Pular para o conteúdo principal

Tão longe de mim distante…

A foto abaixo é a ilustração digital da maior estrutura de corpos siderais já detectada a partir do nosso planeta.

quasar

Trata-se de uma gigantesca aglomeração de quasares. Segundo o artigo da  Royal Astronomical Society, a luz demoraria 4 bilhões de anos para atravessar a região.

Um quasar, abreviatura em inglês para a denominação “quasi-stellar radio source” (fonte de rádio quase-estelar), é uma poderosa fonte energética que contém uma “pequena” galáxia em seu núcleo.

A Via-Láctea, onde moramos, e de onde os nossos descendentes daqui a alguns bilhões de anos terão que se mudar, é milhares de vezes maior que um quasar, que é medido pelo tempo que a luz passa para atravessa-lo: em média 10 milhões de anos.

As grandezas siderais são o último desafio da exploração humana, mas não iniciaremos a jornada além do nosso pequeno horizonte solar enquanto o nosso paradigma científico e tecnológico se restringir à física convencional.

Há algo infinitamente mais veloz que a luz que, uma vez adestrado, terá capacidade física de romper distâncias instantaneamente. O que é isso? O pensamento: a energia mais poderosa do Universo.

Foto: ESO/M. Kornmesser

Comentários

  1. Deu no http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/:

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou 2013 vencendo mais uma eleição. Entre as personalidades mais corruptas de 2012, Lula ganhou com 65,69% dos 14.547 votos válidos o Troféu Algemas de Ouro. Em segundo lugar, com 21,82%, ficou o ex-senador Demóstenes Torres (sem partido) seguido pelo governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), com 4,55%.

    Espero que a luz sobre o Brasil não demore 4 bilhões de anos para chegar e nos tirar das trevas que nos impuseram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem discutir o mérito de quem mais, ou menos, corrupto, asseguro-lhe, com 100% de certeza, que o percentual de confiança em pesquisas feitas na internet é 0%.

      Excluir
  2. Parsifal;

    O nipo-americano Michio Kaku é um dos físicos mais festejados da atualidade neste assunto, e tem sido apontado por muitos como um novo Einsten, pela complexidade de sua contribuição para a Teoria das Cordas; quase um guru para o público que lota suas conferências e se encanta com a sua facilidade de expressão. Gostei daquela frase que diz que "sem a matéria escura o universo seria frio e morto", provavelmente por ser nesta parte do universo - invisível aos telescópios comuns, que seja emitida a radiação gama que vai energizar todos os sistemas estelares, inclusive o nosso. Realmente trata-se de uma mente genial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michio Kaku verbaliza bem, mas não podemos deixar de dar o merecido crédito, nessa área a Stephen Hawking, o cocriador na Teoria das Cordas.

      Excluir
  3. Deputado Parsifal e essas acusações no Blog do Barata sobre o avião do RM, o JB e o Jatene o que o sr. tem a falar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho informações sobre o assunto. É verdade, todavia, que as matérias sumiram tanto do Diário quanto do MPE. Ao chegar em Belém vou averiguar.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Ninho de galáxias

A imagem acima foi liberada pela NASA e elaborada a partir de dados colhidos do telescópio VLT do Chile, o maior do mundo.   É o conglomerado de galáxias JKCS041, que vem a ser o mais distante ponto do universo visualizado até hoje: está a 10,2 bilhões de anos-luz da Terra.   1 ano luz é a distância que a luz percorre em uma ano, ou seja, se já tivéssemos tecnologia para viajar à velocidade da luz, a nave que nos poderia levar até a JKCS041 demoraria 10,2 bilhões de anos para chegar lá.   Mas, o que o VLT viu, não é o presente, e sim o passado: a luz emitida pelo conglomerado que agora chegou aos portões da Via Láctea, o nosso endereço no universo, saiu de lá há 10,2 bilhões de anos.   Passado este lapso de tempo, as coisas devem estar bem diferentes por lá.   Mas, o que eu quero mesmo é dar uma de Carl Sagan : na Via Láctea há milhões de sistemas, com milhares de planetas em cada um deles.   O JKCS041 é um conglomerado de milhares de galáxias, com milhões de s