Oxfam: 50% do PIB mundial pertence a 1% da população da Terra

Shot004

Um dos mais recorrentes pontos de protestos do lado de fora do Fórum Econômico Mundial de Davos é a má distribuição da renda, que a cada evento se agrava.

Esse ano, 2014, Davos traz o assunto para dentro do convescote de bilionários e a ONG Oxfam, que monitora o tamanho da disparidade desde 2008, será convidada à mesa.

Segundo a Oxfam, 85 fortunas mundiais acumulam a mesma riqueza que 3,5 bilhões de pessoas, que vem a ser metade da população da Terra, o que assevera o amargo clichê de que 50% da riqueza mundial está nas mãos de apenas 1% da população do planeta.

cap

> EUA

Nos EUA, primeira e mais aberta economia do mundo, 95% do crescimento gerado após a crise de 2008 ficou nas mãos de 1% da população do país.

> Europa

As 10 pessoas mais ricas da Europa possuem fortunas equivalentes a todos os pacotes de resgate dados aos países da região entre 2008 e 2010, cerca de 200 bilhões de euros.

> Elysium

Se o perfil mundial é o que indica a Oxfam e nada for, efetivamente, feito para mudar isso, a humanidade estará cada vez mais trotando para as distopias imaginadas pelas mais férteis mentes da literatura referente.

Shot001

Ou os donos do mundo desviam-se da usura e arrefecem as respectivas ganâncias, ou daqui a algum tempo terão que partir para aquela estação que Neill Blomkamp elaborou em Elysium, enquanto nosostros ficamos por aqui, sobrevivendo.

Comentários

  1. Não seja modesto deputado, Vossa Excelência com certeza tem passaporte garantido para Elysium. Rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, em primeiro lugar eu não tenho certeza se eu desejaria ir. Eu gosto de andar no centro velho, vendo a vida acontecer. Depois, também não tenho certeza se eu vendendo tudo o que tenho seria o suficiente para comprar essa passagem. Creio que se um dia uma distopia dessas viesse a ocorrer, apenas o 1% de biliardários poderiam se mudar para lá.

      Excluir
  2. Deputado se só exirtise o rico o mundo não tinha graça. pense em umas pessoas frias, sem amigos, calculista, e materialistas, e isolados, pense em vc, sem suas estorias de seu velho pai, viajando de trem, e levando seu frito em uma lata, da velha bolacha Maria, ou tentando salvar a ultima camisa de linho, das bofaradas de brasas que cuspiam da Lepoldina, ou da Sorocabana, ou da TUCURUI, qua a sua lembrança de uma chegada do Navio, TOCANVIA ai em Tucurui, com uma chegada de Transatlántico no porto de Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível existir só rico ou só pobres ou remediados. Não é esse o ponto. O que o mundo tem que buscar é o equilíbrio. O pobre precisa ter o básico para viver com dignidade: este é o piso. Para os ricos, o céu é sempre o limite.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação