Pular para o conteúdo principal

Morreu Mikhail Kalashnikov, o inventor do AK-47

Morreu ontem (23), aos 94 anos, em Ijevsk, capital da República da Udmúrtia, na Federação Russa, um dos gênios da corrida armamentista mundial, o russo Mikhail Kalashnikov, inventor do mais popular, letal e resistente fuzil de assalto: o AK-47.

Shot009

O AK-47 ainda é o rifle de assalto padrão da infantaria russa e seguramente o mais usado em todo o mundo: adotado pela infantaria de mais de 80 países, o AK-47, já vendeu mais de 100 milhões de unidades até hoje.

Nas aparições que Osama bin Laden fazia antes de ser executado pelos EUA, ele sempre portava um AK-47.

Pelo desenho e elaboração da arma, Kalashnikov recebeu as maiores honrarias da então União Soviética e depois da Federação Russa.

Shot010

O sucesso do AK-47 é sua rusticidade: é pau para toda obra. Trabalha sujo de lama, dispara molhado de agua, sujo de poeira e não exige manutenção. Seu alcance, cerca de 300 metros, é curto, mas mortal. Por ser usado na infantaria, não precisa de alcance longo.

Quem o porta tem que ser como ele, rude e corajoso, pois é uma arma pesada e de coice forte, por disparar munição de 7,62 x 39 mm. Por pouca precisão, o combatente tem que chegar perto para disparar e chegar atirando, pois a rusticidade da mira é compensada pela velocidade da propulsão bélica, que o permite cuspir 600 tiros por minuto. Faz também às vezes de baioneta quando exaure a munição e o infante já está mano-a-mano. 

Em uma entrevista à BBC, ao ser perguntado se não se arrependia de ter desenhado uma arma que já matou mais de 10 milhões de pessoas, Kalashnikov respondeu: “inventei para a proteção do nosso país e não carrego nenhum arrependimento. Também não tenho responsabilidade sobre como os políticos a utilizam”. Sobrou para os políticos…

Kalashnikov afirmou que jamais quis receber qualquer valor pela invenção do AK-47 e que vivia dos royalties da venda de uma vodca que também leva seu o nome.

Comentários

  1. Deputado Parsifal,

    Realmente, o AK-47 apresenta uma eficiência fantástica. A acoplação de sua estrutura longa com seu carregado impõe uma portabilidade mecânica ideal a quem manuseia este armamento. Muitos assaltas de banco preferem o AK-47 ao Fuzil 7.62 mm, devido sua portabilidade e leveza, no entanto o que é oportuno frisa foi a evolução deste armamento no decorrer do tempos, que remonta desde a segunda grande guerra.

    Att.

    Arthur Anaissi

    ResponderExcluir
  2. Wow - that’s all I got to say after reading this.

    Not sure if I agree with all of the finer point in the post but I do
    like what you have to say overall. How long
    did it take you to research this topic? You should consider
    being a guest writer on some other platforms.

    Feel free to surf to my web-site: OilHeatIsSafe.tumblr.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Ninho de galáxias

A imagem acima foi liberada pela NASA e elaborada a partir de dados colhidos do telescópio VLT do Chile, o maior do mundo.   É o conglomerado de galáxias JKCS041, que vem a ser o mais distante ponto do universo visualizado até hoje: está a 10,2 bilhões de anos-luz da Terra.   1 ano luz é a distância que a luz percorre em uma ano, ou seja, se já tivéssemos tecnologia para viajar à velocidade da luz, a nave que nos poderia levar até a JKCS041 demoraria 10,2 bilhões de anos para chegar lá.   Mas, o que o VLT viu, não é o presente, e sim o passado: a luz emitida pelo conglomerado que agora chegou aos portões da Via Láctea, o nosso endereço no universo, saiu de lá há 10,2 bilhões de anos.   Passado este lapso de tempo, as coisas devem estar bem diferentes por lá.   Mas, o que eu quero mesmo é dar uma de Carl Sagan : na Via Láctea há milhões de sistemas, com milhares de planetas em cada um deles.   O JKCS041 é um conglomerado de milhares de galáxias, com milhões de s