O Haidar já está sendo drenado

Desde ontem (21) a empresa holandesa Mammoet Salvage começou a retirada das cerca de 650 toneladas de óleo contidas nos tanques do Haidar, naufragado no porto de Vila do Conde.

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A operação, pelos potenciais danos ambientais que poderia causar qualquer falha no processo, passou uma semana para chegar ao momento de ignição, e envolveu engenheiros navais e mecânicos, mergulhadores e uma equipe de técnicos. Os coordenadores das equipes envolvidas vieram da Holanda e os demais membros foram recrutados entre profissionais brasileiros.

Duas balsas de apoio, diversos containers onde se instalaram escritórios, caminhões tanques, guindastes, máquinas de solda submarina, plantão de helicóptero, bombas de sucção e injeção de ar, eletroímãs e uma balsa tanque com capacidade para 800 toneladas de óleo fazem parte do circo armado no teatro das operações para esgotar os tanques do Haidar.

A acoplagem dos imãs, soldados em terminais de mangueiras de alta pressão nas paredes externas dos oito tanques, por onde, através de uma mangueira de alta pressão, mas de bitola menor, é introduzida uma haste de aço rotatória, em cuja extremidade há uma possante furadeira, capaz de perfurar o aço dos tanques e neles abrir o orifício por onde será expulsado o óleo à superfície, é a parte mais delicada da operação e precisa ser cercada de cuidados extremos, pois qualquer milimétrico erro pode provocar o rompimento da carga do imã, expondo o orifício que já possa ter sido aberto, o que causaria o que se quer evitar: derramamento de óleo.

As oito operações de acoplagem foram perfeitas e nem um pingo de óleo escapou.

Desde o naufrágio até o início da retirada do óleo, a equipe da Mammoet levou 16 dias, tomando menos tempo que a média internacional, que é calculada entre 25 e 30 dias. O início da drenagem do Costa Concórdia, por exemplo, naufragado em plena União Europeia, a menos de 500 metros da margem da cidade de Isola del Giglio, deu-se no trigésimo dias após o naufrágio.

A Mammoet Salvage prevê que o Haidar estará totalmente drenado em 10 dias. O óleo, por não ter tido contato com a água, está perfeito para uso e será entregue ao armador.

Comentários

  1. Quantos votos na eleicao do ano que vem vai render esse acidente?
    Como estao os bois no fundo do navio? Estao conservados?
    Quem está pagando a conta?

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  2. 1. nenhum
    2. mortos
    3. não
    4. CDP

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  3. enquanto isso a ponte do moju continua interditada

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