Pular para o conteúdo principal

Bolívia apela à Haia para tentar reaver a saída ao Pacífico, usurpada pelo Chile em 1879

Em 1879, a Bolívia e o Peru se bateram em uma guerra com o Chile (Guerra do Pacífico), que teve como objeto a província mineral do Atacama, que o Chile explorava com mineradoras britânicas.

A Bolívia e o Peru perderam a guerra e o Chile anexou territórios de ambos. A mais prejudicada foi a Bolívia, que perdeu 400 quilômetros na costa do Pacífico e ficou sem saída para o mar.

Shot004

Em 1904 o Chile assinou um acordo (eu não sei onde a Bolívia estava com a cabeça quando aceitou os termos) no qual se comprometia a construir uma ferrovia ligando La Paz ao porto de Arica, estabelecendo, à Bolívia, um corredor até o Pacífico.

A Bolívia cometeu o erro de concordar em por fim à reinvindicação de devolução de 400 km de costa e 120 mil km² de território cravejado de cobre e nitratos por meros 440 km de ferrovia e um porto que não lhe pertencem e que tem que pagar, caro, para usar.

Shot008

No sábado (23) o presidente Evo Morales decidiu, debalde todas as tentativas de negociação com o Chile, apresentar à Corte de Haia um processo tentando reaver, pelo menos, a saída soberana ao mar.

Shot007

Evo Morales está coberto de razão na querela e é sensata a procura do tribunal internacional.

"Ao ignorar a reivindicação do povo boliviano, o Chile lhe nega a paz, a solidariedade e a irmandade e nega a integração latino-americana e destrói o sonho dos povos de viver em paz e harmonia, compartilhando benefícios mútuos", declarou Morales.

O Chile não deverá atender uma improvável sentença desfavorável em Haia, mas historicamente, diferente da querela Argentina com a Inglaterra no caso Falklands, o Chile usurpou os direitos territoriais bolivianos na Guerra do Pacífico e lesou a nação ao lhe privar do Mar.

A democracia chilena daria um enorme exemplo de maturidade se vestisse a boa vontade de encontrar uma forma de devolver aos bolivianos uma janela através da qual pudessem reaver a janela para o Pacífico.

Comentários

  1. Tá russo. É perlenga os próximos anos e nem a nossa terceira geração vai estar aqui para ver resultadopositivo à Bolívia. Até acabar a discussão, até o mar já deve ter ido embora.

    ResponderExcluir
  2. 50% do pib do Chile vem dos minérios, principalmente o cobre, ali em terras bolivianas estava a maior mina de cobre do mundo, os chilenos já se beneficiaram em muitos bilhões, se beneficiarão por uma centena de anos, nunca vi um roubo de tal magnitude, foram apoiados pelos britânicos.
    Mesmo com tantos benefícios, o egoísmo dos chilenos prevalece.
    Chilenos! devolvam, pelo menos uma saída para o mar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Deputado Alessandro Novelino, assessor e piloto perecem em acidente aéreo

O Corpo de Bombeiros sobrevoou, de helicóptero, a área onde foram encontrados os destroços da aeronave bimotor Sêneca, de propriedade do deputado Alessandro Novelino (PMN), e lá desembarcou, através de cabos, dois policiais da corporação, que confirmaram não haver sobreviventes. Os corpos das três pessoas que estavam na aeronave foram localizados a certa distância dos destroços: o piloto da aeronave, Roberto Carlos Figueiredo, o deputado Alessandro Novelino e seu assessor parlamentar, José Augusto dos Santos. Os corpos já foram transportados, pelo Corpo de Bombeiros, para Belém e estão no Instituto Médico Legal Renato Chaves, que depois dos procedimentos exigidos os entregará às respectivas famílias. O Sêneca decolou às 8h30m de hoje (25) do aeroclube do Pará, com destino à fazenda do deputado no município de Tomé-Açu. Após 18 minutos de voo desapareceu do radar. No final da manhã os destroços da aeronave foram localizados em uma área, sem acesso por terra, no município do Acará. ...

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...