Os crimes de Joesley e o ocaso de Janot

Screen 001

Já era dito à boca pequena que o empresário Joesley Batista subtraíra trechos de áudios que foram entregues à Procuradoria-Geral da República.

Rodrigo Janot, na ânsia de amolar os bambus (é dele a frase “Enquanto houver bambu, lá vai flecha”, referindo-se a sua sanha de relativo paladino) não se rogou a uma análise menos apaixonada dos áudios, desatentando ao fato de que a perícia, embora afirmando que os trechos vivos não tinham sido manipulados, apontava trechos apagados.

Joesley Batista articulou uma delação conveniente mais a sua carreira criminosa e menos à Justiça, revisitando a malandragem tucana do então ministro da Fazenda do Brasil, Rubens Ricupero no famoso “Escândalo da parabólica”, na base do "Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde.".

Joesley escondeu o que era ruim para ele e isso é obstrução à Justiça, principalmente porque ele negociava com a própria, eis que o Ministério Público é uma das colunas que erguem o templo.

Por menos que isso o STF, em lavra do finado ministro Teori Zavascki, decretou a prisão preventiva do senador da República, Delcídio do Amaral, a pedido do mesmo procurador-geral da República que, pelo menos em tese, foi ludibriado pelos irmãos Batista: Rodrigo Janot.

Os argumentos para pedir a prisão do então senador, lavrados por Janot ao STF foram que “o senador integrava uma organização criminosa que labutava para obstruir as investigações da Lava Jato, e fazer parte da organização seria um crime permanente, que está se desdobrando em todo o momento. Tem-se, assim, estado de flagrância”, eis que o estado de flagrância é um dos requisitos para prender preventivamente um parlamentar.

Emerge desse estribo que a sela, no caso Batista, é a mesma, pois que Joesley montou uma organização criminosa, inclusive tendo como um dos seus comparsas o procurador da República Marcello Miller, que dividia sala com Rodrigo Janot.

E qual o desiderato dessa organização criminosa? Arquitetar uma delação premiada, fundamentada em provas ardilosamente obtidas, com poder de fogo suficiente para obter leniência de todos os crimes pretéritos da quadrilha, usando, com a forja, instrumentos que ao mesmo tempo iludissem o Poder Judiciário ao intento pessoal dele e o obstruíssem na busca da Justiça que a sociedade clama.

E já que o entendimento do procurador-geral da República, aceito pelo STF para decretar a prisão de Delcídio do Amaral, foi de que a obstrução é um crime objetivamente continuado, não cessando dele a flagrância enquanto não desvelado, a ocultação dos trechos das gravações agora na superfície da lama, constitui crime continuado, pois a Justiça estava obstruída enquanto a ocultação persistia.

E posto isso, por que então Rodrigo Janot não requer imediatamente o cancelamento dos benefícios da delação dos irmãos Batista, concomitantemente com a decretação da prisão preventiva de Joesley et caterva, aos invés de primeiro, “diligentemente”, determinar a abertura de procedimento para apurar “se houve crime”?

Mandar averiguar se o Sol está quente ao meio-dia no meio do deserto para depois do pleonasmo dizer que o astro queima, é uma atitude no mínimo suspeita e só contribui para o descrédito de um tosco procurador-geral que cometeu o pior dos deslizes na sua liça: ficou com raiva de quem investigava.

Comentários

  1. Deixar para quem vai ocupar a vaga e assim verificar em velha ótica como é que fica!

    ResponderExcluir
  2. O imbróglio é tão grande que é necessário assistir o mesmo filme muitas vezes e concluir que não está entendendo nada. Pobre de mim.

    ResponderExcluir
  3. o janot,ja tinha conhecimento que a delaçao articula,por seu braço direito estava manca.mas a intençao dele era moer o executivo.e partiu pra cima.so que os deputados ja escaldado com taca que vem tomando.nao autorizaram o intuito de janot.desorientado e na eminencia de sair da pgr como chefe.so lhe restou seguir o conselho do ministro FUX.prender os seus colaboradores.

    ResponderExcluir
  4. Parsifal, num momento tão complicado da vida do país, seus posts fazem falta pela ponderação e saber jurídico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido a uma tarefa eventual, tenho estado sem tempo suficiente para as postagens. Espero retornar a regularidade a partir de outubro.

      Excluir
    2. agora que vai ficar sem tempo,o puty do helder estará em açao.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação