Governo Federal não incentiva fabricação de carros elétricos

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Os carros elétricos não são poluentes na ponta e abastecer um carro a gasolina é dez vezes mais caro que carregar um modelo elétrico para trafegar distância igual.

Mas a indústria automobilística pouco tem feito para mudar a base de abastecimento das frotas. No Brasil, o governo tem ignorado qualquer incentivo à fabricação e uso de modelos elétricos.

> Sem benefícios fiscais

O programa “Inovar Auto”, lançado nesse outubro pelo governo federal, concede benefícios fiscais em troca de eficiência energética, mas não trata de veículos elétricos que são taxados com 25% de IPI, enquanto que os demais veículos 1.0 têm tarifas de 7%.

A carga tributária sobre a fabricação e comercialização de veículos elétricos faz com que um i-MiEV saia por R$ 200 mil. Se o perfil da carga tributária mudasse, alega a montadora, o modelo poderia ser vendido a R$ 90 mil. Nos EUA, o mesmo modelo pode ser comprado por US$ 20 mil (R$ 40 mil).

Veja abaixo uma comparação de custeio entre um carro elétrico e um convencional:

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Observe, portanto, que um carro elétrico consome R$ 0,29 para rodar 11 km e um carro a gasolina consome R$ 2,60 (10 vezes mais) para rodar 10 km.

Comentários

  1. Quando digo que existe uma conspiração contra o eletrico ainda tem gente que ridiculariza...
    O programa “Inovar Auto” tá mais relacionado ao carro eletrico e mesmo assim é excluido... :(

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  2. Ora, é de fácil entendimento. Até o governo federal visa lucros o resto não interessa. enquanto o lucro sobre o carro elétrico é 1,00 o lucro do carro comum é 10,00! Enche mais o bolso dos ladrões em nome da democracia!!!

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  3. Alessandra Ribeiro11/12/2012, 10:44

    Estou convicta que mudanças sustentáveis na área de mobilidade urbana verde só serão possíveis através de uma ação em conjunto do poder público,
    iniciativa privada, como bancos, e empresas. Muito interessante as soluções propostas pela empresa Siemens, na área de veículo elétrico e mobilidade verde. Vale a pena dar uma lida.

    http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/mobilidade.html

    Alessandra Ribeiro

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