Acompanhar a progressão anual do Sol e da Lua através das constelações do zodíaco, prever eclipses, traçar a movimentação dos planetas e a órbita irregular da Lua no céu, era, segundo a função do Mecanismo de Antikythera, um “computador” grego que remonta a 65 A.C., achado em 1900 na ilha de Antikythera, na Grécia.
O mecanismo, que possui mais de 30 engrenagens, teve a sua função compreendida depois que engenheiros mecatrônicos da Universidade de Cardiff usaram raios X para ler as inscrições, decifrando o funcionamento dos dois “displays”.
Pesquisadores e historiadores afirmam que quando a Grécia foi dominada pelos romanos o desenvolvimento da “mecatrônica” foi interrompido e se perdeu. Mecanismos similares só começaram a ser feitos, na Europa, cerca de 1000 anos depois.
A conclusão que se poderia chegar é que, caso o Império Romano não tivesse interrompido o desenvolvimento dos gregos nesta área, talvez a tecnologia hoje estaria 1000 anos mais adiantada.
DEP. Parcifal,usando a oportunidade,venho a presença de vossa senhoria,especial atenção no sentido de usar de sua bondade, e solicitar aos membros do comi ter, pro Carajás e Tapajós,que façam uma matéria,sobre a ferrovia Norte e Sul, que liga Eldorado dos Carajás, ao porto de Itaqui no Vizinho Estado do Maranão, por onde escoa toda a produção de minérios de nosso Estado, fazendo do Estado do Maranhão o maior exportador de ferro da America Latina,sem possuir nenhuma jazida de minério, e mostrar no horário eleitoral do SIM, para que o povo que não tem esse conhecimento, possam ficar sabendo das preocupações que os defensores do NÃO, e das riquezas do Pará,so estão preocupados em manter o Estado do tamanho que é, e não com a qualidade de vida dos paraenses, principalmente os do interlã. com a certeza de ser atendido, reitero meus protestos de estima consideração e apreço
ResponderExcluiratenciosamente,
Ademir Patricio de Sousa.
Esse conhecimento perdido teria sido usado para salvar o planeta ou destruí-lo mais? Uma hecatombe já teria nos destruído ou já teríamos nos mudado pra outro planeta?
ResponderExcluirOlá Ismael,
ResponderExcluirA tecnologia sempre terá estas duas faces, mas, não podemos condenar o estudo do átomo pela bomba atômica. O equilíbrio está na tolerância dos homens. Se há intolerância há guerra.
par quem o povo deve apelar se nem o Dep, responde nada, não respondeu o que postou o o Ademir,acho um desrespeito para com os inter nautas,o menos uma critica serviria como respostas,se não,vai ficar como se não tivesse dado a mínima.
ResponderExcluirOlá Deusimar,
ResponderExcluirPermita-me observar que o Ademir Patrício não me fez uma pergunta a qual eu deva responder: ele fez uma sugestão, que, aliás, já foi passada ao pessoal da mídia, sobre a qual eu não tenho nenhuma interferência.