Depois de ser arredado do próprio grupo que seu pai criou, o Pão de Açúcar, pelo financista francês Jean-Charles Naouri, Abilio Diniz, hoje presidente do conselho da poderosa Brasil Foods (BRF), volta ao varejo com a compra de 10% das operações brasileiras do Carrefour.
A reentrada de Diniz, que pagou R$ 1,8 bilhão pela operação, é sintomática: o Carrefour é o principal concorrente do Pão de Açúcar no Brasil e se o empresário conseguir imprimir a filosofia de trabalho, focada no cliente, que as lojas do Pão de Açúcar tinham, pode ser que a estratégia de Naouri no Brasil, que foca no lucro, tenha que mudar.
Desde que Diniz se afastou do comando do Pão de Açúcar foi flagrante a mudança de foco e vários serviços que não davam lucro, mas fidelizavam a clientela, foram interrompidos. Sem opções, pois as outras redes, idem, não oferecem os serviços, o cliente continuou, mas insatisfeito e reclamando que o “Pão de Açúcar não é mais o mesmo”.
Com aquisição dos 10% das opções brasileiras, Abilio Diniz passa a deter 2,4% da operação global do Carrefour, passando a ser o maior acionista minoritário do grupo.
Abilio declarou que tem mais R$ 10 bilhões para investir.
Considero que a melhor notícia ( para mim ) Vossa Excelência não trouxe: com 77 anos, o homem está investindo 1,8 bilhão. Eu sou um bebê, ainda.
ResponderExcluirVossa Excelência ( por pouco tempo... ) pode postar seu discurso de despedida da ALEPA?
ResponderExcluirSou o político mais relapso que existe para essas coisas. Enquanto os meus colegas têm assessores para lhes fotografar, filmar e gravar até os espirros (e isso não é uma crítica) eu nunca tive assessor de imprensa na vida, por isso não tenho o discurso.
ExcluirA Alepa, todavia, grava todos os pronunciamentos. Vou pedir.
Parabens Abilio, sempre renovando para não envelhecer.
ResponderExcluir