5ª Frota dos EUA se posiciona no Estreito de Ormuz

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, aprontou mais uma bravata ao declarar que fecharia o Estreito de Ormuz caso o Ocidente insista nas sanções já decretadas ao país.

O Estreito de Ormuz é uma estratégica porteira de escoamento do petróleo do interior do Golfo Pérsico para o Golfo de Omã, de onde os petroleiros alcançam o Oceano Índico, rumo às águas internacionais.

Shot001

O Irã divide as águas de Ormuz com os Emirados Árabes Unidos e Omã. Não é difícil para Ahmadinejad minar a porteira, todavia, também não seria difícil para a pesadíssima 5ª Frota dos EUA, responsável pelas forças navais no Golfo Pérsico, dizimar a resistência iraniana na remoção das minas.

Para que Ahmadinejad não tenha dúvidas de que os EUA estão prontos para manter Ormuz aberto, o Pentágono determinou o deslocamento, através do Estreito, do porta-aviões "USS John C. Stennis" e do cruzeiro de mísseis "USS Mobile Bay", duas belonaves capitais da 5ª Frota. As belonaves atravessaram Ormuz e tomaram posições no seio posterior dos Emirados Árabes, de onde podem alcançar toda a costa iraniana e até Teerã.

Shot002

Os torpedeiros, assim como as demais belonaves capitais da 5ª Frota, que patrulham o quadrante do Golfo Pérsico, estão com as proas voltadas para o Golfo de Omã, podendo alcançar o seio anterior dos Emirados em questão de horas, ou seja, o bote está armado a qualquer movimento hostil do Irã em Ormuz.

Não creio que Ahmadinejad cometa a insensatez de minar Ormuz, pois isto isolaria Teerã dentro da própria comunidade Árabe, que seria obrigada a estacionar a frota mercante até a desobstrução da passagem.

Estupidamente, Ahmadinejad, também, estaria impedido de sair com o seu petróleo rumo ao Índico, pois seria interceptado pela patrulha estadunidense.

O que o bufão do Pérsico quer é causar instabilidade comercial, forçando o barril do petróleo para cima, pois, mesmo em se tratando de bravata, as empresas proprietárias dos caros petroleiros, não desejam enviar suas unidades para a região, com o risco de seus cascos serem arrebentados por minas.

Quando nada, as apólices por tonelagem subirão à estratosfera, transferindo o delta aí cominado ao barril.

Comentários

  1. KKKK

    BOBO?

    Ei Parsifal, relê os fatos, de Bobo esse ai não tem nada.

    Petroleo mais caro interessa a quem?

    Pensa ai?

    O Mundo não pode ficar sem, é o 13º de natal dos caras.

    E outra, tu acha mesmo que ninguém nos EUA não ganha com toda essa movimentação?

    Feliz Ano novo, e como diriam alguns Magnatas Belicos Americanos, que vivem dessas "picuinhas" que esses malucos continuem infernizando a vida critã-judaica-ocidental mais vezes em 2012, só assim pra eles tirarem a barriga da miséria.

    Guerra = Lucro (pra quem sabe explorar, até onde sei, só meia duzias de países no mundo sabem e podem tirar proveito desses criadores de caso)

    Quero ver o EUA chama a China pro fight!

    Pago pra ver!

    Eu acho muita graça do cenário internacional e como as pessoas reagem a essas coisas, parece jogar xadrez com crianças de 5 anos que acham que tão jogando dama, é hilário e não tem como ficar com raiva, é muita inocência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quem escreveu essa bobagem. No entanto, nós sabemos que é algum atoleimado. Sabe-se isso até pela estupidez na redação e na gramática.

      Excluir
  2. 10:52:00,

    Há uma fábrica de guerras que sobrevive, evidentemente, delas.
    Quanto ao petróleo, a sua alta não interessa a ninguém, no momento, nem mesmo aos grandes produtores (A Liga reuniu em abril para baixar o preço). A crise de derivativos dos EUA e a derrocada do Euro teriam sensível impacto com uma sobretaxa na unidade do óleo cru.
    É exatamente vendo isto que o Irã faz o seu jogo.
    Quanto à China, os seus mandatários sabem a proporção do desastre que seria uma escaramuça bélica com os EUA e vice-versa: arriscaria uma guerra de amplo espectro, envolvendo toda a Europa e a Russia. Mesmo assim, apenas dedilhando fatos, a Armada Americana é muito superior à da China que apenas se preocupa e prover poderio militar microrregional, confiando a defesa de amplo espectro ao seu arsenal nuclear, que é todo em terra.
    Feliz, ou infelizmente, os EUA são armados até os dentes e têm poder de mobilização extraordinário.
    O jogo de xadrez não é com crianças de 5 anos: é com líderes mundias que, de novo infelizmente, têm ogivas nucleares ao alcance dos dedos.

    ResponderExcluir
  3. Parsifal vc por acaso já pensou em ser analista internacional na RBA? Faria sucesso.

    ResponderExcluir
  4. parsival,a ironia do anônimo é sem fundamento. quando a pessoa
    tem algum conhecimento correto é ironizado.o que disse tem pura
    logica e fundamento.a china não é páreo para os U.S.A numa guerra total.mas isso é irreal.não haveria vencedor.a arma nuclear é mais usada para intimidar e aterrorizar os povos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação