Pular para o conteúdo principal

No futuro do presente

A partir do primeiro dia de setembro, os usuários da Uber, na cidade de Pittsburgh, no estado americano da Pensilvânia, poderão, ao chamar um veículo do sistema, ver chegar até eles um automóvel sem motorista.

Em Pittsburgh, será a primeira experiência do tipo, com carros autônomos, no mundo. A inciativa é da Uber e da Volvo, que passaram um ano em testes, com o carro circulando oito horas por dia, para que o software aprendesse a se locomover na malha urbana da cidade.

Shot001

A Tesla foi a primeira a comercializar veículos autônomos no mundo e a Uber se valeu de parte dessa tecnologia para desenvolver a inteligência embarcada no Volvo, acrescida de manejo remoto, ou seja, o passageiro insere no aplicativo do seu celular o local da partida e o do destino e o veículo, via web, programa a rota, vai buscar o passageiro e o deixa no destino. Essa inteligência já está madura nos programas espaciais e, infelizmente na indústria bélica.

Mas embora o Volvo da Uber seja 100% autônomo, o termo “sem motorista”, ainda será uma força de expressão: haverá um motorista no carro, que, todavia, só agirá caso seja necessário e um simples toque no volante passará o comando automática e imediatamente a ele.

Shot002

Segundo o CEO da Uber, Travis Kalanick, 60% do custo da atividade são pagamentos aos motoristas, portanto, quando a frota for autônoma, as tarifas deverão cair nessa proporção.

Em um futuro próximo, avaliado pelos otimistas em 5 anos, os carros autônomos estarão maduros o suficiente para se buscar legislação que autorize esses veículos a circularem, de fato, sem motoristas, e, segundo o Mr. Kalanick, onde for possível, a Uber labutará para cadastrar apenas veículos autônomos, até ter 100% da sua frota nessa modalidade.

Os motoristas de táxis, que hoje apedrejam os carros da Uber, deveriam parar de ajuntar pedras e usar a inteligência para se adaptarem ao tempo, buscando transformarem-se em algo igualmente funcional, ou desaparecerão, eis que o usuário sempre optará pelo menor custo e maior benefício.

Mas eu ainda aposto que o futuro do transporte será o estado de arte do transporte coletivo, pois essa é a única forma de dotar as cidades de mobilidade digna, porque a mobilidade é mesmo um direito natural do ser humano, que tem na sua essência e na sua própria necessidade de provimento, deslocar-se.

Confesso que ainda não avalio a que distância está esse futuro, e tenho consciência de que não o verei, mas isso não significa que ele não está a caminho, a passos largos, de um presente cada vez mais pronto.

Comentários

  1. se o sofware for tão bom como o windows e o javascript, esses carros causarão uma carnificina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Windows jamais embarcará softwares que precisem resolver algorítimos complexos. Além disto, embora a Microsoft, e alhures, o chamem de sistema, insisto que ele é uma interface. O Java, embora seja definido como uma linguagem, não passa de um intérprete.
      Por isso, ambos jamais poderão estar embarcados em sistemas de execução complexos, que precisem simular AI.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Ninho de galáxias

A imagem acima foi liberada pela NASA e elaborada a partir de dados colhidos do telescópio VLT do Chile, o maior do mundo.   É o conglomerado de galáxias JKCS041, que vem a ser o mais distante ponto do universo visualizado até hoje: está a 10,2 bilhões de anos-luz da Terra.   1 ano luz é a distância que a luz percorre em uma ano, ou seja, se já tivéssemos tecnologia para viajar à velocidade da luz, a nave que nos poderia levar até a JKCS041 demoraria 10,2 bilhões de anos para chegar lá.   Mas, o que o VLT viu, não é o presente, e sim o passado: a luz emitida pelo conglomerado que agora chegou aos portões da Via Láctea, o nosso endereço no universo, saiu de lá há 10,2 bilhões de anos.   Passado este lapso de tempo, as coisas devem estar bem diferentes por lá.   Mas, o que eu quero mesmo é dar uma de Carl Sagan : na Via Láctea há milhões de sistemas, com milhares de planetas em cada um deles.   O JKCS041 é um conglomerado de milhares de galáxias, com milhões de s