Pular para o conteúdo principal

The Economist: o Brasil está atolado

Em 2009, quando o Brasil apresentava desempenho acima das grandes economias do globo, a revista britânica “The Economist”, dedicou-nos uma capa.

Shot005

Em 14 páginas, a revista, que é referência em jornalismo econômico mundial, chamou o Brasil de "a maior história de sucesso na América Latina", mas advertia que o país precisava ter cuidado com o “excesso de confiança”.

> Excesso de confiança

Os feiticeiros da área econômica excederam-se na confiança e embaralharam os botões da economia a ponto de esgotar a bateria do controle remoto.

A teimosia da inflação em vir à meta e a resistência do PIB em responder aos estímulos da equipe econômica, fragilizaram a tal ponto o governo que à presidente Dilma bastaram os pés de vento do “Levante de Junho” para vir ao rés do chão.

> Desacelerados

Na sexta-feira (26), a “The Economist” brindou o Brasil com mais uma capa, mas desta feita de forma negativa, ao avaliar que o Brasil, juntamente com os demais Brics (Rússia, Índia e China) estão atolados em dificuldades que não souberam prevenir.

Shot006

A revista aponta o fraco crescimento chinês como uma das âncoras das economias emergentes. O Brasil, por exemplo, tem grande parte das suas commodities dependentes do humor do dragão.

> Impressões

Eu, economista de padaria, acho que chegamos ao limite. Não é possível ao país avançar sem investimentos urgentes e vultuosos em infraestrutura de transportes, uma reforma tributária que simplifique o manejo fiscal, uma reforma administrativa que torne a Federação menos ineficiente, e uma reforma política que recicle a inteligência política nacional, que estacionou no século 19.

Sem estas providências, governos chegarão e partirão mexendo em todos os botões do controle remoto e o receptor não responderá aos estímulos, pois está desligado da tomada.

Comentários

  1. Borrower should have a banking account in different reputed bank of UK; it needs to
    be 3 to six months old not fake
    the recent petition was started by ryan bryski, christopher's older brother.

    ResponderExcluir
  2. tucanos, petistas e pmdbistas não valem nada( com td respeito, deputado) mas o pt surfou a onda deixada pelo governo FHC e pelo crescimento global.
    Entretanto, nao continuou com as medidas necessãrias, diminuição da máquina, investimentos em infra estrutura e reformas... estão afundando o brasil!! o difcil é plantar e o pt só colheu!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.