Na mosca

Shot004

A frase foi pronunciada essa tarde (19), durante evento de posse da nova presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Assim como não é possível negar as travessuras da companheirada et caterva, também não é possível negar o sucesso de Lula como um dos presidentes mais populares do Brasil.

É difícil para a burguesia emplumada constatar que a política liberal de Lula a ajudou “como nunca outro presidente da história do Brasil” o fez.

Lula potencializou de tal forma as reformas iniciadas pelo ex-presidente FHC que conseguiu supera-lo na eficácia e torna-lo não mais que uma distante e abaçanada referência política para os tucanos, que se contorcem há 10 anos para ver se aprendem a fazer oposição e, através dela, tomar assento, novamente, no Planalto.

Comentários

  1. Parsifal,nessa reta final do final de ano observo 2 coisas um pouco sem graça :Uma é a super pizza da cpi do cachoeira ; Outra é a rebeldia da Câmara com o STF e o Executivo
    Em todas, o legislativo federal tá mal visto. Mas uma me chamou mais atenção, que é a tentativo de derrubar o veto da Dilma sobre os royaltes, do qual eu gostaria de compartilhar com você ,que sempre está bem atenado, e tem até uma relação direta com sua região , Tucuruí.
    Na Câmara o quê não falta é advogados, mas acho que por politicagem esqueceram uma das maiores garantias da C.F que é o ato juridico perfeito.
    Dilma disse que o que está licitado e contratado permanece e que daqui pra frente, os novos poços seram todos dividos com todos, desde que seja aplicado na educação. Isso que é investir no futuro.
    Mas os nobres prefeitos indignados por perderem FPM por causa da redução do IPI querem mexer nos contratos já firmados, e pra isso usam sua fortissima Confederação Nacional do Municipios para pressionar os deputados a derrubarem o veto da presidente para conseguirem receitas e principalmente sem vinculação da educação pois precisam fazer licitação para permanecerem no poder.
    Caso mexam nos royaltes do petroleo, provalvemente irão mexer nos royaltes da região de tucurui, altamira, parauapebas, canãa, curionopolis, nessas novos áreas de extração de ouro e etc, pois entendo que toda riqueza que esteja no subsolo, seja ela terra ou mar seja administrado pela união e compensadas apenas diretamente aos municipios diretamente impactada, pois ao Estado não se deva nada, pois nada investe na região apenas na capital
    Espero ter contribuído para um bom debate.
    Bruno Viana, bancario,paraense da capital e trabalhando no ES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      A mobilização dos governadores (à exceção do RJ e ES) e dos prefeitos é, de fato, pesadíssima. Os estados e municípios que optam pela pulverização dos royalties são sobejamente mais numerosos em bancadas e por isso conseguiram dobrar o Congresso.
      Mas há uma parte da história que precisa ser contada (eu ainda não postei aqui porque preciso apropriar-me mais e verificar a veracidade).
      É dito à boca pequena no Congresso que houve um acerto entre o Planalto e o Congresso: a presidente Dilma vetaria, para satisfazer o RJ e ES e o Congresso vetaria para fazer a felicidade geral da nação.
      Há lógica no rastilho pois o Planalto jamais deixou de ter o controle do Congresso e um veto presidencial para ser derrubado sem a consentimento tácito do governo é algo de dificílima operação.
      De toda feita, creio que o STF (e os prejudicados irão ao STF) destituirá a eficácia da lei que ferir o ato jurídico perfeito (os contratos já lavrados), pois isso é ponto fundamental na Carta.
      Todavia, regiões que concentram royalties, como os de área de barragens, deverão ser obrigados a pulveriza-os e isso é objeto de proposição desde que eu presidi a União dos Municípios Energéticos do Brasil e fazíamos vigília constante para manter as compensações.
      O problema disso é que a pulverização da forma como está prevista na lei que deverá emergir dos vetos, não acudirá a ninguém, pois os valores, depois de divididos, não serão significativos para ninguém.

      Excluir
  2. João Farias19/12/2012, 21:09

    Parsifal, não é de bom tom o sr. fazer tanta rasgação de seda a um estadista tão CORRUPTO quanto o Lula. Todos sabemos que o mesmo colocou em prática todos os planos de FHC, mas isto não lhe dá o direito de considerar-se à cima das leis e comparar-se a Deus. Ele poderia ter feito 1000%, mais todos escândalos de CORRUPÇÃO cometidos pela sua trupe e com a sua conivencia, tiraria qualquer mkotivo para elogiá-lo tanto. A não ser que sr. concorde com o "¨ROUBA MAS FAZ"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que você já leu aqui duras críticas ao PT e ao Lula, pois não me dirijo pelo maniqueísmo do bom e do mau.
      O ser humano não é bom ou mau, desonesto ou honesto: somos apenas o sumo das nossas atitudes. Portanto, a mesma pessoa pode ser objeto de críticas pela manhã e elogios à tarde.
      Mas no texto não há elogios e sim constatações e não sou solitário nelas: 68% do povo brasileiro acha isso e eu não tenho autoridade para dizer que estão errados. No máximo posso afirmar que penso diferente.
      Não discordo das suas colocações (leia que faço essa reserva no segundo parágrafo do texto), mas nada do que você colocou destitui o que o ex-presidente Lula significou para o Brasil. Mesmo que ele fosse condenado a penar por todos os erros cometidos, a verdade retro-posta permanecerá.
      Quanto a sua desinência final, note que as duas vitórias de Lula, a eleição da sua sucessora e a inexplicável alta popularidade de ambos, poderia levar a crer que mais de 60% do povo brasileiro concorda com o "rouba mas faz", o que não creio ser verdade e torna a sua indelicadeza descabida no texto.

      Excluir
    2. Eu só queria entender porque Lula e Dilma são "tão" populares, se, pelo mesmo percentual, os brasileiros criticam a falta de ações do governo na saúde, na educação, na segurança pública, nos transportes, etc. etc. Não tem essa de separar o governante do governo. No presidencialismo "imperial" como o nosso, é tudo a mesma coisa.

      Excluir
  3. Parsifal, então como vc frisou, vai parar no STF. E que parece, ele se vestiu de macho e foi pra cima da Câmara, logo pode esperar outro conflito, pois ali prevalece o técnico.
    Com relação a divisão dos royaltes de barragem, minério ou pré-sal, acho que se a lógica é dividir, divide, nem que seja muito ou pouco.Senão for assim o discurso é frágil !
    E a Alepa ? Se fosse DR.Jader, colocava a bancada do PMDB e companhia pra bater chapa em todos os municipios do interior para derrubar os candidatos dos prefeitos aliados do governador dia 01 de janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Parsifal, a quem devo reclamar sobre os onibus imundos que circulam em Belém e que estão acabando com a nossa saúde, como os das empresas nova marambaia, viação princesa, via norte e eurobus?Será que para o Bispo? Para o pastor ou para o pai de santo? Pois se depender de prefeitura e dos órgão de "fiscalização" é mesmo que nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que a reclamação deve ser nos órgãos municipais mesmo, pois a concessão do transporte urbano é prerrogativa da prefeitura.

      Excluir
  5. Luiz Mário de Melo e Silva20/12/2012, 09:11

    É verdade! Pois o que causa horror na elite nacional é que o lula está PRIVATIZANDO A NATUREZA e tomando-lhe o lugar de queridinho da elite capitalista.

    ResponderExcluir
  6. Deputado, tem toda a razão a postagem sobre o Lula. Acho que ele simboliza mais que o PT. E a história tem demonstrado isso. Quando pergunto ao meu pai, qual o maior presidente que este País já teve. Ele responde Getúlio. Outras gerações já respondem por JK. Mas com toda certeza se essas gerações dos anos 90 e 2000, paassarem pelo dia de amanhã (21), vão responder daqui alguns anos que foi o Lula. É assim que caminha a humanidade. É assim que vivemos a história.

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo Gomes20/12/2012, 16:31

    Deputado, veja o senhor; Em Marituba a situação está no seguinte pé: O candidato mais votado para prefeito, com cerca de 51,5% dos votos, Mário Filho, está praticamente impugnado, pela não prestação de conta de candidatura passada em tempo hábil, está a espera da sentença do STE. A alguns dias atrás o prefeito Bertoldo Couto, que nas eleições passadas fico em terceiro lugar, teve o mandato cassado por muitas improbidades administrativas. E Ontem, foi cassado o diploma do, até então prefeito Antonio Armando. Parece que o seu faro estava na pista certa. Ao que tudo indica Marituba terá nova eleição. Qual o seu prognóstico para o futuro da cidade dos Maris?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cenário pós eleitoral de Marituba não deixa dúvidas de que a leitura correta do Direito Eleitoral determina uma nova eleição. Todavia, a distância do que está na lei e como as conveniências determinam que ela seja lida e aplicada é um tanto larga, por isso essas indas e vindas de liminares.
      A liminar é absolutamente correta, mas conveniências podem faze-la cair. Creio que ainda haverá um período razoável para que o TSE, onde tudo deverá acabar, determine as novas eleições.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação