Funeral de lavradores

camp

A foto acima é do casal Maria do Espírito Santo da Silva e José Claudio Ribeiro da Silva, assassinados esta manha na comunidade Maçaranduba, no município de Nova Ipixuna, sudeste do Pará.

Os dois lideravam o Projeto Agroextrativista Praialta-Piranheira, criado em 1997 às margens do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

O projeto escora a sua sustentabilidade em uma comunidade composta de aproximadamente 500 famílias cuja atividade principal é a exploração sustentável de óleos vegetais, açaí, cupuaçu e demais produtos florestais da região.

Alegam os moradores da região que o casal sofria constantes juras de morte, por conta de desinteligências com madeireiros que cismavam em ultrapassar as fronteiras de 22 mil hectares do projeto para subtrair espécies nobres de árvores como a castanheira, o angelim e o jatobá.

Abaixo um vídeo com um depoimento de José da Silva, em 2010, em um encontro em Manaus, quando ele declarava estar jurado de morte.

Foto: IG

Comentários

  1. Parcifal o Claudio foi supriendido em alguma tocaia, eu aconhecia muito, fez parti de um pelotão de elite em 78 denominado no quartel como, Pelopes, seu comt. de compania foi o segundo Tenente Campos, hoje deputado federal conhecido por ti, como PEPECA, fez curço de gurra na selva com um famoso Sargento do Exercito: O Santa Cruz do 52 BIS. Foi um Gurreiro e tanto, que Deus a o tenha em bom LUGAR NO CÉU.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Parsifal,

    isso é a cultura de um estado onde invasores de terras griladas por criminosos pregam que seu patrimonio conseguido ilicitamente vale mais do que a vida do pobre do caboco paraense.

    Aqui é mais manchete de jornal a invasão de uma terra grilada do que a morte de pessoas humildes q defendem seu pedacinho de chão.

    Em Marabá os Procuradores da Republica e do Trabalho lutam incansavelmente pra libertar trabalhadores escravos da situação de degradação que sofrem mas quem se importa aqui na capital?
    Pq a imprensa não noticia? Resposta: "pra que? São vidas de pobre, os jornais só cobrem a importancia dos ricos e famosos qnd quebram a unha no shopping."

    Pra completar, agora com td respeito, nao devias ter feio o q fizestes naquele projeto de desapropriação de terras em q foram pego trabalho escravo, na grande maioria dela é terra grilada, publica muita das vezes, em que dificilmente o verdadeiro autor vai ser punido criminalmente pq geralmente goza de foro privilegiado no STF.
    Já que a unica linguagem q esses criminosos entendem é dinheiro, perdestes a oportunidade deixar o Estado dar uma bela colaboração contra esses criminosos do seculo XV que persistem em continuar existindo em pleno seculo XXI.

    Essa imundice de terra continua sendo o retrato arborisado do velho-oeste sul americano que persiste em continuar existindo até as autoridades constituidas descer a lenha com tota força, tolerância zero contra esse monstros, não tem outro termo, que determinam quem vive em quem morre no nosso interior pq aqui, quem manda é quem tem dinheiro, se pobre que continuar vivendo é melhor continuar calado e escravo, pq os conscientes são mortos e viram estatisticas, sem nem a dignidade dos animais ameaçados de extinção....

    ResponderExcluir
  3. A PEC à qual voce se refere jamais vingaria juridicamente e os que a apoiaram so queriam criar um fato politico pois também sabiam disto. Eu não exerço mandato fazendo este tipo de engodo.
    Além do mais, trabalho análogo ao escravo já é crime previsto no sistema penal nacional. A figura apenas pretendia acrescer uma pena, mas isto é competência do Congresso Nacional e o governo, Lula por 8 anos, e Dilma agora, nunca quiseram bancar a aprovação da PEC em Brasíia: é lá que a luta tem que ser travada, sem demagogias.
    Além disto, a forma como está redigida a PEC federal, também suscita dúvidas, pois extrapola a pena à figura do criminoso.
    Só fazer jogo de cena com a expectativa do povo é fácil, o problema é implementar a medida.

    ResponderExcluir
  4. Parsifal, não conheces o provérbio" Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura"?Pois é, perdestes por covardia ou má fe, uma grande oportunidade quando votastes contra a PEC do Trabalho Escravo. As tentativas devem continuar, até o governo se sensibilizar. Agora com esta covardia perpetrada contra estes 02 defensores da floresta, o clima de assassinatos vai continuar, e esta é a parte que cabe neste latifúndio, de quem é a favor da vida da floresta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação