Conselheiros pedem afastamento do presidente da OAB-PA

shot006

Reporta o “Diário do Pará”, edição de hoje, que os conselheiros da OAB-PA, Ismael Moraes, Kleverson Rocha, Mauro Santos, Mário Freitas Jr., Raphael Vale, Valena Jacob, Leônidas Alcântara, Almyr Favacho e Leonardo Silva, formalizaram ontem, ao Conselho Federal da OAB, intervenção na OAB-PA com o afastamento do presidente Jarbas Vasconcelos e toda a diretoria, composta pelo vice, Evaldo Pinto, secretário-geral Alberto Albuquerque Campos, tesoureiro Albano Martins Junior, e secretário-geral-adjunto Jorge Medeiros.

O motivo é a malsinada venda do terreno da instituição em Altamira, que, devido aos supostos delitos cometidos, inclusive falsificação em procuração pública, já está escrito nas crônicas policias como o “Caso Altamira”. Revela ainda a matéria que o fato é inédito nos “mais de 100 anos de história da Ordem”.

O procedimento, lavrado por nove conselheiros, sela uma irremediável divisão na OAB-PA.

A atual diretoria, diante dos irrefutáveis fatos que embarcaram o “Caso Altamira”, deveria se adiantar a qualquer decisão do Conselho Federal e proceder ao próprio afastamento até o termo do caso, que é de difícil exceção de defesa, pois a falsificação da assinatura na procuração é um delito confessado e, agravando-o, pesa a contumácia com que ocorria, dita pela mesma pessoa que o confessou.

Afastado qualquer discurso moral, que eu me recuso a fazer, pois, como asseverava Itararé, “os imorais são aqueles pegos em flagrante”, não é possível continuar depositando crédito em uma diretoria que se permitiu tamanha desfaçatez.

O episódio demonstra que não é somente na política que o joio se mistura com o trigo: em todos os ajuntamentos humanos há atitudes que se desviam dos bons costumes.

Comentários

  1. Deputado, 26 outros conselheiros pedem que se aguarde as conclusoes das comissoes de sindicancia, inclusive uma do conselho federal, o que me parece razoavel. O pedido de apenas nove conselheiros, estampado em jornal, reforca aqueles que veem motivacao exclusivamemte politica na atitude desse senhores.

    ResponderExcluir
  2. Patética a ida do Jarbas na Polícia Federal. O que pretendia? Pressionar a delegada?
    Rídiculo, no mínimo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, deputado!
    É claro que a Diretoria deve se afastar, para garantir a lisura das investigações.
    Esse é o maior escândalo na longa história da OAB-PA. Que triste! Mas a intervenção federal é necessária e urgente! E não se trata de briga de grupos, a coisa tá na esfera criminal, mesmo!

    ResponderExcluir
  4. O Diário tem feito cobertura admirável desse caso escabroso. Jornalismo de primeira.


    Mário Batista

    ResponderExcluir
  5. Parsifal, mesmo que vc,. tenha defendido o Jarbas Vasconcelos no início, é incontestável que esse rapaz jogou lama na OAB, o que jamais havia ocorrido. E ainda quer desvirtuar o debate, como se fosse tudo culpa do Jáder Barbalho e do pessoal da ALEPA. Qualquer dia ele vai dizer que a culpa pelo escândalo é desses 9 que pediram a intervenção e dos pobres advogados de Altamira.

    ResponderExcluir
  6. O pedido e puro factoides pois segundo o REOAB a competencia para decidir afastamento e do Pleno do Conselho Federal. Quem achincalha a oab nao e o jarbas sao estes pseudo paladinos que so visam apenas as aleicoes do ano q vem.

    ResponderExcluir
  7. QUE PENA QUE OS ADVOGADOS PERMITIRAM QUE PESSOAS INESCRUPULOSAS ASSUMISSEM A INSTITUIÇÃO. A OAB SEMPRE HONROU OS ADVOGADOS, E AGORA ELES ESTÃO ENVERGONHADOS COM O QUE OCORRE. E ELES NÃO TEM NEM A DIGNIDADE DE SE AFASTAR.

    ResponderExcluir
  8. Deputado, todos os Juízes do TRT conhecem bem a turma do Jarbas Vasconcelos. Por isso, ninguém lá tá surpreso com nada! Nós, advogados recém formados e que votamos nele, estamos surpresos e extremamente decepcionados. Estamos sendo motivos de gracejos e chacotas. Por isso, eles deveriam mesmo se afastar para não atrapalhar as apurações. QUE SEJA FEITA JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  9. Deputado, o senhor não acha que deveria ser instalada CPI na ALEPA e na OAB?. A CPI pode quebrar sigilos e tudo ppoderá ser esclarecido. Vai ser mais uma vergonha para a OAB, mas pelo mesnos a faxina será feita.

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca entendi porque esses dois grupos se misturaram. Ophir, Ângela e Evaldo sempre foram prstigiados com o voto da classe! Eles não precisavam se misturar com essa quadrilha. Agora devem estar arrependidos e envergonhados com toda a classe. O jeito mesmo é a intervenção federal, antes que esses deputados queiram aprovar uma CPI.

    ResponderExcluir
  11. Deputado, o Jarbas Vasconcelos é cachorro morto, mas não deixa a prepotência de lado. ONtem foi visitar a Polícia Federal cheio de pose e arrogância. Coitado, foi sorte não ter ficado por lá mesmo, para responder pelos seus atos.

    ResponderExcluir
  12. Imaginem uma pessoa que não tem um mínimo de humildade: é o Jarbas Vasconcelos. Além de grosso, é arrogante e ameaçador. Só o EVALDO PINTO teve coragem de enfrentá-lo, e agora esses 9 conselheiros. Parabéns aos que queremn apuração com isenção.

    ResponderExcluir
  13. SAUDADES DOS TEMPOS DA OAB ÉTICA E APLAUDIDA PELA SOCIEDADE.
    AGORA A ENTIDADE ESTÁ PARADA NO MEIO DO LAMAÇAL.

    ResponderExcluir
  14. Só tem condições de avaliar tudo isso quem conhece de perto essas figuras. Eu conheço alguns membros dessa Diretoria e sei que alguns só entraram na OAB para se dar bem financeiramente. Tem um que até fala isso abertamente. Não tem jeito: a intervenção federal é extremamente necessária para a OAB voltar a ter o respeito da sociedade.

    ResponderExcluir
  15. O nosso presidente deveria ele próprio pedir o afastamento. Mas gesto de grandeza parece coisa rara no Jarbas. Lamentável. Até quando iremos suportar ver o Jarbas sangrando pelos corredores da OAB como uma alma penada?

    ResponderExcluir
  16. 17:11:00,

    É mito dizer que só CPIs podem quebrar sigilo. A Justiça também pode e, no caso ALEPA, o MPE já pediu a quebra do sigilo bancário e fiscal dos indiciados, o que será atendito, com certeza, pela Justiça.
    No caso da OAB-PA, a ALEPA não tem competência para torna-la objeto de CPI pois a mesma é jurisdicionada pela Justiça Federal.

    ResponderExcluir
  17. A Ordem tem 6 conselheiros, tres efetivos e tres suplentes. Só um assinou a nota apoiando o Jarbas, por que será heim?
    E sabe quem é o dito cujo que assinou? O "adevogado" do Liberal e do Rominho.

    ResponderExcluir
  18. Saudade do tempo de etica na oab??


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    NUNCA TEVE ISSO!!!!!!!!!!!

    Acreditas tb no coelinho da pascoa?

    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. A ida do Jarbas na PF foi ruim, a nota que divulgaram foi ruim tb. Isso pq agora é tarde demais para querer esconder o assunto. Ganhou publicidade e a sociedade tem todo o direito de saber tudo, afinal de contas a Ordem existe tb para defender as bandeiras do Estado Democrático de Direito.
    Portanto...

    ResponderExcluir
  20. E a PF? Tá trabalhando, tá trabalhando...

    ResponderExcluir
  21. Sigilos? Todos que interessavam já foram quebrados....portanto!

    ResponderExcluir
  22. qual é mesmo o ansiolítico que a Angela Sales está tomando?
    Hahahahaha

    ResponderExcluir
  23. Essa quadrilha que se instalou na OAB foi se apresentar na PF para impressionar o delegado. Mal eles sabem que isso só pesa contra eles, não entendem nada de PF. Se eles quisessem tudo apurado, já teriam autorizado a quebra de sigilo bancário. Aí vai aparecer a origem dos 301 mil.

    ResponderExcluir
  24. A ÂNGELA SALLES E OS OUTROS EX-PRESIDENTES ESTÃO ENVERGONHADOS E ARREPENDIDOS DE TEREM APOIADO ESSE RAPAZ. Quem assina nota de apoio a ele está se ferrando na classe e na sociedade. Ninguém confia mais no Jarbas.

    ResponderExcluir
  25. E os funcionários continuam sob pressão dos diretores! Coitados. Se eles falarem toda a verdade, a casa cai e essa quadrilha é presa em flagrante delito.

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente, esse caso criminal acabou ganhando conotação política em razão da partidarização da OAB. Saudades dos tempos em que a OAB não tinha partido e ninguém tinha audácia de mandar falsificar uma assinatura.

    ResponderExcluir
  27. Mais do que patética a ida da quadrilha à PF.
    Os delegados ficaram rindo da infantilidade e da arrogância! Essa turma é ridícula mesmo. Quer impressionar e a cada dia é mais motivo de gozação.

    ResponderExcluir
  28. Então só a Câmara Federal pode instalar a CPI da OAB-PA, DEPUTADO? Se isso acontecer, o Jarbas Vasconcelos vai entrar na história de toda a OAB NACIONAL. Ele terá sido o único Presidente a dar causa a uma CPI. E ainda vai para o livro dos recordes como a pessoa mais sem jogo de cintura da face da terra. Quem é prepotente não pode presidir uma classe da forma como ele preside.

    ResponderExcluir
  29. Os CONSELHEIROS do Jarbas estão pedindo terrenos para assinar as notinhas de apoio a ele kakakakakaka

    ResponderExcluir
  30. FORA JARBAS!
    RENÚNCIA JÁ, ANTES QUE A PF TE PEGUE EM OUTRAS MARACUTAIAS COM O ROBÉRIO!

    ResponderExcluir
  31. o jarbas não larga o osso porque ainda tem esperanças de ser senador pelo pt!

    ResponderExcluir
  32. Qualquer coisa que se faça para tirar o Jarbas vai para as páginas de jornais, não tem jeito. ELE ainda está com sorte porque a PF daqui é bem discreta e a OAB NACIONAL nada colocou em seu site. Ele tem que agradecer por não ser manchete no país todo ainda.

    ResponderExcluir
  33. Sabem de uma coisa? Cansei de defender o Jarbas. Depois de ouvir várias pessoas que conhecem ele bem de perto, não tenho mais dúvidas da má-fé para querer beneficiar um amigo. Se ele quisesse vender bem esse terreno, teria feito leilão público lá em Altamira, anunciando o leilão no país todo. Mas ele não quis fazer isso, porque não pensou nos interesses da Ordem, e sim nos interesses do "único proponente". E esse conselho de idiotas comeu mosca ou foi conivente com isso.

    ResponderExcluir
  34. A PF está atrás de uma testemunha que declarou a amigos a verdade sobre essa sociedade do Jarbas com o Robério. Aguardem!

    ResponderExcluir
  35. O Jarbas perdeu o respeito dos advogados e ainda quer ser senador da república? Só comprando votos dos miseráveis agora! Ou dando terrenos, a la Joaquim Roriz kakakaka

    ResponderExcluir
  36. Deputado, em nada me impressiona o número de conselheiros que assina isso ou aquilo. Todos têm motivação pessoal, política ou profissional. O que interessa mesmo é a apuração isenta dos crimes praticados. Os conselheiros não tem isenção alguma para julgar os fatos ocorridos na barba deles.

    ResponderExcluir
  37. O JARBAS já entrou para a história da Ordem como o Presidente mais arrogante e trapalhão! E eu tinha esperanças nele, que decepção.

    ResponderExcluir
  38. Deputado, considerando que a diretoria é investigada no caso, e considerando que a comissão seccional foi nomeada pelo presidente, os membros da comissão n tem isenção necessária p/ apurar e tampouco os Diretores p permanecerem nos cargos, pois estão na condição de investigados.

    ResponderExcluir
  39. SÓ QUEM NÃO CONHECE O JARBAS COMPRA ESSA FIGURA!
    A SORTE DELE É QUE CONCORREU COM SÉRGIO COUTO, SENÃO NÃO ESTARIA SENTADO NAQUELA CADEIRA. PARA ENVERGONHAR A CLASSE E ENLAMEAR A INSTITUIÇÃO.

    ResponderExcluir
  40. Black label 30 anos!!

    ResponderExcluir
  41. Colegas de Altamira: cuidado!
    O vingativo do Jarbas já está se articulando para anular a doação do terreno de vocês. Comecem logo a trabalhar junto aos políticos da cidade para que isso não venha a acontecer. Quem conhece a figura, sabe que ele não vai deixar isso barato

    ResponderExcluir
  42. Parsifal, alguma vez ouviste falar em um escândalo desses envolvendo a OAB durante todos esses anos de profissão? Po, onde o PT se mete é só para fazer m.......

    ResponderExcluir
  43. O Jarbas pediu apoio escrito a sua amiga pessoal Ana Júlia e ela está pensando se dá! Não sabe se quer se queimar mais do que já está perante a população. Pobre Jarbas, abandonado até pelos amigos da juventude...

    ResponderExcluir
  44. Gente, a Meire Vasconcelos andou falando demais da sociedade do marido com o Robério em Altamira agora tá muda! Mas muitas testemunhas ouviram... Será que vão a PF contar tudo o que sabem?

    ResponderExcluir
  45. Anonimo, complenta q de 6 conselheiros federais apenas o adv do liberal assinou.

    ResponderExcluir
  46. Trabalhei com Jarbas Vasconcelos e acreditava na honestidade dele. Até o dia em que constatei que ele passava alguns clientes pra trás, de forma bastante ardilosa. Minha decepção começou aí. Só não imaginava que ele iria usar de seu cargo para favorecer um amigo (ou quem sabe ele mesmo) e que ainda iria defender isso como se fosse tudo normal. Antes, ele escondia o que fazia. Agora, não, faz publicamente achando que todo mundo tem que aceitar seus desmandos. Não tenho certeza, mas tb. não duvido que ele tenha feito a funcionária falsificar a assinatura do Evaldo PInto, pois já vi ele fazer isso com funcionário do escritório.

    ResponderExcluir
  47. Essa Diretoria já tinha que estar afastada há muito tempo. ELES sempre defendem o afastamento dos outros durante as apurações, mas esse discurso não vale para eles.

    ResponderExcluir
  48. Deputado, por que o senhor não entrevista esses 9 conselheiros no seu blog? Pelo visto, eles não concordam com essa mordaça que o Jarbas quer colocar em todo mundo.

    ResponderExcluir
  49. O dep. Hilton Aguiar(financiador da grana do imóvel de Altamira), cliente fiel de Robério D'Oliveira), está desesperado em Chapadinha/Maranhão atraz de verba para compensar os agiotas de plantão em Itaituba. A equipe de Robério(dra. Lucians Akel Fares e outros) que atuam no TRE/Pa ficaram tão loucos pelo imóvel da OAB/Altamira, que esqueceram de apresentar defesa em tempo hábil e assim a Juiza Vera Araújo DECRETOU a REVELIA e agora só resta o julgamento em poucos dias e a cassação do estreamente e espertinho parlamentar. Desse modo, a 'quadrilha" vai para o beleléu: a) Jarbas Va$concelos (Cassado e preso); b) Luciana Akel Fares(a mesma procuradora de Robério p compra do citado imóvel), deverá ser presa); c) Robério D'Oliveira( o líder da quadrilha e fiel escudeiro e sócio de Jarbas) deverá ter a OAB cassada e prisão e d) Hilton Aguiar, deverá ter o mandato cassado(conforme representação nº 458 - MPE/TRE/PA) e revelia, descrita do DJE/TSE/TRE, edição nº 125, do dia 14 de julho de 2011. Por hoje é só! Basta!

    ResponderExcluir
  50. Eu não tenho nenhuma dúvida de que o caso foi parar nas manchetes do Diário do Pará por motivação política e vingança do Sr. Jáder Barbalho.
    Mas também não tenho nenhuma dúvida de que foi muito, muito grave, o que ocorreu na OAB. Portanto, agora os responsáveis tem que responder pelos seus atos. E a imprensa não vai ficar calada, naturalmente.
    Ainda bem que em Belém temos dois jornais inimigos, pois assim tudo vem a tona e nada fica escondido. Quando um não publica, o outro publica, para sorte dos leitores e da sociedade. Imagina se todos colocassem tudo pra baixo do tapete?

    ResponderExcluir
  51. O ENGRAÇADO É QUE O PRÓPRIO JARBAS ADMITE QUE A OAB TÁ SANGRANDO E QUE AINDA VAI SANGRAR, MAS NÃO LARGA O OSSO. TÁ COM MEDO DE QUE ASSUMA UMA DIRETORIA PROVISÓRIA E NOVAS MARACUTAIAS SEJAM DESCOBERTAS NAS CONTAS DA OAB.
    TÁ NA HORA DE UMA AUDITORIA SÉRIA DO CONSELHO FEDERAL SOBRE ESSAS CONTAS.

    ResponderExcluir
  52. O Jarbas agora tá na mão de delegados, procuradores da república e juízes federais, pessoas que ele jamais respeitou. TÁ COM MEDO, MAS NÃO RENUNCIA PORQUE TEME NOVAS DESCOBERTAS, ESSA É QUE É A VERDADE.

    ResponderExcluir
  53. Parsifal, do jeito que as coisas estão dentro da Ordem, os funcionários já estão fazendo dossies para se proteger contra ameaças de demissão e retaliação. Eles sabem de outras artimanhas desse Presidente.

    ResponderExcluir
  54. Será que o Jarbas usou o famoso dedo em riste para falar com delegado da PF? Ou foi igual a um cordeirinho apavorado?

    ResponderExcluir
  55. Eu não gosto de chutar cachorro morto, mas como a Jarbas não perde a soberba, dá até vontade de chutar. Do Albano eu ainda tenho pena, porque acho que ele tem recuperação. O Alberto Campos é uma incognita, pois ele quer ser Presidente da ordem e ainda não sabe como se comportar. Se defender muito o chefe, se queima; se abandonar, tá fora da chapa.

    ResponderExcluir
  56. É nessas horas que a gente vê quem é amigo. Tem amigo desse pessoal que quer passar longe deles, para não precisar cumprimentar. Querem distância, no momento.

    ResponderExcluir
  57. É claro que tem que aguardar a apuração das comissões; mas isso não significa que as pessoas não possam ter opinião diante de confissões e documentos inquestionáveis. Não dá é para querer calar os colegas e a imprensa durante as apurações, afinal a imprensa é livre!

    ResponderExcluir
  58. Essa turma agora tá provando do próprio veneno. Para eles, ninguém presta, principalmente os grupos que questionam suas atuações. Agora vão ter que rever os seus conceitos quando fizerem acusações levianas. Tomara que sirva de lição!

    ResponderExcluir
  59. renuncie, presidente jarbas; tenha dignidade pelo menos uma vez e deixe os advogados livres dessa vergonha

    ResponderExcluir
  60. Esse Albano sequer cumprimentava os conselheiros que não compactuavam com o Jarbas e esse Alberto Campos ficava ameaçando conselheiro através de e-mail. E agora migué???

    ResponderExcluir
  61. Malando é malandro, mané é mané....

    ResponderExcluir
  62. O "CASO ALTAMIRA" VAI PEGAR FOGO!
    Os jovens advogados estão mais indignados que os velhos e já estão se mobilizando.
    AGUARDEM!

    ResponderExcluir
  63. E a REVISTA VEJA está vindo aí!
    Escândalo nacional: mais uma vez o Pará nas notícias negativas.

    ResponderExcluir
  64. Concordo com o senhor deputado, mas na história da OAB-PA nunca houve um escândalo dessa proporção, envolvendo pessoas desonestas e falsificações de assinaturas recorrentes. Então, não é somente na política que isso acontece, mas na OAB é a primeira vez em quase 80 anos de história!

    ResponderExcluir
  65. Eu acho que o Jarbas tá achando que o Conselho FEderal vai passar a mão na cabeça dele!
    Ele acha que 81 conselheiros federais vão compactuar com isso e se expor na classe toda e na imprensa!!!!
    Ele tá muito iludido!
    E quando o caso for julgado em Brasília, ele ficará exposto nacionalmente, e exporá toda a OAB-PA a esse rídiculo.

    ResponderExcluir
  66. Jarbas, vá pra casa enquanto é tempo de poupar a sua família de mais vexames...
    Já pensou suas filhas sendo apontadas no colégio e nas ruas? É melhor renunciar do que ser expulso, não é?

    ResponderExcluir
  67. estudantes de Direito da UFPA, Unama e outras faculdades vão se organizar para protestar contra a imoralidade na venda do terreno e cobrar a saída da atual diretoria da oAB. Todos, eu disse todos, estão comprometidos com a bandalheira e seguem orientações do Jarbas. Como diria Bóris Casoy, é uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  68. Reginaldo Ramos22/07/2011, 12:49

    É muito vendaval com um copo d água.

    O erro de não cosntar no edital proibição de venda a membro do Conselho é coisa pequena, embora seja um erro sobre qual deveriam os membros da OAB atentar.

    Assim como é irrelevante( penso que até conduta atípica) a do terceiro que aposta assinatura a pedido ou por consentimento da pessoa que deveria assinar. Essa conduta não preenche o requisito do direito penal moderno (constitucional), qual seja, o princípio da “lesividade”.

    A imprensa, e o Parsifal em particular, tenta convencer a opinião pública de que a OAB tem milhares de bens, cuja rotina é vendê-los, desafetá-los, etc.. Em resumo, uma fonte inesgotável de possibilidade de enriquecimento de gestores ímprobos.

    Usar a expressão “ em mais de 100 anos de história da Ordem”, é desproporcional, tenta elevar o fato a uma magnitude que não tem.

    A idéia que está por traz é: não acredite mais na OAB! ela é tão corrupta quanto nós, membros de grandes partidos!

    Não tem um único dia que saia uma matéria no diário e nesse blog, com o objetivo de macular a imagem da instituição que mais tem serviços prestados a democracia e a probidade da administração pública brasileira.

    ResponderExcluir
  69. Hum, esse tal de Reginaldo tá muito marrento. Deve ter coisa aí pra defender o jarbinha. Te explica, rapaz.

    ResponderExcluir
  70. Quem não acha nada grave, pensa igual ao Jarbas e sua turma... Então não merece representar a advocacia séria.
    Quem não conhece o Jarbas que fique com ele. Ele sabe muito bem que manobrou para esse terreno ir parar nas mãos de um amigo.

    ResponderExcluir
  71. O anônimo das 12:49 pensa igual à quadrilha! Quem não tem ética não pode ver gravidade nessa maracutaia entre amigos. Isso nunca aconteceu na história da OAB, podem pesquisar. Jamais um Presidente teve a audácia de fazer o que Jarbas fez. E olha que ele ainda teve a chance de voltar atrás, antes do caso ir à imprensa! Mas não quis voltar atrás porque achou tudo normal. Então, realmente não merece ocupar aquela cadeira.

    ResponderExcluir
  72. A estratégia do Jarbas, agora, é dizer que é tudo questão política! Isso tá irritando mais ainda as pessoas sérias, porque ele acha que todo mundo é ingênuo e só ele é esperto.
    Ele ainda não aprendeu que esse jeito espertinho não cola, não. Ele só ganhou as eleições porque foi apoiado por ângela e ophir, os quais certamente estão muito envergonhados com tudo isso.

    ResponderExcluir
  73. A estratégia do Jarbas, agora, é dizer que é tudo questão política! Isso tá irritando mais ainda as pessoas sérias, porque ele acha que todo mundo é ingênuo e só ele é esperto.
    Ele ainda não aprendeu que esse jeito espertinho não cola, não. Ele só ganhou as eleições porque foi apoiado por ângela e ophir, os quais certamente estão muito envergonhados com tudo isso.

    ResponderExcluir
  74. Votei no Jarbas porque Angela Salles pediu.
    E agora me arrependo do meu ato, porque já desconfiava que ele não era sério, por tudo o que eu ouvia dele. Infelizmente agora é tarde. Vamos ter que aguentar esse escândalo durante um bom tempo. E tomara que o Conselho Federal não compactue com essa malandragem, senão fica difícil confiar na minha instituição .

    ResponderExcluir
  75. A OAB é uma AUTARQUIA FEDERAL e as pessoas esquecem disso!
    Mesmo que não preste contas ao TCU (porque não recebe dinheiro público), ela tem deveres a cumprir previstos em lei. Esses deveres não estão sendo cumpridos no que se refere à venda de bens imóveis, e nenhum advogado questiona isso? Além disso, a CF e o CÓDIGO DE ÉTICA dos advogados foram rasgados E NINGUÉM comenta esse fato?

    ResponderExcluir
  76. Deputado, o assunto agora é TAMBÉM político, mas vai ser resolvido na esfera CRIMINAL. E ninguém espere que um delegado da Polícia Federal vá concordar com essa venda ilegal e imoral; e muito menos com falsificação de assinaturas. Se esses Diretores tivessem bom senso, já teriam pedido para sair, antes que alguma medida mais drástica seja tomada.

    ResponderExcluir
  77. Embrulha, embrulha, que embrulha, mas o Jarbas Vasconcelos tem que aceitar que há, pelo menos, dois crimes já materialmente tipificados e configurados nesse bafafá dígno de um mafuá da Zona: 1) a falsidade ideológica no registro do título de propriedade (expedido em nome da Subsecção de Altamira e registrado como se fosse da Secção do Pará, sem passar por uma prévia retificação por ordem judicial) e 2) a falsificação da assinatura do vice-presidente na procuração usada assinar a escritura de venda do imóvel. Nisso aí não tem coré-coré, nem chora minha nega, alguém tem que ir parar na cadeia, sob pena da OAB se equiparar de uma vez por todas a um Comando Vermelho qualquer. É ou não é?

    ResponderExcluir
  78. REGINALDO = JARBAS! FORA!

    ResponderExcluir
  79. Deputado essa ladainha esta cansando. O blog do Espaço Aberto disponibilizou os audios das sessoes, tudo transparante. O comprador desistiu do negocio, então se havia uma questão moral, pois ilegal não havia, ela foi vencida. Sobre a assinatura, a procuração não chegou a ser utilizada, logo nao houve prejuízo, e sobre a falsificação, o assunto é entre o Sr. Evaldo, que nega, e a funcionária que afirma ter sido autorizada. Simples. Essa panaceia sobre o assunto demonstra apenas que o papael aceita tudo e fica facil tentar destruir a reputação alheia.

    ResponderExcluir
  80. Tá difícil... tá difícil... mas vai ficar muito pior se a OAB Nacional, leia-se Ophir Cavalcante, aliviar pro lado dessa quadrilha!!!!

    ResponderExcluir
  81. Ta dificil, ta dificil, aguentar comentarios sem nocao. A oab combativa nao vai se acachapar.

    ResponderExcluir
  82. Todos estamos esperando que as perguntas sejam BEM respondidas, que os crimes tipificados pelo MPF sejam rigorosamente apurados pela PF e que os responsáveis pela catástrofe que abala a OAB paraense sejam exemplarmente punidos.
    Se isso não ocorrer, a classe ficará, irremediavelmente, desmoralizada.
    É isso.

    ResponderExcluir
  83. Jarbas, não adianta querer ajuizar ação para suspender a sindicância do Conselho Federal ou para não depor. Só vai piorar sua situação.

    ResponderExcluir
  84. É bom o jornal do Lúcio Flávio sobre o escândalo na Ordem, já está a venda.

    ResponderExcluir
  85. “A situação é muito crítica e delicada”

    Com o fim da reunião, pontilhada de gritos e discussões intensas, Jarbas Vasconcelos deixou a sala de reunião sem falar com a imprensa. A passos largos, ele se dirigiu imediatamente à sala da diretoria, onde se reuniu informalmente com alguns conselheiros.

    A voz exaltada e os gestos tensos deixaram clara a irritação do presidente. Segundo a ex-presidente da OAB, que participou da reunião até o final, Avelina Hesketh, a indefinição da sessão foi causada pelo pedido de vistas por alguns conselheiros, justificada pela alegação da necessidade de análise prévia do caso. “Não foi resolvido. Houve pedido de vistas”, afirmou, ao explicar que o pedido é feito com o objetivo de retirar a pauta de discussão.

    Ao ressaltar a tensão que se estabeleceu durante toda a sessão, ela descreveu com poucas palavras a situação pela qual a entidade está passando. “A situação é muito crítica e delicada”, disse. “Na minha leitura, tudo já está esclarecido, agora o Conselho precisa se manifestar”.

    Apesar disso, alguns conselheiros alegaram a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o caso, adiando a votação. Até que se reúnam novamente, os conselheiros receberão a documentação acerca do processo para análise e posterior manifestação. “A pauta não foi discutida”, disse o membro do Conselho, Marcelo Nobre. “Alguns conselheiros pediram para analisar e trazer o voto por escrito”.

    Tendo a assinatura falsificada na procuração usada na negociação do imóvel, o vice-presidente da OAB, Evaldo Pinto, também se reuniu com alguns conselheiros após o término da reunião. O tom da conversa também era intenso. Sem querer se pronunciar sobre o que foi discutido na reunião, ele disse apenas que nada havia sido resolvido. “Acabamos não tirando conclusão nenhuma”, restringiu-se. “Isso poderá ou não ser resolvido na próxima reunião”.

    ResponderExcluir
  86. RENATO CHAVES

    O secretário-geral-adjunto, Jorge Medeiros, pediu que seja degravado (copiada em texto) todo o áudio daquela sessão. Esse áudio será submetido à perícia do Instituto de Criminalística Renato Chaves antes de ser degravado. “Não pode haver nenhuma dúvida sobre o conteúdo de tudo o que foi dito naquela sessão, incluindo as divergências sobre a venda”, explicou Medeiros.

    Outra derrota para o grupo de Vasconcelos foi o pedido de vistas sobre o desbloqueio dos R$ 301 mil. O bloqueio foi feito atendendo a um pedido do conselheiro Ismael Moraes. O dinheiro ficaria bloqueado, segundo Moraes, para prevenir eventual ação civil de ressarcimento por dano moral coletivo à categoria dos advogados. Além do próprio Moraes, pediram vistas ao processo de desbloqueio do dinheiro, entre outros, os conselheiros Almyr Favacho, Sérgio Couto (conselheiro nato por ser ex-presidente da OAB) e Jorge Medeiros.

    O momento mais quente da reunião ocorreu quase ao final, após o vice Evaldo Pinto exigir explicações de Vasconcelos sobre a exoneração dos conselheiros Leonardo Amaral Pinheiro da Silva, da presidência da Comissão de Exame da Ordem, e de Raphael Sampaio Vale, organizador da corrida dos advogados.

    O conselheiro Graco Ivo, que é procurador do Estado, fez uma intervenção que irritou diversos conselheiros, afirmando que via uma situação de “hipocrisia” naqueles que faziam oposição às atitudes da atual diretoria, chamando-os de “traidores” e articuladores de “golpes baixos”.

    Aos gritos, um conselheiro pediu respeito a Graco Ivo, enfatizando que se não havia respeito dentro da sessão ele se faria respeitar “lá fora”. Os ânimos foram apaziguados e a reunião encerrada. No próximo dia 16 haverá nova reunião dos conselheiros.

    RACHA

    Na reunião, ficou evidente que a OAB, antes tão unida em torno de seus dirigentes, hoje é uma instituição rachada ao meio. Por conta disso, conselheiros que divergem das atitudes tomadas pela diretoria, sob o comando de Jarbas Vasconcelos, decidiram nada

    ResponderExcluir
  87. Reunião tensa da OAB é suspensa após bate-boca


    Jarbas queria aprovar ata do dia que a assinatura foi falsificada
    (Foto: Daniel Pinto)
    Manobra para aprovar atas com indícios de falhas. Tentativa de desbloquear o dinheiro da venda do terreno da subseção de Altamira. Bate-boca, ânimos exaltados e cobrança por exonerações mal explicadas. Tudo isso aconteceu durante três horas da primeira reunião dos conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará (OAB-PA) depois do episódio da venda do imóvel e da fraude na assinatura do vice-presidente da entidade, Evaldo Pinto, no final de junho passado.


    Na reunião, que começou no final da tarde e foi encerrada às 8h da noite, ficou evidente que a OAB, antes tão unida em torno de seus dirigentes, hoje é uma instituição literalmente rachada ao meio. Por conta disso, conselheiros que divergem das atitudes tomadas pela diretoria, sob o comando do presidente Jarbas Vasconcelos, decidiram nada decidir.

    Ou melhor, impuseram uma derrota às pretensões do presidente de aprovar o que ele queria: a ata da sessão do dia 29 de junho, aquela em que a assinatura do vice foi falsificada. Vasconcelos também queria desbloquear R$ 301 mil, dinheiro desembolsado pelo conselheiro Robério D’Oliveira depois do fechamento da negociação - desfeita às pressas depois que o DIÁRIO denunciou o fato, exibindo a revolta da subseção de Altamira e as provas da grosseira fraude na assinatura de Pinto.

    Fechada aos jornalistas, que tiveram de esperar do lado de fora da sede da OAB, a reunião teve momentos de extrema tensão. Aliados de Vasconcelos foram para a reunião com a intenção de aprovar tudo o que fosse preciso para tirar o peso do enorme desgaste atirado sobre as costas da instituição com a tramoia malsucedida da venda do terreno.

    Os conselheiros que apoiaram a eleição de Vasconcelos, mas que agora se posicionam de forma independente, cobrando explicações convincentes sobre a transação, surpreenderam ao conseguir suspender a aprovação da ata da sessão polêmica em que a negociação do imóvel foi encaminhada e depois concluída, no dia

    ResponderExcluir
  88. BATE-BOCA AO FINAL QUASE ACABA EM TAPAS E MURROS.


    Os ânimos na sessão do Conselho Seccional da OAB do Pará, que se mantiveram em estado de absoluta tensão durante todo o desenrolar da reunião de ontem, degringolaram de vez ao final.
    A intervenção de um dos conselheiros, Graco Ivo Alves Rocha Coelho, que tem defendido a presidência das críticas e questionamentos sobre a legalidade da venda do imóvel em Altamira para o advogado Robério D'Oliveira, acabou se tornando a fagulha que faltava para incendiar os ânimos e fazê-los produzir altíssimas labaredas.
    Houve troca de ofensas recíprocas.
    Muitas. E das mais pesadas.
    O barraco chegou a um tal ponto que muitos temeram que o bate-boca terminasse em desforço físico, ou seja, em tapas, murros e coisas do gênero.
    Se o pior - que seria uma sessão de luta-livre - não aconteceu, é quase certo que o barabadá vai ensejar, por outro lado, pedidos da abertura de processo disciplinar por parte de quem se sentiu ofendido.
    E não foram poucos os que se sentiram agravados.

    ResponderExcluir
  89. E a OAB? Decidiu nada decidir. Por enquanto. VÃO TAPAR O SOL COM A PENEIRA, DECISÃO INÚTIL.

    E tudo está como dantes - praticamente como dantes - nos quartéis d'Abrantes, que também podem ser os quartéis da OAB no Pará.
    Porque o Conselho Seccional, reunido ontem, em sessão que começou às 5 da tarde e terminou por volta das 8 da noite, decidiu nada decidir sobre o desenrolar do angu que tem como tempero principal a venda de um imóvel da Subseção de Altamira para o advogado Robério D'Oliveira.
    As atas de sessões anteriores, sobretudo a da sessão do Conselho do dia 7 de junho, em que foram feitas várias arguições - inclusive sobre a necessidade de quórum qualificado para deliberação em assuntos como os relativos à alienação de um patrimônio da entidade -, tiveram a votação suspensa e, consequentemente, adiada.
    Por quê?
    Porque ainda precisa ser feita a degravação de toda a sessão, o que vai demorar um pouco. Ou vai demorar muito, quem sabe.
    O outro ponto polêmico, relativo à sindicância instaurada pela presidência estadual da OAB para apurar a falsificação da assinatura do vice-presidente Evaldo Pinto, nem chegou a ser discutido.
    Por quê?
    Porque as investigações ainda estão em curso. E a comissão, inclusive, pediu prorrogação de prazo por mais 30 dias.
    Por fim, o relatório da outra comissão, a que foi designada também pela presidência para apurar as questões envolvendo a venda do imóvel em sim, chegou apenas a ser lido, mas não houve deliberação do Conselho sobre aprovar ou rejeitar as conclusões da comissão.
    Por quê?
    Porque cinco dos conselheiros presentes - Jorge Medeiros, Mauro Santos, Jader Kawage, Eduardo Imbiriba, Ismael Moraes e Sérgio Couto, este último membro nato, portanto sem direito a voto, mas com direito a voz - pediram vista da matéria, o que impediu automaticamente em qualquer deliberação do pleno na sessão de ontem.
    Mas o parecer da comissão, conforme revelado, foi favorável à devolução dos R$ 301 mil ao advogado Robério D'Oliveira, contemplando sua pretensão, conforme pedido formal encaminhado à direção da OAB, desistindo da compra do terreno no município de Altamira.
    O posicionamento da comissão contraria, portanto, o já externado pelo conselheiro Ismael Moraes, que pede o bloqueio do valor, para resguardar os interesses da Ordem, em caso de eventuais ações por danos morais contra sua imagem.
    Tudo leva a crer que pelo menos este nó, sobre a devolução ou não do dinheiro a Robério, será decidido no próximo dia 16 deste mês, também uma terça-feira, quando o pleno do Conselho Seccional voltará a se reunir.
    Postado por Poster às 8/03/2011 08:00:00 AM 15 comentários
    Marcadores: OAB - imóvel
    Bate-boca ao final quase acaba em tapas e murros

    Os ânimos na sessão do Conselho Seccional da OAB do Pará, que se mantiveram em estado de absoluta tensão durante todo o desenrolar da reunião de ontem, degringolaram de vez ao final.
    A intervenção de um dos conselheiros, Graco Ivo Alves Rocha Coelho, que tem defendido a presidência das críticas e questionamentos sobre a legalidade da venda do imóvel em Altamira para o advogado Robério D'Oliveira, acabou se tornando a fagulha que faltava para incendiar os ânimos e fazê-los produzir altíssimas labaredas.
    Houve troca de ofensas recíprocas.
    Muitas. E das mais pesadas.
    O barraco chegou a um tal ponto que muitos temeram que o bate-boca terminasse em desforço físico, ou seja, em tapas, murros e coisas do gênero.
    Se o pior - que seria uma sessão de luta-livre - não aconteceu, é quase certo que o barabadá vai ensejar, por outro lado, pedidos da abertura de processo disciplinar por parte de quem se sentiu ofendido.
    E não foram poucos os que se sentiram agravados.

    ResponderExcluir
  90. É uma lástima tal acontecimento na OAB/PA. Sinceros pêsames.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação