Acima a Euphorbia poinsettia, conhecida no hemisfério Norte da América como Poinsétia e no Brasil como Bico-de-papagaio.
Assim como o Pinheiro, a Poinsétia é usada na maioria dos motivos que simbolizam iconograficamente o Natal.
A Poinsétia não é uma flor, mas uma planta. As pétalas vermelhas são folhas, que protegem as flores douradas que nascem no centro do berço.
A forte cor vermelha fizeram-na popular nos Natais a partir do século 17, quando os franciscanos começaram a ornamentar as procissões natalinas com ela, porque a forma das folhas e o brilho das flores lembram a Estrela de Belém.
As tradições e ritos que acalentam a alma humana sempre guardam relações sobrenaturais e o uso da Poinsétia no Natal não é exceção à regra.
Conta a lenda que nos idos do século 15 era tradição no México, então sob o domínio espanhol, que as pessoas fizessem oferendas à Igreja no Natal.
No burgo de Taxco de Alarcón, hoje um dos principais pontos turísticos do Sul do México, na noite de Natal, a criança Pepita saiu rumo à missa e, não tendo o que ofertar, colheu o ramo de uma planta que crescia como mato na região.
Ao chegar à Igreja, Pepita depositou o ramo no altar e as pessoas, ao verem tão tosca oferta, mal esconderam o desdém.
De repente, a planta começou a ganhar viço. As folhas vestiram-se de um brilhante teor encarnado e no centro surgiram flores douradas. O galho da Poinsétia, que morto estava, ganhou vida e viço instantâneos: era o milagre da vida, que fazia lembrar a todos que do mais humilde e roto cenário, veio à Luz o Salvador.
Nessa noite de Natal, antes das festas, seja lá onde for – vale até dentro do banheiro – deixe que a humildade lhe dobre as pernas e, de joelhos, agradeça a Deus pela vida.
Amém
ResponderExcluirNobre Deputado. Excelente mensagem !
ResponderExcluirQue as bençãos de nosso Senhor Jesus Cristo, derrame sobre a sua vida durante o ano de 2017 e sempre. Feliz Natal.
Feliz Natal Parsifal.
ResponderExcluirSuper legal. Adorei. Feliz Natal
ResponderExcluirTambém adorei. Diferente das mensagens de Natal clichês que a gente recebe.
ResponderExcluirParsifal, que o simbolismo da simplicidade da vinda de Jesus seja um instrumento para que sejamos mais humanos, fraternos, nos respeitemos mesmo nas diferenças. A vc e a todos que visitam o Blog para buscar informação, interagir e discutir o que realmente interessa ao Pará e ao Brasil, que o Natal seja de paz e 2017 seja menos duro que 2016. Já seria um bom começo.
ResponderExcluirFELIZ NATAL! Que o menino que chegou continue a nos tolerar em nossa ignorância e soberba.
ResponderExcluirFeliz Natal e um Ano Novo excelente, esse é meu desejo!
ResponderExcluirfaça valer a mensagem acima é nomeie o 01 colocado pra tec segurança do trabalho polo belém como foi dito: Parsifal Pontes 05/12/16 14:04
ResponderExcluir"Assinei hoje a chamada à vaga aberta pelo falecimento referido".