Pular para o conteúdo principal

O canto do cisne

Shot 005

O povo cubano sempre viveu uma relação de amor e ódio com El Comandante, como o chamam coloquialmente em Cuba, onde Fidel mantém uma fortíssima presença moral, mesmo depois da virtual derrocada das estruturas da Revolução Cubana.

É aquela velha admiração que as pessoas têm por figuras tinhosas, independentemente do mérito das suas sinuosidades.

Os ideais do comunismo, aos quais retoricamente se apega Fidel, não mais acalentam o povo cubano e nem renascerá em outros corações, pois o marxismo-leninismo, experimento real do comunismo puro, está morto.

Sequer posso opinar, eu que vivi isso, que a aventura foi boa enquanto durou, pois cometemos os mesmos erros que as engrenagens de quaisquer sistemas cometem: o sistema, seja qual for ele, é um ideal e as engrenagens somos nós, seres humanos, que como disse Pope, somos meros truões do mundo. O nosso único mérito foi ter tentando e acreditado que conseguiríamos, pois o ser humano é aquilo que ele acredita.

Mas não se pode negar que Fidel Castro segue sendo, ao lado de El Che, mas ele é o único vivo, o grande herói da Revolução. Foi ele quem comandou o pequeno iate Granma, em 1956, desde a costa do México até Cuba.

O Granma foi forjado para carregar 12 pessoas. Castro colocou 80 revolucionários dentro dele que, sem lenço e sem documento, singraram o Golfo do México até as praias de Cuba. E os 81 tripulantes do Granma sabiam que poderiam ser levados a pique no golfo, ou recebidos à bala quando aportassem, caso a aventura fosse revelada.

Shot 006

A nervosa travessia durou sete dias e, ao aportarem, embrenharam-se nas montanhas da Sierra Maestra, onde, sob o comando de Fidel, formou-se o "Exército Rebelde" que, três anos depois, marchou triunfal sobre La Havana, derrubando a ditatura de Fulgencio Batista.

Isso foi um dos cúmulos do romantismo de uma época em que os homens lutavam por ideais.

E é fato que Cuba saudou e sorveu a Revolução, cujo erro foi não atualizar as suas estruturas e redemocratizar o país depois de cumpridas as suas bases. Fidel, mais por pura idiotice dos EUA e menos por ideologia eventual, acabou por se alinhar com os sistemas do eixo soviético, que viram na sua figura uma cabeça de ponte a apenas 90 milhas do território norte-americano, transformando-o em seu ditador favorito.

Andando pelo ilha e auferindo essas reminiscências, aquilato que isso é um dos motivos para a paciência dos cubanos em aguardar a morte de Fidel Castro, para então fazer a próxima revolução: o rompimento definitivo com as estruturas oxidadas do que resta de um regime ainda escorado unicamente na força moral do seu fundador.

Fidel é hoje na ilha como aquele bisavô turrão, que ninguém quer contrariar, porque ele “já está velho demais”, para ser contestado.

Comentários

  1. Noventa depois de nascer, continua o mesmo imbecil, ordinário, charlatão, mentiroso e canalha. Mas, como os idiotas adoram esses espertalhões, segue fazendo sucesso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá cheio de comentarista idiota ambém.

      Excluir
  2. Presidente
    Parabéns pela PERSEVERANÇA e defesa da CDP no caso do HAIDAR.
    O MPF inocentou A CDP no caso.

    Ass. Cileno Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cileno. Isso tem sido uma luta diária que, infelizmente, inviabilizou uma série de outras coisas que eu desejaria fazer na empresa, inclusive investimentos nos portos.

      Excluir
  3. Bota idiota nisso

    ResponderExcluir
  4. vi uma gravação em que Castro discursava dizendo: não somos comunistas.

    relação de amor? parece mais uma relação de estupro.

    ResponderExcluir
  5. O Brasil é um país estranho. E bot estranho nisso... Pessoas que há pouco pedia o fora Collor, fora FHC, são hoje, em grande parte, defensores do fica Dilma, que impedimento é golpe. Por outro lado, pessoas que defenestram o Bolsonaro, e ele é coisa ruim mesmo, são as mesmas que defendem, endeusam Fidel, um ditador sanguinário. Banânia é uma terra estranha, de gente estranha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certo anônimo , e ainda tenho que ouvir que o assassino Che guevara é um herói , que Lamarca é um santo, Mariguela é um Salvador.
      E o foro de São Paulo ? Que tem como membro as FARC, é um partido brasileiro.
      E ainda tem partido que defende a Coreia do Norte e Cuba , países violadores costumazes dos direitos humanos. Vão pedir a cassação também destes parlamentares?

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.