Deposição do presidente Yanukovych faz Rússia ameaçar a integridade territorial da Ucrânia

Shot002

Esclarecer se a recente deposição de um presidente legitimamente eleito na Ucrânia foi um golpe de estado ou uma revolução civil pode ajudar a erigir algum juízo para responder se protestos eventuais devem ter mais valor que o sufrágio universal.

Creio que, no caso da Ucrânia, a fina linha que separa a legitimidade popular da estabilidade democrática foi rompida, pois nas democracias a legitimidade popular se faz no voto e não às balas.

A aproximação de Kiev com Moscou, núcleo dos protestos, não justifica a deposição do presidente Yanukovych, pois ele não cometeu atos ilegais para tanto: foi uma opção de política externa de sua prerrogativa presidencial.

> Solução negociada rejeitada pela oposição

Yanukovych, atendendo à urgência de uma solução negociada para a crise, comprometeu-se em convocar eleições no final de 2014. Se apertado, adiantaria a convocação para julho, e essa seria a forma legítima de decidir a querela.

> As pedras do caminho

A polícia de Yanukovych excedeu-se na reação aos protestos, mas nas democracias as insatisfações populares se resolvem nas eleições e os crimes se julgam na Justiça: essas opções foram eliminadas na Ucrânia, portanto ali se instalou um regime de exceção.

A democracia se exerce com a paciente e firme retirada das pedras que lhe obstruem o caminho, e não pulando por sobre elas, pois se assim fizermos, só lograrão êxito os mais fortes, que conseguem muque suficiente para os saltos.

> Ameaça territorial

O equívoco da oposição, que deu metano além da estabilidade democrática aos protestos, força Moscou a uma arriscada manobra de política externa: Putin, sem maiores pruridos, determinou a carenagem dos aliados da Rússia na Crimeia, o que pode culminar com a separação de ¼ do atual território ucraniano, pois o manejo estratégico da região é tão importante para Moscou como, por exemplo, é imprescindível para os EUA não perder de vista o Canadá.

Comentários

  1. Voto no Helder para governador e em vc para federal quero votar também no estadual do PMDB, quem será o candidato a estadual pelo 15 em Tucuruí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do PMDB haverá o Arthur e o Xandão.

      Excluir
    2. Ta feio para o PMDB de Tucuruí, esses dois nem conhecidos são.

      Excluir
    3. Acebei de apresenta-los a você. Apresente-os aos seus amigos e peça aos seus amigos que os apresente-os aos deles. Aí eles passarão a ser conhecidos.

      Excluir
  2. Hey! Do you use Twitter? I'd like to follow you if that would
    be okay. I'm absolutely enjoying your blog and look forward to new updates.


    My weblog ... Game of War Fire Age Hack illimite gold

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação