Retrospectiva 2016

Clique na imagem abaixo para ler um infográfico elaborado pela Folha de S. Paulo, relembrando alguns dos acontecimentos mais marcantes do ano de 2016 que já dá os seus últimos suspiros…

Shot 009

Comentários

  1. Aos Servidores Públicos e Aposentados em Geral.

    'Contrapartidas' (aos estados que forem fazer negociação de suas dívidas com a união)... o que significa esta palavra no discurso do presidente Michel Temer?

    1. A prometida seguridade sociai 'única no mundo' criada nos anos 80s há muito deu sinais de inviabilidade; e o 'pacto pela saúde' (2006) foi apenas uma entre as várias tentativas de salvar o sitema da má gestão e dos esquemas de corrupção que não se acabam nunca.

    2. Debalde todas estas tentativas, o governo 'pacificou' todos os esquemas de corrupção e a má gestão da seguridade social - não esqueçamos que além destas duas mazelas ainda existem uma terceira, que atende pela sigla DRU - as desvinculações de receitas da união; pacificação esta que conta com a simpatia do judiciário brasileiro, que nas últimas décadas virou capacho do esquema de poder, um fato que se explicitou na desobediência de Renan Calheiros a cumprir uma decisão do STF fora do combinado.

    3. Uma vez que a vasta camada de toucinho está destinada à corrupção e a má gestão (um vício incurável entre todos os partidos políticos porém mais assemelhado com a cara do centrão), resta cortar na carne, veias, artérias, nervos e ossos da nação; e os primeiros escolhidos para o papel de 'bodes expiatórios' foram os servidores públicos e os aposentados .

    4. A direita tem um discurso pronto para cada bode. Para os servidores públicos, a receita é o congelamento de salários por tempo indeterminado, enquanto que para os aposentados ficou reservada a maior frustação de suas vidas, de que talvez não vivam para receber a sua pequena aposentadoria - e morrendo antes disso estarão penalizando o cônjuge viúvo(a) receber apenas uma parcela do rendimento não conquistado (as estatísticas encorajam esta premissa).

    5. Fatos são cuidadosamente omitidos nos discursos de jornalistas, analistas econômicos e políticos, e um desses não deixa que se rebata a canalhice do governo com a indagação de que o congelamento possa reprimir a demanda por educação e saúde públicas. Não! reprimir demanda não! Todas as outras formas de investimento e custeio ficam garantidas - ainda que aumentem - pois o único fator a ser reprimido será a folha de salários. Nem novas obras, nem novas contratações de servidores devem parar!

    6. Então que tipo de projeção se pode fazer para o futuro? A melhor dica para esta previsão é analisar aquilo que Simão Jatene vem fazendo no serviço público do Pará. Para viabilizar o achatamento salarial, Jatene driblou a isonomia e 'particionou' o quadro geral de servidores em tres faixas de aspecto piramidal: no topo estão os 'nichos de privilégios' (A:) nas assessorias dos tribunais, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembléia Legislativa, para onde vão os parentes e os cabos eleitorais; logo abaixo vem os servidores diferenciados (B:) formado por alguns médicos, advogados e oficiais militares; e daí até o chão vem o grupo do arrocho salarial (C:), sendo que na camada mais sedimentar - aquela dos sem nível superior e com apenas um único vínculo - vem passando necessidades.

    7. Não sem razão é nos últimos 4 anos tem sido grande a quantidade de 'feirinhas-das-senhoras' nos órgãos; locais de venda de comidas e artezanatos por parte de colegas que precisam se humilhar a este ponto para sobreviverem, pois o contracheque há muito não permite que elas se dediquem apenas ao serviço.

    Diante de tudo isto, enquanto o grande meteoro não chega, só me resta desejar aos servidores públicos e aposentados um 'Feliz Ano Velho'.

    ResponderExcluir
  2. Presidente Quando é que vão Chamar um Novo Tec Seg trabalho Belém para a vacância que ocorreu na cia, Pois li em postagens anteriores que sr ja havia assinado pra chamar sou 08 tec seg trabalho polo Belém é verifiquei que provavelmente os que estão na minha frente não assumam por terem passado em outros certames, grato feliz 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho o controle pessoal do quadro da CDP. Na última reunião da Diretoria Executiva recebi o relatório de que o quadro está completo e como o SEST (antigo DEST) limita o quadro só pode ser chamado um novo funcionário quando surgir nova vaga por aposentadoria, desligamento ou vacância de um funcionário hoje do quadro.

      Excluir
    2. http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1324680/pg-18-secao-3-diario-oficial-da-uniao-dou-de-09-07-1997 Desculpe mas o sr olivio palheta tec seg trabalho falecido era do quadro efetivo do concurso de 1997. TEC EM SEGURANÇA .D0 TRABALHO. Antonio Leonardo de Oliveira (86 00) Olivio Antonio Palheta Gomes (78,00)http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=17&data=09/07/1997 ........... http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=09/07/1997&jornal=3&pagina=18&totalArquivos=80

      Excluir
    3. Por favor, acesse o endereço https://www.cdp.com.br/web/guest/conteudo?id=190129&estrutura= onde estão as convocações do concurso público de 2012. Se depois de ler você tiver dúvidas, coloque-a diretamente ao SIC da empresa, que você obterá uma resposta com valor oficial, o que lhe é documento para qualquer discordância.

      Excluir
  3. Falem o que eu falo, mas não façam o que eu faço!
    (Michel Temer)

    'Nichos de Privilégios': o serviço público dividido entre a classe dos primos ricos e a dos primos pobres.

    Ao apagar das luzes de 2016 (lembram do que eu disse no comentário anterior) foram criados mais alguns 'nichos de privilégios' no serviço público federal - servidores que escondidos debaixo das calças do austero presidente, que prega congelamento dos salários por 20 anos; vão festejar o reveillon com 21,3% de aumento de salário.

    Babem primos pobres - o PMDB vai consolar voces no futuro!

    ResponderExcluir
  4. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiP2srA857RAhVJiZAKHZckBsgQqOcBCBowAA&url=http%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fpolitica%2Fnoticia%2Fgoverno-extingue-46-mil-cargos-comissionados-e-funcoes-de-confianca.ghtml&usg=AFQjCNGVWz-2sCsvqtXt30gSFCNU9BkzDA&bvm=bv.142059868,d.Y2I

    ResponderExcluir
  5. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiP2srA857RAhVJiZAKHZckBsgQqOcBCB0wAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.brasil247.com%2Fpt%2F247%2Fbrasil%2F272714%2FGoverno-extingue-46-mil-cargos-comissionados.htm&usg=AFQjCNEoTi7zljD2vGz7AZSiP00ybJ7thA&bvm=bv.142059868,d.Y2I

    ResponderExcluir
  6. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiP2srA857RAhVJiZAKHZckBsgQqOcBCCAwAg&url=http%3A%2F%2Fwww.valor.com.br%2Fbrasil%2F4820988%2Fgoverno-vai-extinguir-46-mil-cargos-comissionados-em-2017&usg=AFQjCNGNQIYtX2RP7rlEPh_GP5JFpcBL3g&bvm=bv.142059868,d.Y2I

    ResponderExcluir
  7. Dr Parsifal, um 2017 com muita saude e exitos, ao sr. e seus familiares.
    E o livro de memórias, será que será publicado em 2017?

    ResponderExcluir
  8. Sou leitor assíduo de seu blogue. Todos os dias o visualizo . Parabéns pelos temas abordados. Sou de sua região .tucurui até altamira. Tenha um 2017 com excelente reportagens . Pra nós. Um grande abraço amigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação