Pular para o conteúdo principal

Morre Leonard Nimoy, o Mr. Spock de Jornada nas Estrelas

Screen 006

Eu sou um fã incondicional da franquia “Jornada nas Estrelas”: assisti a todos os filmes produzidos até hoje e toda a série televisiva.

Gene Roddenberry, o criador da franquia, está na minha galeria da fama ao lado de ícones da cultura, e contracultura, correlata.

Portanto angustiou-me a morte, ontem (27), aos 83 anos, do ator que representava uma das mais singulares personagens da franquia: Leonard Nimoy, o sisudo Mr. Spock, recrutado pela “USS Enterprise” na longínqua Confederação de Surak, do planeta Vulcano, cujos habitantes eram peculiares pelo raciocínio lógico desprovido de quaisquer emoções.

spock

Leonard Nimoy era um bostoniano, filho de imigrantes ucranianos. Teve infância e juventude pobres e começou a carreira de ator nos anos 50, fazendo pontas em séries para a TV americana. Entre as filmagens, que não lhe davam renda suficiente, fazia bicos diversos, como entregar jornais.

Em meados da década de 60, Nimoy conheceu outro ícone da franquia “Star trek”, William Shatner, o capitão Kirk, e juntos atuaram na série que os alçaria à fama: "The Man from U.N.C.L.E", que no Brasil foi distribuída como “O Agente da UNCLE”.

Screen 003

A forte atuação de Nimoy como Mr. Spock dificultou-lhe trabalhos fora da franquia, mas ele fez incursões em “Missão: Impossível” (não os filmes recentes com Tom Cruise, mas uma série televisiva do final da década de 60 até meados da década de 70), fez um episódio no “Agente 86” (eu não perdia um) e até atuou na série de farwest, "Bonanza".

Nimoy também foi diretor de “Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock” e de “Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa”, em 1984 e 1986.

Como a franquia “Star Trek” não é o tipo que chama atenção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que promove e entrega o prêmio máximo do cinema mundial, o Oscar, Nimoy nunca pisou no tapete vermelho do Dolby Theatre, mas, pelo Mr. Spock, Nimoy recebeu três indicações ao Emmy, o principal prêmio da televisão americana.

Screen 004

O último trabalho de Nimoy em Star Treck foi uma participação especial em "Além da Escuridão”, em 2013, que também foi o mais recente filme da franquia.

Abaixo, uma das últimas aparições de Nimoy com a famosa saudação dos vulcanos, que significava "Vida longa e próspera". Ele viveu muito e foi próspero.

Screen 001

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Ninho de galáxias

A imagem acima foi liberada pela NASA e elaborada a partir de dados colhidos do telescópio VLT do Chile, o maior do mundo.   É o conglomerado de galáxias JKCS041, que vem a ser o mais distante ponto do universo visualizado até hoje: está a 10,2 bilhões de anos-luz da Terra.   1 ano luz é a distância que a luz percorre em uma ano, ou seja, se já tivéssemos tecnologia para viajar à velocidade da luz, a nave que nos poderia levar até a JKCS041 demoraria 10,2 bilhões de anos para chegar lá.   Mas, o que o VLT viu, não é o presente, e sim o passado: a luz emitida pelo conglomerado que agora chegou aos portões da Via Láctea, o nosso endereço no universo, saiu de lá há 10,2 bilhões de anos.   Passado este lapso de tempo, as coisas devem estar bem diferentes por lá.   Mas, o que eu quero mesmo é dar uma de Carl Sagan : na Via Láctea há milhões de sistemas, com milhares de planetas em cada um deles.   O JKCS041 é um conglomerado de milhares de galáxias, com milhões de s