blog clique na imagem. O link para o “Blog do Jefferson Lima” já está na “ Lista de Blogs ” na coluna “Blogs de Belém-PA”, na posição 51.

Julian Assange faz “discurso de natal”

Julian Assange, fundador do Wikileaks, há seis meses homiziado na embaixada do Equador, em Londres, foi ontem (20) à sacada do prédio para fazer o que ele chamou de “fala do natal”. Assange falou para um público de cerca de 100 pessoas e uma dezena de jornalistas: revelou que, em 2013, o Wikileaks vai postar “ um milhão de novos documentos confidenciais abordando todos os países do mundo .”. Não deixou de sarrafear os EUA, lamentando que “ o Pentágono norte-americano segue considerando sua organização como criminosa ". Acusou o governo da Austrália, sua pátria mãe, que " não defende o jornalismo e as publicações do Wikileaks. ". O único país onde há uma acusação contra Assange é a Suécia, a quem a Inglaterra concedeu extradição. A acusação não tem relação com os “documentos confidenciais” que ele obteve e sobre os quais o mundo já perdeu o interesse por constatar que não passam de anotações de alcova. O Wikileaks morreu há muito e a única saída para Assange é ser el

The Economist: a pizza não desapareceu por completo

A edição de ontem (19) da britânica " The Economist " publicou matéria elogiando o Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão. Abaixo do título da matéria “Um cardápio saudável", a revista posta uma ilustração onde o ministro Joaquim Barbosa joga pizzas no lixo ao lado de um trailer onde se vendem alimentos saudáveis. A matéria cita as condenações de José Dirceu e Delúbio Soares, “figuras importantes no PT” e ressalta as novas acusações feitas por Marcos Valério contra o ex-presidente Lula. > Ainda se servem pizzas Ao mesmo tempo em que elogia o resultado do julgamento, a “The Economist” narra os dois mais recentes escândalos nacionais: a “Operação Porto Seguro” e o caso “Carlinhos Cachoeira”. " Apesar do veredito do mensalão, a pizza não desapareceu por completo do menu ", finaliza a reportagem, referindo-se à rejeição do relatório final da “CPMI do Cachoeira.

Aquarelas

Duas belíssimas aquarelas. Abaixo, o pincel despojado do albanês Josef Kotie: E abaixo, em mesmo estilo, as pinceladas da polonesa Maja Wrońska:

Apressando a forca

  O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, protocolou ontem (19), no STF, pedido de prisão imediata dos condenados no mensalão. Apreciará o pedido o presidente do STF, Joaquim Barbosa, que proferirá despacho monocrático, já que a Corte se encontra em recesso. Os advogados dos condenados opuseram peça rogando ao ministro Barbosa que aguarde o retorno da Corte para que a decisão seja colegiada. > Embargos O ministro Barbosa pode apreciar o pedido solitariamente, mas a prudência aconselha aguardar o retorno da Corte, pois ainda cabem recursos das decisões e é assegurado ao réu recorrer em liberdade. “ Não podemos ficar aguardando a sucessão de embargos declaratórios, haverá certamente a tentativa dos incabíveis embargos infringentes. E o certo é que o tempo irá passando sem que a decisão tenha a necessária efetividade ” declarou o procurador-geral. Gurgel deveria observar que os embargos, último desejo dos condenados antes da forca, são concedidos até pelos mais hediondo

Na mosca

A frase foi pronunciada essa tarde (19), durante evento de posse da nova presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Assim como não é possível negar as travessuras da companheirada et caterva , também não é possível negar o sucesso de Lula como um dos presidentes mais populares do Brasil. É difícil para a burguesia emplumada constatar que a política liberal de Lula a ajudou “como nunca outro presidente da história do Brasil” o fez. Lula potencializou de tal forma as reformas iniciadas pelo ex-presidente FHC que conseguiu supera-lo na eficácia e torna-lo não mais que uma distante e abaçanada referência política para os tucanos, que se contorcem há 10 anos para ver se aprendem a fazer oposição e, através dela, tomar assento, novamente, no Planalto.

Enquanto isso, em uma praia do Maine (EUA)…

Eu sempre aviso aos afoitos que bradam por uma CPI a qualquer obliquidade com o erário, que CPIs são, no mínimo, o meio parlamentar mais eficaz para não investigar coisa alguma, e ao final votar um relatório recomendando o que o Ministério Público já tem a obrigação de fazer: apurar as irregularidades. A tal “CPMI do Cachoeira”, que prometia ser a “mãe de todas as CPIs”, acabou ontem (19), aprovando um relatório de 1 página e meia que diz o seguinte no parágrafo final: “recomenda-se ao Ministério Público apurar a irregularidades.”. Parece que ninguém quis pagar pra ver o que há de profundo na garganta do Senhor Cachoeira. Mas não era da CPI que eu ia falar e sim dessa desolada mocinha da foto abaixo: Na placa está escrito: “Proibido cães. Proibido bicicletas. Proibido nadar”. Fazer o quê? Clique na foto para ampliar.

Pró-Saúde exporta cerca de R$ 30 milhões de impostos por ano do Pará

Em 2011 o governo cancelou incentivos fiscais ao Consórcio Belo Monte por que esse fez uma compra de cerca de R$ 150 milhões fora do Pará, deixando de arrecadar o imposto aqui. O governo só olhou para um lado da rua: há outras direções por onde vazam impostos, que são as Organizações Sociais (OSS) que administram hospitais regionais no Pará. > OSS faturam no Pará e compram fora do Estado No caso de Belo Monte não há recursos do Estado envolvidos na obra: menos mal. Mas as OSS recebem mais de 80% do seu faturamento do tesouro estadual e exportam igual percentual de impostos para fora do Pará, pois aqui só fazem a feira do dia. A Pró-Saúde, que acaba de receber o Hospital Metropolitano de Belém e já administra os hospitais regionais de Santarém, Marabá e Altamira, recebe do erário paraense R$ 28 milhões por mês e do federal mais R$ 2,8 milhões, o que totaliza R$ 369,6 milhões por ano. > Pará deixa de arrecadar cerca de R$ 30 milhões ano Se o governo aplicasse à Pró-Saúde o mes

Inspecionando o tesouro do reino

A rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª, fazendo a inspeção anual ao tesouro do Reino, passeia entre as prateleiras abarrotadas de barras de ouro, depositadas no Banco da Inglaterra, em Londres. Foto: Eddie Mulholland/Reuters

De Jefferson Lima para Zenaldo Coutinho

Credita-se a John Kennedy o dito de que “ a vitória tem mil pais, mas a derrota é órfã. ”. Permito-me discordar em parte: a derrota sempre é órfã, mas há vitoriosos que não aceitam dividir a paternidade do sucesso e, logo após o resfolegar da liça, aquilatam-se senhores exclusivos da conquista. Há aqueles, ainda, que são hermafroditas, pois sequer dividem a concepção com a maternidade: julgam-se pai e mãe do próprio regozijo. Mas ainda é cedo, meu caro senhor Lima. Aconselho-o a enviar outro tipo de missiva ao novo alcaide da calejada Santa Maria de Belém do Grão Pará, emprestando de Oscar Wilde aquela espirituosíssima parábola da paciência: “Desde que você não se atrase muito, posso lhe esperar a vida inteira… ”. PS. A frase do cartaz foi atribuída a Jefferson Lima em postagem do “ Bilhetim ”.

Corte Suprema e Câmara Federal: paciência de lá e expediência de cá

O ministro do STF, Celso de Mello, votou ontem (17) que os três deputados federais condenados perderão os mandatos sem deliberação da Câmara Federal. A tese do relator venceu por 5 votos contra 4. Celso de Mello “atualizou” o pensamento: em julgamento pretérito proferiu voto contra o que seria “uma ingerência do Poder Judiciário nas prerrogativas do Legislativo”. O próprio STF, em 2011, condenou o deputado Natan Donadon (PMDB-RO) a 13 anos de prisão e não proferiu perda imediata de mandato.. > Águas ainda a rolar A novela não se finou, pois os condenados ajuizarão embargos de declaração, ao próprio STF, depois da publicação do acordão, que só virá nos meados de fevereiro ou março de 2013. Não creio, portanto, que o trânsito em julgado das decisões ocorra antes de junho ou julho de 2013: só então poderá ser procedida a prisão dos condenados. > O justiceiro Joaquim Barbosa Mas o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, poderá intuir que os recursos à Corte não terão

De rebojos e remansos

Enquanto na Assembleia Legislativa do Pará os concorrentes à presidência da Mesa são dois, o deputado Marcio Miranda (DEM) e o deputado Martinho Carmona (PMDB), na Câmara Municipal de Belém o número de candidatos dobra. Concorrem à presidência da Mesa do Poder Legislativo do município de Belém os vereadores Paulo Queiroz (PSDB) e Zeca Pirão (PMDB) e as vereadoras Sandra Batista (PCdoB) e Marinor Brito (PSOL). Tanto na Alepa quanto na Câmara deslizam a favor da maré os candidatos do DEM e do PSDB que, respectivamente, já foram chancelados pelo governador do Estado e pelo prefeito de Belém. Os outros candidatos que se virem para vencer o rebojo no remo, enquanto os das voadeiras só ficam espiando do remanso. Foto: Diário do Pará, edição de 16.12.12

Modéstia à parte

Todo povo tem o intelectual que merece…

Datafolha: tanto Dilma quanto Lula venceriam a eleição de 2014 no 1º turno

Mesmo debaixo da enxurrada de denúncias sofrida pela sigla, principalmente contra a sua maior estrela (Lula), o PT segue impávido com dois nomes na dianteira para vencer a eleição presidencial de 2014. A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada ontem (16), revela que se a eleição presidencial fosse hoje tanto Dilma Rousseff quanto Lula a venceriam em 1º turno. Abaixo os resultados estimulados: > 1º cenário 1 . Dilma Rousseff (PT): 57% 2 . Marina Silva (Sem partido): 18% 3 . Aécio Neves (PSDB): 14% > 2º cenário 1 . Dilma Rousseff (PT):  54% 2 . Marina Silva (Sem partido): 18% 3 . Aécio Neves (PSDB): 12% 4 . Eduardo Campos (PSB): 4% > 3º cenário (o ministro do STF Joaquim Barbosa entre no páreo) 1 . Dilma Rousseff (PT):  53% 2 . Marina Silva (Sem partido): 16% 3 . Aécio Neves (PSDB): 11% 4 . Joaquim Barbosa (Sem partido): 9% 4º cenário (sai Dilma e entra Lula) 1 . Lula (PT): 56% 2 . Marina Silva (Sem partido): 13% 3 . Joaquim Barbosa (Sem partido): 10% 4 . Aécio Neves

Um pintor em três motivos

Os traços de aquarelas bem comportadas (exemplo abaixo) do polonês Wladyslaw Benda, que aportou nos EUA na madrugada do século XX,  influenciou toda a cultura pop norte-americana. Benda trouxe aos EUA o idílio em duas dimensões do Norte europeu (abaixo), influenciando definitivamente uma escola que surgia tímida no raiar daquela era. Foi a escola de Benda que, no turbilhão que se seguiu a fevereiro de 1917, quando a Rússia sofreu a convulsão bolchevique, entrou em voga na propaganda revolucionária, como no icônico cartaz em que Vladimir Lenin lidera o proletariado (abaixo): Já na segunda metade da década de 60, quando Mao Tsé-Tung fez a China ferver com a sua “Revolução Cultural”, Benda foi reescrito na propaganda maoísta: Eu prefiro a beleza da arte original, desengajada das ideologias que mais derramaram sangue do que perspectivas alvissareiras. Por isso, para mim, o melhor legado de Wladyslaw Benda foi a profusão de pin ups que se espalharam pelo mundo, mexendo com a