Apressando a forca

Shot005 

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, protocolou ontem (19), no STF, pedido de prisão imediata dos condenados no mensalão.

Apreciará o pedido o presidente do STF, Joaquim Barbosa, que proferirá despacho monocrático, já que a Corte se encontra em recesso.

Os advogados dos condenados opuseram peça rogando ao ministro Barbosa que aguarde o retorno da Corte para que a decisão seja colegiada.

> Embargos

O ministro Barbosa pode apreciar o pedido solitariamente, mas a prudência aconselha aguardar o retorno da Corte, pois ainda cabem recursos das decisões e é assegurado ao réu recorrer em liberdade.

Não podemos ficar aguardando a sucessão de embargos declaratórios, haverá certamente a tentativa dos incabíveis embargos infringentes. E o certo é que o tempo irá passando sem que a decisão tenha a necessária efetividade” declarou o procurador-geral.

Gurgel deveria observar que os embargos, último desejo dos condenados antes da forca, são concedidos até pelos mais hediondos regimes, e não cabe à Procuradoria-Geral proferir se eles são incabíveis e sim ao plenário da Corte.

Creio que os embargos serão rejeitados, mas os condenados podem oferecê-los e têm o direito de vê-los apreciados, em liberdade.

> Assim será mais fácil

Os sentenciados do mensalão merecem a aspereza da corda que lhes envolverá o pescoço, mas têm o fundamental direito de não se apressarem ao cadafalso, afinal, são poucos os que têm o destemor do patriota irlandês Erskine Childers, que ao ser postado frente ao pelotão de fuzilamento, em 1922, bradou como último embargo: "Deem um passo à frente, rapazes. Assim será mais fácil."

Comentários

  1. Estes mensaleiros do PT, a muito já deveriam estar presos alem de devolverem o dinheiro roubado. Deputado, o Senhor sabe quando o mensaleiro Paulo Rocha devolverá aquele dinheiro que pegou atraves da Anita Leocádia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Paulo Rocha foi absolvido pelo STF, que não enxergou atitude criminosa alguma na sua conduta.

      Excluir
    2. Mas ele pegou na "ponta"! Eu não peguei. No minimo ele deveria devolver esta grana escusa que recebeu!

      Excluir
  2. Pois é, mas o grande ministro Joaquim Barbosa, eleito pelo povo brasileiro como o maior magistrado que o Brasil já teve, aplaudido de pé, por onde passa, que condenou 25 réus do mensalão a duríssimas penas, portanto acima de qualquer suspeita, absolveu o Paulo Rocha e o Duda Mendonça, afirmando que as "pontas" que eles pegaram não foram produto de crime e não têm que devolver coisa alguma.
    E você, dizendo que a "grana" foi "escusa" está sujeito a ser condenado pelo próprio Joaquim Barbosa por crime de calúnia.

    ResponderExcluir
  3. Voce sabe de onde veio este dinheiro que a secretaria do Paulo Rocha recebeu e repassou ao mesmo? Se o dinheiro não era dele e se era destas transações do PT o mesmo não teria que devolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li o processo, portanto não tenho como dizer a origem do dinheiro recebido por Paulo Rocha. Mas o relator do processo, Joaquim Barbosa, absolveu Paulo Rocha de todas as acusações, portanto, subtende-se que o dinheiro recebido foi de origem lícita e se ele foi absolvido não tem que devolver o dinheiro.

      Excluir
  4. Eu disse que era escusa pois não sei a procedencia deste numerario, se disse alguma coisa ofensiva ou errado retiro as minhas palavras, mas gostaria que esta gente que pegou dinheiro não contabilisado tivesse que devolver estas importancias. Seriedade acima de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe que se você não sabe a procedência não deveria afirmar que era escusa.
      Todos os condenados no mensalão tiveram, além da pena de prisão, a pena de multas e devolução dos valores apurados, que serão cobrados pela Advocacia Geral da União (AGU). Os que foram absolvidos, o caso de Paulo Rocha, não terão que devolver coisa alguma, pois foram absolvidos de todas as acusações.

      Excluir
  5. João Farias20/12/2012, 17:12

    Deputado, sei que o sr. não gostou nenhum pouquinho doque escrivi a respeito de seus elogios ao Lula.Pois saiba que tenho uma certa admiração por aquilo que o sr. escreve, mas tenho o direito de discordar tambem daquilo que não concordo.
    Gostaria, que o sr. tiver um tempinho, de uma lida em dois textos publicados no blog do Reinaldo Azevedo.Um do Carlos Albeto Sardenberg: Roubar pelo povo. E o outro do próprio Reinaldo Azevedo:Lula e os VAGABUNDOS com AR CONDICIONADO.Se possivel leia, e faça um comentário a respeito do texto e um daquilo que escrevi.l
    Talvez até tenho me excedido um pouco, mais elogiar tato o Lula, me causa indignação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há razão alguma de eu "não ter gostado" do que você escreveu. Estou acostumado a ouvir, e ler, qualquer manifestação sem considera-las como pessoal: o político que não agir assim morre de cirrose em dois dias.
      Leio sempre o Reinaldo e o Sardenberg. O Reinaldo, um ótimo articulista, faz uma cruzada anti-lula e anti-PT e se Jesus Cristo retornar e abençoar Lula, o Reinaldo passa a adorar o diabo imediatamente. Embora eu possa estar míope, não consigo enxergar inteligência nos extremos.
      Opino que quando deixamos que opiniões diversas das nossas nos causem indignação, há fortes probabilidades de sairmos das ideias para o campo pessoal, achando que se nós destruirmos quem pensa diferente de nós venceremos a querela: assim surgem as guerras.
      Talvez a sua aversão ao Lula seja de tal monta que você consegue confundir constatações históricas com elogios e o sentimento está tão arraigado na sua mente que você consegue se exasperar com qualquer um que ouse pensar que o Lula é o que você pensa que ele não é.

      Excluir
  6. O Procurador Geral, às vezes prevarica (operação Vegas - sentou em cima dela, junto com a esposa), às vezes exagera. Parece que tomou partido. Essa transcrição de reportagem do Estadão de hoje resume bem a sua exorbitância e extemporaneidade nesse pedido de prisão imediata. "...O criminalista Leonardo Yarochewsky, que defende Simone Vasconcelos - ex-diretora financeira da agência SMPB, de Marcos Valério - disse que o pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, 'é uma fraude'. 'O Supremo encerra o julgamento, ele (Gurgel) retira o pedido de prisão que fizera lá atrás, em agosto, e agora pede que seja decidido de forma monocrática? É fraude, sim. Se um advogado fizesse isso ia ser chamado de chicaneiro, ia ser representado na OAB. É espantoso que o chefe maior da instituição Ministério Público se preste a um papel desses. Isso cheira a golpe'..."

    ResponderExcluir
  7. O ministerio publico federal do Brasil é podre, fede, e esse vive protegendo o cachoeira e gangue...

    ResponderExcluir
  8. Parsifal;

    Não comungo deste mesmo sentimento de humanidade que se presta aos ricos e poderosos do Brasil, minimizando e prorrogando suas penas para algum dia no futuro. Isso não acontece aqui em baixo no Brasil onde eu vivo, nem a defensoria pública vai tão longe quanto esses advogados de 15 milhões de reais.

    Cadeia sim e já! Aplausos de pé para o ministro Joaquim Barbosa, que basta querer ser presidente da república para desde já eu também lhe prometer o meu voto. Quanto ao fato de serem do PT, nada a dizer, desde que políticos do PSDB também tenham o seu dia de julgamento e condenação. Por acaso você acha que eu me esqueci do que o PSDB fez para reeleger o fernando Henrique?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O devido processo legal é para todos e não somente para quem pode pagar R$ 15 milhões.
      O último levantamento dos tribunais de justiça revela que há mais de 2 milhões de processos penais no Brasil e desses, cerca de 38% são embargos de declaração ou infringentes visando diminuir penas ou destituir condenações, ou seja, há quase 1 milhão de brasileiros anônimos de baixa renda (os processos penais são sofridos na sua maioria, por pessoas de baixa renda)opondo um último embargo antes de ir para a forca.
      A sua análise, por esse prisma, portando, está equivocada.
      Quanto ao desejo de ver os condenados do mensalão irem para a prisão ele existe, mas não pode ser correlacionado com supressão do processo legal a que todos estão sujeitos.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação