Um incêndio, que praticamente destruiu toda a casa de máquinas da base brasileira Comandante Ferraz, na Antártica, resultou em um ferido e dois desaparecidos, até o momento. Há sites chilenos que reportam uma pessoa morta.
Em 2005, Ann e eu nos fizemos à Punta Arenas (Chile), a cidade mais ao Sul do continente, já nas bordas do Círculo Polar Antártico, de onde Ann, que fazia parte da comissão de Ciência da Câmara Federal, deslocou-se à base Comandante Ferraz, de onde voltou encantada com a dedicação dos 30 cientistas brasileiros que labutam na base, na solidão fria do Círculo Polar Antártico.
A base brasileira, assim como as bases de outros países, é a garantia ao Brasil de uma fatia do território Antártico, uma das regiões mais desconhecidas da Terra, que guarda tesouros inestimáveis às gerações que nos substituirão, e tem importância capital no equilíbrio climático do Globo.
Segundo nota da Marinha do Brasil, responsável pela manutenção da base, o incêndio na casa de máquinas ocorreu por volta das 2h da manhã deste sábado (25).
As dificuldades de comunicação com a base dificultam maiores detalhes, mas, sites chilenos informam que a ela foi evacuada e os 30 pesquisadores brasileiros foram transportados de helicóptero para a Base chilena Eduardo Frei. Os sites informam ainda que houve explosão de nitrogênio na casa de máquinas.
Comentários
Postar um comentário
Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.