Pular para o conteúdo principal

Curiosidades científicas

cientif[1]

01. São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do sol à terra.

 

02. A terra gira sobre si mesma à 1.600 km/h e viaja em sua órbita, ao redor do sol, a mais de 107.000 km/h.

 

03. A tênia, um verme que pode viver no sistema digestivo humano, pode atingir 23 metros de comprimento.

 

04. A Terra tem 4,56 bilhões de anos, a mesma idade da Lua e do Sol.

 

05. Astronautas não conseguem arrotar no espaço: não existe gravidade para separar os líquidos dos gasosos em seus estômagos.

 

06. 1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha.

 

07. A maior árvore documentada foi um eucalipto australiano, que em 1872 tinha pouco mais de 130 metro de altura.

 

08. Uma enguia elétrica pode dar um choque de 650 volts.

 

08. Dentro de 5 bilhões de anos, o sol vai ficar sem energia, se transformar em um “gigante vermelho”, e a Terra não abrigará mais vida.

 

09. O corpo humano tem mais de 96.000 km de vasos sangüíneos.

 

10. Toda pessoa renova cerca de 40 kg de pele durante sua vida.

 

11. O Universo contém mais de 10 bilhões de galáxias.

 

12. Mais germes se transferem em um aperto de mãos que em um beijo.

 

13. Cerca de um quatrilhão de neutrinos do Sol passaram através do seu corpo enquanto você lia esta frase.

 

14. O local mais profundo de todos os oceanos são as Fossas Marianas, no pacífico, com exatos 10.910 metros.

 

15. A cada hora, o universo se expande 1,6 bilhões de quilômetros.

 

16. Parte da interferência na sua TV se deve as ondas do Big Bang que gerou o universo.

 

17. Mesmo viajando à velocidade da luz, seriam necessários dois milhões de anos para ir da Terra à galáxia mais próxima, Andrômeda.

Comentários

  1. Tony Navegantes27/11/2009, 11:17

    Curiosidade Humana:
    Um estudo recente conduzido pela Universidade Federal do Paraná mostrou que cada brasileiro caminha, me média, 1440 km por ano. Outro estudo feito pela Associação Médica Brasileira mostrou que, em média, o brasileiro toma 86 litros de cerveja por ano.
    Isso significa que, em média, o brasileiro faz 16,7 km por litro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.