Pular para o conteúdo principal

Lula sob suspeita

Pesquisa Datafolha, publicada ontem (28) na Folha de S. Paulo, revela que a maioria dos brasileiros não acredita nas explicações do ex-presidente Lula sobre o apartamento de Guarujá e o sítio de Atibaia, pelos quais ele é investigado, com parcimônia, pela PF, como tendo, por suposto, incorrido no crime de ocultação de patrimônio.

A maioria dos entrevistados acredita que Lula teria trocado favores pessoais com as empresas responsáveis por obras do governo federal.

Sobre o caso do tríplex de Guarujá, onde Lula é acusado de ter recebido da Odebrecht a reforma e mobília do imóvel:

Shot 009

Sobre o sítio no município de Atibaia, onde Lula é acusado de ter recebido de empresas a compra e reforma do imóvel:

Shot 011

Em ambos os casos, mais de 50% dos entrevistados acredita que Lula trocou favores pessoais com empresas que foram beneficiadas com obras do governo federal.

Quando a pergunta se dirige àqueles que se julgam bem informados sobre os eventos, o percentual que opina sobre a suposta irregularidade cometida por Lula rompe os 70%.

A resposta a uma pergunta feita pelo Datafolha, todavia, revela que grande parte dos brasileiros sabe separar o maniqueísmo residente no ser humano da análise meramente política dos governantes. Embora Lula atravesse o seu inferno astral a maior parte dos brasileiros o reputa o melhor presidente que o Brasil já teve:

Shot

Com se vê no gráfico, depois de Lula vem o tucano FHC com menos da metade do percentual obtido pelo petista.

Para a maior parte dos brasileiros, todavia, no governo da presidente Dilma, sucessora de Lula e por este ungida à presidência da República, foi quando mais houve corrupção no Brasil.

Shot 001

O Datafolha, por fim, pediu aos entrevistados que dessem uma nota, de 0 a 10, conforme confiassem ou não no nome das personalidades que lhes seriam apresentadas. As notas revelam que o brasileiro anda desconfiado, pois a maior nota, 5,3, que pode ser considerada média, foi obtida pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, que relatou o Mensalão:  

Shot 003

Comentários

  1. o poder da MÍDIA, cria esses heróis do dia pra noite.se todos os citados pelos "judas" fossem investigados,a justiça ficaria bem mais acreditada.
    cade a justiça pra global Claudia cruz,Aécio e citado 4 vezes e nada e globo e fhc ??????? nao me venham com coxinhas e mortadelas , pq não gosto de ambos

    ResponderExcluir
  2. Nº 39, segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016 COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
    EDITAL DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016
    CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS
    A Companhia Docas do Estado de São Paulo - Codesp,
    Sociedade de Economia Mista, com sede na Avenida Conselheiro
    Rodrigues Alves, s/n, Macuco, Santos-SP, faz saber por meio deste,
    que cumpridas as exigências contidas no Edital nº 1/2015, publicado
    na seção 3, página 2, do Diário Oficial da União, de 20 de agosto de
    2015, convoca, para ADMISSÃO, obedecida a ordem de classificação,
    os seguintes candidatos:
    CARGO: AUXILIAR PORTUÁRIO
    CLASSIFICAÇÃO NOME
    8 Igor Seiiti Ikemori
    11 José Lucas Dias Alves Silveira
    12 Marcos Antonio da Silva Gonçalves
    15 Leandro Teixeira Alves de Toledo
    17 Fernando Filinto da Silva
    20 Richard Petterson Alves Barbosa
    26 Lucas Paiva França
    27 Bruno Acácio de Oliveira
    45 Clayton Alves da Silveira
    50 Gabriela Rocha Tomaz
    52 Ricardo Carvalho Silva
    60 Andreza dos Santos Batista
    79 Michel da Conceição Oliveira
    80 Ewerton de Jesus Pereira
    14 candidatos nesta opção
    Candidato que se autodeclarou preto ou pardo, de conformidade com
    o que estabelece a Lei nº 12990/2014, de 9/6/2014.
    CLASSIFICAÇÃO NOME
    257 Elias Rodrigues Santana
    1 candidato nesta opção
    DATA E LOCAL PARA APRESENTAÇÃO
    Dia: 7 de março de 2016.
    Hora: 7:00 horas
    Local: Gerência de Gestão de Carreiras da CODESP
    Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/n (em frente ao 79)
    Na apresentação, o candidato deverá estar de posse da Carteira de
    Trabalho e Previdência Social, com a devida baixa. Será considerado
    desistente o candidato que não atender a presente convocação em até
    30 dias, contados de sua publicação no Diário Oficial da União.
    JOSÉ ALEX BOTÊLHO DE OLIVA
    Diretor-Presidente "MAS O D.E.S.T NÃO IMPEDIU ESSES PROCEDIMENTOS NAS ESTATAIS SR PRESIDENTE"

    ResponderExcluir
  3. se os gerentes da petrobras devolveram milhoes de dolares, alguem acha que o lula ganhou somente uma reforma em um sitio, uma antena pra celular da oi e uma cobertura de "miseros" 200 e poucos m2...? para com isso, né?!

    ResponderExcluir
  4. O ser político mais bem colocado foi Marina Silva....é pra pensar!

    ResponderExcluir
  5. Mas essa pesquisa foi feita em Higienopolis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito difícil o pessoal de Higienópolis achar o Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve e dar a Lula (4,5) praticamente a mesma nota de confiança que dá para FHC (4,7).

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.