Índio quer cota

shot005

Durante a sessão de ontem (26) do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou constitucional o sistema de cotas para afrodescendentes nas universidades públicas, índios protestaram pedindo a extensão da prerrogativa às etnias.

Como os ministros não davam ouvidos aos apelos um dos índios, Araju Sepeti Guarani gritou que eles eram "racistas" e "urubus", o que inflamou os demais manifestantes.

O presidente da Corte, Ayres Britto, pediu calma aos manifestantes, mas dois deles, Guarani e Pankararu, não cederam e a presidência determinou que fossem retirados da galeria.

Na Praça do STF Pankararu declarou: "igualdade é negro, é cigano, é índio, são todos. Defendemos a cota para indígenas".

Eu sou, eventualmente, a favor das cotas (acho que a maior discriminação é a econômica) e ainda não tinha pensando pela ótica do Pankararu: não é que ele tem razão...

Ou não?

Comentários

  1. Querido Parsifal quando se fala em cotas os povos indigenas deveriam ser os primeiros a serem lembrados, depois negros e demais minorias, pois os indios deste país tem seus direitos assegurados na constituiçao federal inclusive a uma educação especifica e diferenciada, trabalho a muito tempo com educação escolar indigena, e sei que uma das propostas do movimento indigena é a formação do professor indio para trabalhar com as turmas nas aldeias, pois o não indio não tem conhecimento das nuances culturais, da lingua e dos saberes indigenas, bem como não se adapta a vida nas aldeias, interfere até na propria cultura do indio, existem uma serie de problemas que já foram incluisve cantados em prosa e verso ao longo do tempo com relação a este contato indio- não indio. Então se de fato queremos ter advogado, médicos, professores indigenas e demais profissionais indigenas tem que serem abertas cotas para que estes possam ingressar nas universidades brasileiras muito correto a postura dos amigos indigenas que lutavam e lutam por uma causa justa basta um pouco mais de leitura da realidade e sensibilidade com a causa indigena por parte do STF. Muito obrigada por colocar uma luz nesta luta dos povos indígenas. Saude e sucesso para vc carissimo!

    ResponderExcluir
  2. Precisa ter cota para homossexual, também é minoria. Se cigano pode, biba também pode.

    ResponderExcluir
  3. Tem que pegar esse indio safado e dar uma surra de cipó camarão.

    ResponderExcluir
  4. Esse anônimo das 05:11 PM deve ser daqueles filhotes reacionários da fracassada ditadura militar. Talves tenha estudado em colégio ou faculdade de elite, mas mesmo assim continua ignorante e cheio de frustrações. Caro parsifal, sua moderação deve ser mais criteriosa com comentários toscos como o desse infeliz.

    ResponderExcluir
  5. O anônimo das 09:52, é desses movimentos sociais que defende sem terra, e que fuma maconha.

    ResponderExcluir
  6. Reformando o Preconceito


    Essa reforma do preconceito
    Para quem quer ter mais conhecimento
    Não passa de mais um rejeito
    Reconhecendo sub-raça fique atento

    Um lugar ocupado só por min renego
    Isso é só mais uma para me sacanear
    Quando doutor for procurar emprego
    Não tive competência usei a cota pra entrar

    Resolver com razão e coerência
    Podem se quiserem mesmo ajudar
    Reservem se tiverem um pouco de consciência
    Para quem um atestado de pobreza apresentar

    Não quero um lugar na faculdade
    Minha raça ou cor de pele não merece
    Isto é uma das maiores maldades
    Tapar o sol com uma peneira não carece

    Na raça Brasil é um país sem qualquer meta
    Um mestiço como eu não tem opção
    Se pareço mais branco e corro sou atleta
    Se pareço mais preto e corro sou ladrão

    Publicado em 2010 no meu livro " Lírios e Delírios Volume II"

    MCB

    ResponderExcluir
  7. As cotas deveriam ser por condição economica, pois não se pode tentar diminuir uma desigualdade social criando uma desigualdade racial.. Senao que sejam criadas cotas para os índios, judeos, mulheres.. Por todas as mazelas que estes sofreram e como os negros precisam dessa reparação. Que o Ministros do StF caiam em si e parem de rasgar a Cf e usemmo bom senso para parar de atender as pressões da mídia e do clamor popular. Lei é para ser seguida, precisamos de segurança jurídica. Além disso, é um absurdo que durante uma sabatina no Senado, a Ministra assuma suas limitaçoes e diga que vai estudar. Para ser indicado a o Corte Maior do nosso país deveria, no mínimo, ser alguém muito preparado e nao alguém que ainda vá correr atras e estudar..

    ResponderExcluir
  8. cota eh social e nao racial! e com todo respeito indio que quer entrar na faculdade nao eh mais indio!!

    ResponderExcluir
  9. somos indigenas com orgulho nós somos os primeiros abitantes das américas e asia e aq no brasil queremos mas respeitos nos ja evoluimos o governo do brazil tem q pagar indeizaçoes para nós indigenas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação