Pular para o conteúdo principal

Sinceramente atrapalhado

Shot001

O ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB) tem o cotovelo solto e rouco, o que o torno o atual campeão nacional de sincericídio, mas o peso das doses já irrita o Planalto.

Castro tem protagonizado pérolas pelas esteiras da querela entre o Brasil e o Aedes aegypti, que nos atazana, além da dengue, com o vírus da hora, o zika, que, segundo ele, “é tímido, mas gosta das extremidades" e acomete mais as mulheres “porque elas ficam com as pernas de fora e quando usam calça, usam sandália".

Elas são o alvo preferido de Castro quando se trata do zika, que declarou "torcer para que as mulheres peguem zika antes da idade fértil, pois aí ficariam imunizadas pelo próprio mosquito e não precisariam de vacina”.

Avisou às mulheres não engravidem agora, senão “poderemos ter uma geração de sequelados”, referindo-se à ligação do zika com a microencefalia. E completou, com uma filosofia de fazer inveja às tiradas do Tim Maia: “sexo é para amadores, mas gravidez é para profissionais”.

O ministro, além de anacoluto, tem bom humor. Em uma coletiva conjunta com o Exército, que vai marchar contra zika, opinou que não o Exército, mas “a Marinha e a Aeronáutica deveriam combater o Aedes aegypti, pois ele vive na água e voa”. Os militares, cujo código de conduta proíbe o bom humor, esboçaram um sorriso contaminado.

Mas a gota d’água que fez o Palácio do Planalto chamar o ministro para recomendar que se cale, foi a mais verdadeira das declarações que ele deu até agora: “o Brasil está perdendo a guerra contra o zika”.

Na saída do Palácio do Planalto, a imprensa perguntou a Castro como foi a audiência com a presidente. Ele respondeu que disse a ela que "toda pessoa tem direito de um dia se expressar mal".

O problema é que ele não se expressa mal só um dia e sim todos os dias.

Comentários

  1. agora veja a quem esta entregue um dos ministerios de extrema importancia pro pais. a um demagogo sem pudor que sem mais e sem menos.percorre o brasil inteiro fazendo piada dos miseraveis ,que deveria cuidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a meu ver não está fazendo piada...é isso sim um despreparado, enfim estamos lascados e não somente os miseráveis, pois o mosquito não escolhe a vítima que vai picar por qualquer posição é um democrata, ele pica a todos.

      Excluir
  2. Qual nada, o Marcelo Castro é um dos mais autênticos PMDBistas, sinceramente, gosto dele...

    ResponderExcluir
  3. mas o exercito marchar contra a zika não ajuda em nada.

    lendo as linhas acima, fiquei sabendo que o mosquito gosta das extremidades, já á alguma coisa.

    esse ministro (e seus assessores) deveria estudar o combate ecologica, estudar o que a universidade de campinas já pesquisou.

    lembro de um ministro muito ruim, parece que ele gostava de brilhantina, ele impediu que o povo se protegesse da gripe com o tamiflu.

    ResponderExcluir
  4. Parsifal;

    Em recente entrevista ao programa Bom Dia Pará da TV Liberal, o chefe de Endemias da SESPA, o infectologista Dr. Bernardo Cardoso, advertiu a quem interessar possa, que a reprodução do mosquito transmissor destas 3 doenças tornou-se mais frequente nos ambientes públicos, principalmente onde ocorre acúmulo de lixo e entulho.

    A fala do Dr. Bernardo remete o caso (e isso não é comum no Brasil) para um raciocínio científico, desses que no primeiro mundo leva as autoridades a tomarem medidas de grande impacto; porém estamos em Belém, e em meio a surdez proposital dos apresentadores, quem assistiu o programa ficou com a impressão que, em vez de se discutir a educação dos habitantes desta cidade e o nivel de conscientização que possam ter em relação ao meio ambiente, a prefeitura de Belém fizesse ações periódicas (coincidindo com as alterações climáticas e o ciclo biológico do mosquito) de remoção de todo o lixo acumulado... adeus mosquitos, adeus dengue, adeus chico, adeus zika.

    Mas... a mídia é muito mais aquinhoada financeiramente com essas repetitivas campanhas (educativas?), e então ficamos só no 'lari-lari'.

    ResponderExcluir
  5. ele não foi o prieiro a recomendar quw as mulheres não engravidem.
    No link, algumas informações sobre o zikavirus.

    http://theconversation.com/explainer-where-did-zika-virus-come-from-and-why-is-it-a-problem-in-brazil-53425

    ResponderExcluir
  6. no brasil sinceridade é despreparo ou falar mal!! que pena...ele realmente parece meio perdido, mas tudo o que fala é verdade! e é reconfortante ver um politico falar a verdAde, mas pelo jeito preferimos os hipócritas...pena!

    ResponderExcluir
  7. varios comentarios dele foram razoaveis. O pessoal esranha porque está acostumado com poiiticos que são mentirosos compulsivos, que não dizem a verdade nem quando convém.
    Esse virus, além de prejudicar os fetos, pode causar paralisia em adultos, e não há cura. Dadas as ameças, não é absurdo o ministro comentar como as mulheres se vestem. Há mais coisas a dizer que podem não ser bem vistas.
    Esse virus também pode ser transmitido por sexo.
    Esse virus surgiu na Uganda.
    Parece que nos lugares onde ele é endemico, Africa e sudeste asiatico, a maioria das pessoas tem imunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.