A foto abaixo é a ilustração digital da maior estrutura de corpos siderais já detectada a partir do nosso planeta.
Trata-se de uma gigantesca aglomeração de quasares. Segundo o artigo da Royal Astronomical Society, a luz demoraria 4 bilhões de anos para atravessar a região.
Um quasar, abreviatura em inglês para a denominação “quasi-stellar radio source” (fonte de rádio quase-estelar), é uma poderosa fonte energética que contém uma “pequena” galáxia em seu núcleo.
A Via-Láctea, onde moramos, e de onde os nossos descendentes daqui a alguns bilhões de anos terão que se mudar, é milhares de vezes maior que um quasar, que é medido pelo tempo que a luz passa para atravessa-lo: em média 10 milhões de anos.
As grandezas siderais são o último desafio da exploração humana, mas não iniciaremos a jornada além do nosso pequeno horizonte solar enquanto o nosso paradigma científico e tecnológico se restringir à física convencional.
Há algo infinitamente mais veloz que a luz que, uma vez adestrado, terá capacidade física de romper distâncias instantaneamente. O que é isso? O pensamento: a energia mais poderosa do Universo.
Foto: ESO/M. Kornmesser
Deu no http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/:
ResponderExcluirO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou 2013 vencendo mais uma eleição. Entre as personalidades mais corruptas de 2012, Lula ganhou com 65,69% dos 14.547 votos válidos o Troféu Algemas de Ouro. Em segundo lugar, com 21,82%, ficou o ex-senador Demóstenes Torres (sem partido) seguido pelo governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), com 4,55%.
Espero que a luz sobre o Brasil não demore 4 bilhões de anos para chegar e nos tirar das trevas que nos impuseram!
Sem discutir o mérito de quem mais, ou menos, corrupto, asseguro-lhe, com 100% de certeza, que o percentual de confiança em pesquisas feitas na internet é 0%.
ExcluirParsifal;
ResponderExcluirO nipo-americano Michio Kaku é um dos físicos mais festejados da atualidade neste assunto, e tem sido apontado por muitos como um novo Einsten, pela complexidade de sua contribuição para a Teoria das Cordas; quase um guru para o público que lota suas conferências e se encanta com a sua facilidade de expressão. Gostei daquela frase que diz que "sem a matéria escura o universo seria frio e morto", provavelmente por ser nesta parte do universo - invisível aos telescópios comuns, que seja emitida a radiação gama que vai energizar todos os sistemas estelares, inclusive o nosso. Realmente trata-se de uma mente genial.
Michio Kaku verbaliza bem, mas não podemos deixar de dar o merecido crédito, nessa área a Stephen Hawking, o cocriador na Teoria das Cordas.
ExcluirDeputado Parsifal e essas acusações no Blog do Barata sobre o avião do RM, o JB e o Jatene o que o sr. tem a falar?
ResponderExcluirNão tenho informações sobre o assunto. É verdade, todavia, que as matérias sumiram tanto do Diário quanto do MPE. Ao chegar em Belém vou averiguar.
Excluir