Mais um ano se passou…

2017

Embora eu já mantivesse uma página na internet desde 2006, o Parsifal.org existe como blog há oito anos.

Há 10 anos, com 20% da população mundial conectada à rede (hoje esse percentual é de 44%) proliferou uma nova forma de expressão que foi chamada de “weblog”, que pode ser traduzido ao vernáculo como “diário da rede”.

[O termo foi cunhado ainda mais atrás, em 1997, por Jorn Barger, que pode ser considerado o primeiro blogueiro do planeta. Barger escrevia diariamente artigos no site de texto puro que ele criou, o “Robot Wisdom”, veiculado na Usenet, que era uma rede de universidades criada e mantida pela Universidade da Carolina do Norte, em 1979, dez anos antes do surgimento da internet. Mas isso é outra história...]

Da contração do termo “Weblog” surgiu o termo “Blog” e do conceito de comunicação de Barger surgiram os blogs: broadcasts de ideias, preferências e opiniões pessoais. Por isso, sítios com peso específico jornalístico maior, não podem ser considerados rigorosamente como blogs, mas portais.

Mas o conceito passou a ser usado por todos os tipos de profissionais da comunicação, pois se revelou infinitamente menos caro e desvinculado da imprensa convencional.

O Parsifal.org, um blog pessoal e majoritariamente de opinião, foi um dos poucos que se consolidou depois da proliferação do gênero, germinada no primeiro decênio do século XXI no Pará.

E confesso que vez em quando penso em arquivar a empreitada, mas quando constato que se mantêm firmes, vindo todos os dias, algumas mais de uma vez ao dia, cerca de 2 mil pessoas, meramente para ler o que eu acho disso ou daquilo, lerem silentes, concordarem ou discordarem expressamente, sigo em frente.

O Parsifal 5.8 termina 2016 (31.12.2016, às 18h32m) com 9 milhões 589 mil e 156 visualizações de páginas acumuladas desde 2006.

O total de visualizações em 2016 foi de 1 milhão e 57 mil páginas: uma média de 2,9 mil visualizações por dia.

Os números acima revelam que 2016 foi o primeiro ano, desde 2007, que as visualizações de páginas diminuíram. Em 2016 a média foi de 3,1 mil por dia.

O Parsifal 5.7 acumula 8.662 postagens e 68.986 comentários publicados. Acumulados sem publicação – por não se coadunarem às regras do blog – estão 12 mil 343 comentários.

Nesta última postagem do último dia de 2016, agradeço a todos que passam por aqui para concordar, discordar, ratificar ou retificar as postagens publicadas.

Um Feliz 2017 a todos!

Comentários

  1. Daqui a pouco te encontro na primeira postagem de 2017..um abraço e vida longa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, que em 2017 mais postagens imparciais e interessantes sejem publicadas,e é claro nós estaremos aqui pra lhe aporrinhar ... valeu,abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parsifal;

    O que posso desejar para você em 2017? Saúde, paz e... que venham logo os tão esperados netinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem encomenda feita.

      Excluir
    2. Quando Ocorrera á chamada do 01 colocado á Tecnico Seurança Do Trabalho Polo Belém um a vez que a Vacância de um Servidor atual por falecimento da Direito Liquido e Adquirido Segundo o Stf,Stj ao Concursando Vigente do Certame 01/2012,Grato.

      Excluir
    3. Por favor, clique AQUI e dirija a sua pergunta diretamente ao SIC da CDP. Desta forma, você terá uma resposta oficial da empresa para a sua pergunta.
      Caso demore a resposta, pois são muitos os acessos ao SIC, acione-me por aqui para eu tentar com que a sua dúvida seja respondida com mais rapidez.

      Excluir
  4. o divórcio da grande mídia com a verdade, permitiu o crescimento dos blogs, e os blogueiros viraram a última ilha de esperança para recebimento de notícias imparciais e sem influência ideológica.
    Parabéns pelo sucesso.
    Continuarei por aqui, lendo, concordando, discordando, criticando
    Feliz 2017 vovô Parsifal

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog! Sou fã! Um 2017 de luz, paz e amor.

    ResponderExcluir
  6. http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/06/economia/1481053062_111018.html

    ResponderExcluir
  7. Espaço importante de informação..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação