A toga no palanque

Shot 001

A fala da ministra, opinando pela manutenção da prisão em referência, foi um irreparável discurso cuja nota tem que ser 10, pois é fato que a coisa saiu da esperança e foi bater no escárnio.

Mas os votos do STF devem ser peças de direito, construídas de forma a dar sustentação jurídica às decisões proferidas, Deste prisma, o voto foi inepto, pois não apresentou tese alguma.

Aliás, os votos dos ministros na dita sessão foram uma amostra de como está despreparado cientificamente o STF. O ministro Dias Toffoli, por exemplo, inverteu o conceito do princípio do rule of law, o império da lei, elaborado para limitar o poder do reis, na Inglaterra, no século 16. Pudera: o único e exclusivo mérito dele foi ter sido advogado da presidente Dilma na campanha presidencial de 2010.

Comentários

  1. Acho que o senhor se enganou, esse pulha foi advogado do PT e da campanha do Lula, alias algumas das que estão com problemas na arrecadação. Mas outros tiveram poucos méritos tambem.

    ResponderExcluir
  2. Votaram com o fígado e com o medo. Alguém acredita que a fala dele só tem bravata? Li reportagem que existe um indicativo de gravação dele com Ministros do STF.

    ResponderExcluir
  3. Já que os últimos doze anos não passaram de cinismo e agora escárnio, a nomeação da Ministra Carmén Lúcia, nunca antes cogitada para o STF mas indicada por Lula , também por conclusão lógica do discurso não entraria neste rol? Será que é por cinismo e escárnio do povo , que apesar de toda onda de notícias negativas Lula ainda aparece em pesquisas como o melhor presidente do Brasil ? Ou o que estamos vendo é a construção de uma narrativa onde, aproveitando os reais e graves erros de petistas et caterva , exorciza-se o período da história brasileira recente onde mais de combateu a desigualdade social e trouxe-se os "de baixo" e suas necessidades para o centro do debate político ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O último parágrafo tem sido motivo das minhas reflexões...Quanto as juízes: reagiram claramente ao que tinha sido dito e gravado, porém as prisões que tem abalado o andar de cima da sociedade brasileira, provocará mudanças há muito tempo necessárias na vida dos brasileiros.

      Excluir
  4. Só acredito no que ela faz quando mandar prender o Lula e seus comparsas. Ela é PT de carteirinha.

    ResponderExcluir
  5. Pelo irritado discurso nos induz a perceber que algo mais havia nas gravações sobre os juízes e que não foram publicadas.

    ResponderExcluir
  6. Parsifal, sua banca de advocacia vai ser contratada para advogar pro Jader no STF na operacao lava-jato e lá podera utilizar toda a ciencia juridica disponivel desde a Carta do Joao Sem Terra.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo 19:05;

    Farol:

    Concordo com você. Acho que toda a humanidade precisa de um foco de luz e o direito não deveria ser uma ferramenta que se use para fazer 'contornos sem fim' na trajetória desta luz. Me parece claro que o que a ministra disse e o que o resto da população quer é retidão nas coisas, nos processos, na conduta das autoridades, etc, etc, etc.

    Os interessados em enovelar o direito, já abandonaram a filosofia há muito tempo e transformaram a justiça numa coleção de idéias abstratas que só se concretizam de acordo com as conveniências do momento; e isso já deu... já se esgotou... ninguém em sã consciência acredita que de um tribunal de justiça vá escapar alguma coisa tão retilínea como a luz.

    Não duvido que ao final desta teia de envolvimentos na lava-jato vá sobrar um único deputado. É melhor o Juiz Sérgio Moro solicitar a cessão de um prédio maior para prender lá dentro o congresso nacional inteiro.

    ResponderExcluir
  8. Parsifal os teus amigos estão sendo presos, cuidado com os Barbalhos eles podem te levar junto para o habitat natural deles ( o esgoto ) !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação