Pular para o conteúdo principal

Juiz decreta a prisão de 05 vereadores de Itupiranga-PA

Shot 004

O tempo fechou ontem (23) para cinco dos treze vereadores da Câmara Municipal de Itupiranga, no sudeste do Pará.

O juiz substituto da Comarca, Cristiano Magalhães Gomes, a pedido do Ministério Público, decretou a prisão dos vereadores Derimar da Silva (PPS), Jhonnatan Baima (PSC), Nilton Araújo (PPS), Raimundo Costa (PT) e Isaias Pereira Alves (PMDB).

Também foram decretadas as prisões do ex-vereador Jailton da Silva (PSB), que renunciou ao mandato maio de 2014 e, por não ter sido encontrado na cidade foi declarado foragido, e do advogado Antônio Quaresma.

O motivo da prisão foi a comprovação de que os vereadores tentavam obstruir a Justiça através de coação de testemunha, em um processo no qual são réus, desde 2013, acusados pelo MPE por formação de quadrilha e fraudes em empréstimos junto ao Banpará. O advogado Antônio Quaresma, que recebeu o benefício da prisão domiciliar, foi acusado de produzir provas falsas no processo.

O MPE narra na peça acusatória que os referidos vereadores coagiam os seus assessores a fazer empréstimos no Banpará. Os valores emprestados eram integralmente entregues aos vereadores e as parcelas vincendas eram pagas com diárias.

Ao vereador Raimundo Costa (PT) foi concedido o direito de responder o processo em liberdade por ter sido o delator do esquema, donde se vê que não somente de Lava Jato vive a delação premiada.

Comentários

  1. Os juízes do interior do Estado estão trabalhando e percebem os acontecimentos. Na capital parece que tudo está dentro da legalidade ou então os juízes não sabem o que acontece nas gestões públicas em Belém.

    ResponderExcluir
  2. Parte inicial de publicação hoje 25/06/2015 no site do Ministério Público Federal Procuradoria Geral da República em Minas Gerais com o título “MPF afirma que mais de 14 bilhões deixaram de ser aplicados na saúde em MG”. O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública contra o Estado de Minas Gerais por descumprimento da Emenda Constitucional 29/2000, que fixou a obrigatoriedade de aplicação do percentual mínimo de 12% do orçamento em ações e serviços de saúde pública, como atendimentos de urgência e emergência, investimentos em equipamentos e obras nas unidades de saúde, acesso a medicamentos e implantação de leitos.

    De acordo com a ação, o governo estadual, por 10 anos, entre 2003 e 2012, descumpriu sistematicamente preceitos legais e constitucionais, "em total e absurda indiferença ao Estado de Direito", efetuando manobras contábeis para aparentar o cumprimento da EC 29...

    ResponderExcluir
  3. Vi o site do MPF MG e o assunto vai sobrar para o ex-governador Aécio Neves, hoje senador pelo PSDB. No caso o ex-governador não cumpriu o mínimo constitucional de aplicação de verbas em saúde em Minas Gerais, por vários anos.

    ResponderExcluir
  4. Caro Parsifal,
    O vereador que não foi preso, foi Raimundo Costa do PT, Parabéns pela matéria, apenas corrija o equivoco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Ninho de galáxias

A imagem acima foi liberada pela NASA e elaborada a partir de dados colhidos do telescópio VLT do Chile, o maior do mundo.   É o conglomerado de galáxias JKCS041, que vem a ser o mais distante ponto do universo visualizado até hoje: está a 10,2 bilhões de anos-luz da Terra.   1 ano luz é a distância que a luz percorre em uma ano, ou seja, se já tivéssemos tecnologia para viajar à velocidade da luz, a nave que nos poderia levar até a JKCS041 demoraria 10,2 bilhões de anos para chegar lá.   Mas, o que o VLT viu, não é o presente, e sim o passado: a luz emitida pelo conglomerado que agora chegou aos portões da Via Láctea, o nosso endereço no universo, saiu de lá há 10,2 bilhões de anos.   Passado este lapso de tempo, as coisas devem estar bem diferentes por lá.   Mas, o que eu quero mesmo é dar uma de Carl Sagan : na Via Láctea há milhões de sistemas, com milhares de planetas em cada um deles.   O JKCS041 é um conglomerado de milhares de galáxias, com milhões de s