A charge acima traduz a precipitação do presidente da Anatel, João Rezende, que, a priori, bancou a chave de braço das provedoras que tentam limitar a franquia da internet fixa, alegando “limitações técnicas de rede”.
A grita geral fez a Anatel suspender a imposição das provedores por 90 dias e depois, quando enxergou o engodo, proibir a medida até que se esclareçam os mecanismos a serem adotados para que o estorvo vingue, ou não, o que seria melhor.
O fato é que os heavy users (usuários pesados) não chegam a 10% da base nacional e a rede suporta, sem problemas, este contingente, não havendo, portanto, justificativa técnica para a limitação.
Se há necessidade de aumentar a bitola dos tubos por onde trafegam os dados, que as operadoras empreitem a alavancagem da rede, pois foram concessionadas para prestar os serviços e os usuários pagam, caríssimo, por eles.
Na verdade, o que há é uma investida financeira para aumentar preços e favorecer os serviços de TV paga, que a maioria das provedoras de internet já presta em combos, forçando os prestadores de streaming, como o Netflix, por exemplo, a procurá-los para acordos de banda.
Deve ter o dedo dos canais fechados de Tv que estao perdendo clientes para o netflix e youtube.
ResponderExcluir