A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas publicou hoje (28) a edição 2016 do relatório “Índice de Confiança na Justiça” (ICJBrasil), que também mede outros índices de confiança dos brasileiros nas principais instituições da República.
O Poder Judiciário tem apenas 29% da confiança da população, que, no entanto, alega que o procura porque não vê outro meio de solucionar impasses.
Abaixo, o gráfico com os índices de confiança, figurando em primeiro lugar as Forças Armadas, com 59% da confiança da população, seguida pela Igreja Católica (57%) e imprensa escrita (37%).
Não é surpresa, já há alguns anos, figurar nas últimas posições as três instituições mais expostas publicamente, quais sejam, a Presidência da República, o Congresso Nacional e os partidos políticos.
Caso você queira ler a pesquisa completa e verificar o método adotada para elabora-la, clique aqui.
Essa pesquisa mostra que a população brasileira valoriza a moralidade e os valores conservadores e cristãos, porém, a direita que se apresenta nos pleitos eleitorais não representa a grande maioria dos brasileiros.
ResponderExcluirA direita brasileira tem vergonha de dizer que é de direita, é um pensamento equivocado, o ENÉAS em São Paulo, foi o candidato que se apresentou com uma pauta conservadora, e foi o deputado com a maior votação daquele Estado, e ainda levou consigo 5 deputados federais.
Direita Brasileira, tem que acordar.
Para 50% dos entrevistados, a maioria dos juízes é honesta
ResponderExcluir46%, A maioria dos policiais é honesta e 41 % acha que maioria dos advogados é honesta