Pular para o conteúdo principal

A última morte de Fidel Castro

Shot

A morte de Fidel Castro, o último dos líderes socialistas da escola marxista-leninista, espargida a partir da Revolução russa de 1917, já foi anunciada várias vezes nas redes sociais desde o seu retiro aos bastidores da República cubana.

Ontem à noite (25), no entanto, a morte foi anunciada oficialmente, pelo seu irmão Raúl Castro, que em pronunciamento na TV estatal, comunicou que o óbito ocorreu ontem (25), às 22h29m.

Desta feita, portanto, a morte do líder revolucionário, aos 90 anos de idade, é definitiva e com ela está selada a morte da Revolução Cubana que se iniciou em 1953 e se consolidou com a tomada do poder em 1959.

Cuba decretou luto de 9 dias e, conforme a vontade de Fidel, seu corpo será cremado ainda hoje e as cinzas percorrerão a ilha até Santiago de Cuba, onde chegarão em 4 de dezembro e serão enterradas.

Com as cinzas de Fidel Castro encerra-se um ciclo de 60 anos da história cubana, que começou com a partida dele do México, exatamente em 25.11.1956, no Iate Granma, para liderar a guerrilha desde a Sierra Maestra até tomar Havana três anos depois, em 1959.

Por ironia do destino, se constata que Fidel partiu de Cuba exatamente na mesma data (25.11) em que rumou para ela há 60 anos.

Independentemente dos seus erros, cujo principal foi não ter conseguido, no tempo certo, fazer a transição da Revolução, que pertinentemente instalou, para a democracia que prometeu resgatar, Fidel Castro foi um dos poucos homens que entraram para a história antes de saírem da vida. 

Depois das exéquias voltarei,  com uma postagem sobre Fidel.

Shot 002

Comentários

  1. Patria o Muerte!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Francisco Marcio27/11/2016, 10:13

    Que o povo Cubano encontre a liberdade, que o ditador enterrou e será enterrado...
    P.s: melhor não esperar as exéquias- serão 9 longos dias...

    ResponderExcluir
  4. Olá durante estes últimos dias estive distante do virtual..embrenhado num real assentamento FAMILIAR entre Belém e Tucuruí. De volta ao mundo virtual me deparei com o mais real do que o real que conheces tão bem..por favor dá uma olhada ..penso que me merece uma divulgação e um comentário teu. Espero que a tua saúde vá bem..Abraços e bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esqueceste algo...

      Excluir
    2. Bom dia aqui está o que esqueci!
      http://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/21/opinion/1479734590_770064.html

      Excluir
  5. Vai faltar fogo no inferno para queimar este criminoso assassino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.