Embora o Instituto Lula tenha negado procedência à matéria da Folha de S. Paulo, de que ele estaria um pote até aqui de mágoas com a presidente Dilma, responsabilizando-a pela incursão da Polícia Federal na empresa do seu filho, por conta da Operação Zelotes, os círculos mais íntimos do ex-presidente confirmam a versão da Folha.
A prisão de Marcelo Gabriel, filho do ex-governador Almir Gabriel, em 2007, na Operação Rêmora, quando a Polícia Federal investigou fraudes em licitações públicas no Pará, foi o estopim do rompimento da já desgastada relação entre a criatura, Simão Jatene, e o criador, Almir Gabriel, que culpou, pelo resto da vida, o então governador Jatene pela prisão do filho.
A única vez que o então senador José Sarney, sempre cauteloso nas suas digressões, exasperou-se na tribuna do Senado, foi quando a ela assomou para romper com o então presidente FHC, por conta da operação da Polícia Federal, no Caso Lunus, no qual, em uma busca e apreensão na Construtora Lunus, de propriedade de Roseana Sarney e seu esposo Jorge Murad, a PF apreendeu R4 1,4 milhão e sepultou a pré-candidatura de Roseana à presidência da República. Afirma-se, pelos corredores do Planalto, que a operação teria sido perpetrada por articulação de José Serra, com a anuência de FHC.
É, portanto, de se dar certa guarida à reportagem da Folha, pois não há como Lula não se exasperar com a operação na empresa do seu filho, o que coloca a PF na antessala do seu próprio apartamento em São Bernardo.
É de se observar, não obstante, que a PF não é um aparelho de governo, mas um instrumento do Estado de Direito e se ela está cumprindo o seu múnus por moto próprio, dentro dos regulamentos legais, Lula não tem como cobrar do governo a ação, ou impedimento dela.
Mas se Lula tem razão, e a PF está sendo manobrada pelo Ministério da Justiça, cujo titular da pasta é seu desafeto, para impingir socos no estomago do ex-presidente, a fim de abaçanar-lhe a forte influência que conseguiu no governo, então o que está por trás da ação é bem pior do que aquilo que ela nos deixa enxergar.
Parsifal. ..Vou lhe fazer uma pergunta....Logo após o episódio do Haidar. ..No qual a CDP se esforçar e fazer de tudo para amenizar os problemas,o qual ela é a que tinha a menor culpa....o MPF ,o MP a defensoria pública vieram com ferocidade de um leão em cima da CDP sugerindo até o fechamento do porto...
ResponderExcluirPois bem,hoje o JORNAL HOJE mostrou as atrocidades do PSM do guama, pacientes dormindo no relento, pegando chuviscos a noite, acompanhantes dormindo no chão,gente morrendo todo dia por falta de assistência, sem material...improvisação de material de urgência...Um cenário de guerra total...E cadê a ferocidade do MPF e MP???? E olha que a prefeitura de Belém alega que não faz nada por que o governo federal não repassou as verbas necessária e o governo federal alega que já repassou 12 milhões para prefeitura de Belém...Gostaria de saber Parsifal,cadê a ferocidade do MPF? Do MP? Por que dois pesos e duas medidas? Será que 5 mil bois valem mais que vida humana?
Por que com a CDP foi pressão e total e o MPF ficou em seu pé e com o Zénaldo o deixam ele livre e selerepe ?
É que eu não sou tucano. Tucanos são intocáveis.
ExcluirEsta respondido...Obrigado.
ExcluirSinceramente, eu faço parte do bordão: sabe de nada inocente. Pois, pra mim, não é crível que o ministro da justiça manipule a PF é mais que isso, manipule a juíza que autorizou a busca...
ResponderExcluirSabe de nada inocente...