Pular para o conteúdo principal

Da segurança da urna eletrônica

Shot001

Em testes de segurança promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana que se finda, uma equipe de mestres em Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB) conseguiu burlar recursos de segurança da urna eletrônica.

Os testes fazem parte de um programa do TSE para avaliar e atualizar falhas de segurança nos códigos do programa que alimenta a urna eletrônica.

> Em condições normais não é possível repetir o que os mestres da UNB conseguiram

A imprensa logo alardeou que o sigilo da urna eletrônica havia sido quebrado e correu o Brasil a notícia de que era possível fraudar a votação.

Não é verdade: o que os mestres conseguiram foi, de posse do código fornecido pelo TSE, montar um script (motor operacional) que entregava a sequência de votação e isto por si só não lhe quebra o sigilo.

Para quebrar o sigilo da votação (e não fraudar a votação) seria necessário que os mesários entregassem a lista dos eleitores na ordem em que votaram. Confrontando a lista com a sequência da urna, descobrir-se-ia quem votou em quem.

> Mesmo que fosse possível não seria fraudada a votação e nem o seu resultado 

Caso a operação fosse concluída, tratar-se-ia de quebra do sigilo do voto (descobrir em quem o eleitor votou) e não fraude à votação, como alguns entenderam devido às dúbias manchetes disparadas.

> Um cenário improvável

Um cenário para a quebra de sigilo da urna seria o seguinte: após a votação, um determinado candidato resolve descobrir quem votou nele em determinada sessão.

O candidato teria que, em primeiro lugar, subornar a pessoa no TSE que tivesse acesso ao código do programa que alimenta a urna (não deve ser o agente de serviços gerais) e receber o programa.

De posse dos códigos, o candidato teria que subornar os mesários para ter a posse da urna e da lista de votação.

Ato contínuo teria que contratar uma equipe de mestres em Ciência da Computação para, de posse do código, da urna e da lista, tentarem chegar ao mesmo resultado que chegaram os mestres da UNB.

É muito trabalho e muita improbabilidade para matar uma curiosidade.

Comentários

  1. Duciomar é o cara. Eita caboclo de Traquattreua escroto. Ex-feirante, ex-taxista, ex-medico. Colocou o Flexa Ribeiro no Senado, não é fácil colocar um poste lá não, até hoje queria saber qual foi o acordo. Alguém sabe dizer? O cara é demais. Engana todo mundo, principalmente o povo, o Judiciario é muito lento pra ele e o MInistério Público descobriu que não é nada, fica de mãos atadas sem saber o que fazer para pega-lo. O homem está milionario, e é esperto, nunca vi ele,se meter a besta com o Jáder Barbalho. Trouxe um monte de secretarios de fora para administrar a cidade, interessante que com ele não tem essa de governabilidade. Enquanto no Governo Federal a Dilma tem que dar cargo para os partidos, aqui o Duciomar nem precisa disso, todos os secretario sao indicacao dele. Claro que na Camara o mensalao corre solto? Todos ganhando,mquem vai reclamar? Os Maioranas quando ameacam chorar, o Duciomar poe o pirulito na boca deles e pronto, todos caladinhos, nao adianta a jornalista fazer gesto de vomito que o Maiorana quer é dinheiro. BRT é a maior corrupcao a olhos nus que se pode ver na atualidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu que não meto minha mão no fogo por esta inviolabilidade das urnas.

    ResponderExcluir
  3. DR. PARSIFAL, O SR. DISSE EM COMENTÁRIOS PASSADOS QUE SERIA DIFÍCL CASSAR UM DEPUTADO. LEMBRAS? POIS É MAS DÊ UMA OLHADA NO SITE DO TRE/PA, REPRESENTAÇÃO DO MP Nº 458 QUE PEDE A CASSAÇÃO DO DEP. HILTON AGUIAR. NÃO TEM JEITO, O CARA VAI SER CASSADO EM NO MÁXIMO 30 DIAS. O MALUCO DO JOSÉ PORTELA FOI REVEL NO REF. PROCESSO REPRESENTAÇÃO CONTRA O DEP. HILTON. AS TESTEMUNHAS DE DEFESA SUMIRAM, FOI MANDADO DUAS VEZES A CARTA DE ORDEM PARA OUVIR AS TESTEMUNHS EM ITAITUBA E TODOS DESAPARECERAM. SE QUISER TIRAR AS DÚVIDAS, ACESSE O PORTAL www.tre-pa.gov.br ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS, ARREMETA PARA TRE-PA E PROCURE PELAS PARTES COM INICIAL HILTON.. ASSIM VC VERÁ QUE É O MESMO TIMBRE DO EX-DEPUTADO CHICO DA PESCA, QUE FOI CASADO POR ULTIMO. AGUARDE MAIS UM CASSADO DE ITAITUBA E POR BURRICE OU PÉSSIMA ESPERTEZA. NO DIREITO NÃO SE DORME! NÃO TEM JEITO, NEM O DINHEIRO DOS CHAPADINHAS RESOLVEU DESSA VEZ!
    AS URNAS NÃO FALAHAM E NEM A JUSTIÇA ELEITORAL.. POR AQUI PELO OESTE AGUARDA-SE A CASSAÇÃO DE + 1 CORRUPTO. PUBLIQUE!

    ResponderExcluir
  4. Parcifal já pensou o cahoeira entrando nesta falha?
    Mudari o nme de urnas eletronicas, pra caça voto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.