IBOPE: Marina encosta em Dilma e venceria a eleição em 2° turno

No primeiro levantamento do IBOPE da corrida presidencial com a sua mais nova concorrente, Marina Silva (PSB), publicada ontem (26) pelo sítio do “Estado de S. Paulo”, a substituta de Eduardo Campos muda radicalmente as perspectivas do resultado eleitoral a ser colhido em 05.10.

Abaixo os resultados obtidos pelos três principais candidatos à presidente da República:

Shot 003

Os demais candidatos somam juntos 3%, garantindo assim o 2° turno na eleição presidencial.

Em se comparando a pesquisa atual com a de 3 a 6 de agosto, quando Eduardo Campos ainda era vivo, observa-se que a tragédia de Santos tirou 4 pontos percentuais de Dilma Rousseff, 4 de Aécio Neves, 3 dos outros candidatos, 6 pontos percentuais dos que anulariam o voto e 3 pontos percentuais de quem sabia em quem votar: exatamente os 20 pontos percentuais que Marina Silva agregou com a sua entrada na corrida.  

Shot 007

Nas simulações de 2° turno é que o rabo torce a porca, pois Dilma Rousseff, desde sempre a franca favorita para vencer a eleição, corre o risco de ser derrotada por Marina Silva, por uma diferença de 9 pontos percentuais:

> 2° turno entre Dilma e Marina

O mais provável 2° turno ocorrerá entre Dilma Rousseff e Marina Silva, quando essa bate aquela por uma vantagem de 9 pontos percentuais.

Shot 004

> 2° turno entre Dilma Rousseff e Aécio Neves

Embora cada  vez mais longe do 2° turno, o IBOPE pesquisou a possibilidade da disputa entre Aécio Neves e Dilma Rousseff, no qual Dilma é a vencedora:

Shot 002

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. Com isso, não há hipótese de empate entre Dilma e Marina ou entre Marina e Aécio no primeiro turno.

Marina tem a menor rejeição. Só 10% dizem que não votariam nela de jeito nenhum. Dilma é rejeitada por 36%. Aécio, por 18%.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores do dia 23 ao dia 25 de agosto. A margem de erro da pesquisa, registrada do TSE sob o n° a BR 428/2014,  é de 2 pontos percentuais.

Comentários

  1. Votar na Nortista MARINA é a compreensão de que a nação se constrói para o futuro. É acreditar numa máquina política suficientemente ativa e fecunda para promover a conquista progressiva da felicidade material, moral e espiritual de todos os brasileiros, e também de cada um individualmente. Votar na Nortista MARINA constitui a compreensão de que a grandeza do Brasil e a sua significação histórica no mundo dependem da felicidade,da prosperidade e da independência de cada um dos brasileiros que nele vivem e que para ele trabalham. VOTO MARINA!

    ResponderExcluir
  2. Votar na Marina é colocar a esquecida e maltratada Região Norte lá em cima, no ápice do Poder, na Presidência do País. Sou Paraense! Sou do Norte! Voto Marina.

    ResponderExcluir
  3. Marina é do Norte, o Norte é Marina!

    ResponderExcluir
  4. Parsifal, segundo pesquisa divulgada agora no Bom Dia Brasil, Ananindeua é o municipio com pior saneamento básico do Brasil. Como o Helder Barbalho que governou o municipio por 8 anos explica isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta tem que ser dirigida à COSANPA, do governo do Estado, que detém, há 20 anos, os direitos e obrigações de fornecimento de água e esgoto no município de Ananindeua, Belém e mais 57 município do Pará e está totalmente sucateada.

      Excluir
    2. Deputado, Helder governou também na época de Ana Júlia, sua parceira, antes do rompimento. Como confiar numa parceria que lá atrás não deu certo? Eu lhe pergunto: Ana Júlia teve culpa levando em consideração que ela governou, com o PMDB, dentro desses 20 anos?

      Excluir
    3. Ana Julia não governou com o PMDB e foi por isso que o PMDB deixou o governo dela. PT com o PMDB não deu certo. Vamos agora experimentar PMDB com PT.

      Excluir
    4. Poxa, com o caos no saneamento em Ananindeua e o Helder, como prefeito, filho de senador e deputada, não mandou nenhum oficio para a Cosanpa? Enganou o povo de Ananindeua, pois na campanha dizia que ia melhorar o sanemanto do municipio.

      Excluir
    5. Passe-me o seu endereço que enviarei, para você engolir as letras, todos os ofícios enviados à Cosanpa cobrando providências e, inclusive, os convênios propostos pelo município que nunca foram pagos pela Cosanpa.
      Se você quer fazer campanha contra o Helder e a favor de quem desejar é um direito seu de cidadão e eleitor, mas procure outros defeitos. Todos nós temos muitos.

      Excluir
    6. Desculpe deputado, sou de Ananindeua e o Hélder não fez absolutamente nada pelo povo de nosso município, e agora quer ser governador; só pode está de brincadeira.

      Excluir
    7. Deputado, a Cosanpa era indicação do PMDB?

      Excluir
    8. A Cosanpa foi presidida por um indicado do PMDB nos 17 primeiros meses do governo de Ana Júlia. Se você acha que é possível resolver problemas de saneamento básico de uma cidade de 500 mil habitantes em 17 meses, com um passivo de 20 anos, identifique-se que eu vou fazer de tudo para que você seja nomeado Ministro do Meio Ambiente.

      Excluir
    9. Então, a solução de Ananindeua está parcialmente resolvida. Caso Helder ganhe, vou fazer de tudo para que o Parsifal seja o presidente da Cosanpa.

      Excluir
    10. Não faça isso comigo. Eu não daria conta de dar a resposta que você quer em tão curto prazo. O problema de saneamento básico no Brasil, se os órgãos responsáveis triplicarem os seus orçamentos e trabalharem duro e direto por 10 anos, estará apenas equacionado e não resolvido, pois temos apenas 39% da população do país servida de serviços de esgotamento sanitário.

      Excluir
  5. Nos evangélico vamos mandar no Brasil, da-lhe Marina, chegou a nossa vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse seu comentário fiquei em dúvida se és contra ou a favor de Marina. Jorge alves

      Excluir
    2. O que importa não é a fé religiosa professada por esse ou aquele candidato à Presidente da República. Mas, a fé que traduza os sentimentos daqueles brasileiros que não suportam mais a trilha da hipocrisia, corrupção, indignidade, desrespeito e deboche em relação às esperanças da nação. MARINA representa a voz da esperança a projetar o sentimento de reação do povo brasileiro em repúdio às mais variadas formas de descaso para com o sentimento da nação de excluídos e desassistidos pelo Poder Público, que clama por um novo tempo, por um novo Brasil, com a perspectiva de segurança para o futuro.VIVA A INTELIGÊNCIA! VIVA MARINA SILVA! Garantia da liberdade de participação de todos os cidadãos na vida política e na direção dos assuntos públicos do País, além da dignidade da pessoa humana, do prestígio à vontade popular, do fortalecimento do homem e da mulher em sua essência e circunstância. SOU CATÓLICO E VOTAREI, COM MUITO ORGULHO, E COM A LIBERDADE DE NÃO TER MEDO, EM MARINA!

      Excluir
    3. Como diz a Marina, não vamos fulanizar a campanha. Vamos unir o Brasil, evangélicos, católicos, ateus, ricos, pobres, negro, pardo, branco.
      Marina é do Norte, o norte do Brasil é Marina!

      Excluir
  6. NOVA PESQUISA DIVULGADA HOJE (27/08)

    Candidata do PSB tem 28,2% das intenções de voto e Dilma tem 34,2%; Aécio Neves tem 16%, diz pesquisa CNT/MDA.

    Se as eleições fossem hoje, a candidata à Presidência Marina Silva (PSB) teria 28,2% das intenções de voto, ficando seis pontos percentuais atrás da atual presidente e candidata a reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, que tem 34,2% das intenções de voto. O ex-senador Aécio Neves aparece em terceiro com 16% dos votos. Os dados fazem parte da pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira (27).

    Segundo a pesquisa, Pastor Everaldo (PSC) tem 1,3% das intenções de voto e os demais candidatos não somam 1%. Brancos e nulos somam 8,7% e o índice de pessoas que não sabem ou não responderam chega a 10,4%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

    EM UM EVENTUAL SEGUNDO TURNO, MARINA VENCE ADVERSÁRIOS:

    Em um eventual segundo turno, Marina Silva ganharia de seus dois principais adversários. Contra a petista, ela teria 43,7% dos votos e Dilma somaria 37,8%. Se a disputa fosse entre Marina e Aécio, a ex-ministra também venceria, com 48,9% dos votos, contra 25,2% do adversário.
    Em uma disputa entre Dilma e Aécio, a atual presidente teria 43% e o tucano, 33,3%.


    ResponderExcluir
  7. Dep. Parsifal. Qual o seu comentário acerca da pesquisa feita pelo instituto DOXA que da 40,1% para jatene e 37,1% para Hélder na região metropolitana de belem, conforme publicado no blog da Franssinete. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que, por essa pesquisa, a eleição na metropolitana está empatada. Mas temos pesquisas internas que dizem que não está.

      Excluir
    2. Deputado, não vai soar meio artificial PT e PSDB "acusarem" Marina por sua proximidade com Neca Setubal, de se aliar ao capital financeiro ?

      Excluir
    3. Todos os presidentes da República se aliam ao capital financeiro. Alguns na campanha, outros depois de eleitos.

      Excluir
  8. Marina será o desastre para o norte do país. Se dependesse dela e seus seguidores Belo Monte nem existiria. Paralisação na construção de estradas como a Santarém-Cuiabá. Engavetamento do projeto do ramal de Açailândia da ferrovia norte- sul. Travamento de hidrovias como a Araguaia-Tocantins. Paralisação da expansão da agricultura, especialmente soja que não se dá sobre a floresta mas sobre áreas já degradadas, Se já é difícil hoje conseguir um licenciamento ambiental pára empreendimentos de porte na amazônia, com Marina será quase impossível. Há uma visão de um conservacionismo fundamentalista em Marina e seus seguidores que inevitavelmente estagnará a economia na região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 16:43;

      O que voce chama de "licenciamento ambiental pára empreendimentos de porte na amazônia", eu chamo de "modelo predatório de ocupação da amazônia". Faz muito bem uma pessoa comprometida com preservação e desenvolvimento sustentável na amazônia - cuja população até hoje sobrevive em condições de IDHs africanos graças a esses "grandes empreendimentos".

      Excluir
  9. Pelos comentários tem-se o tamanho da encrenca que nos espera.....Ó tempora , Ó mores....

    ResponderExcluir
  10. Marina disse que vai governar com os melhores políticos de cada partido, falou que do PMDB tem o Pedro Simon, será que ela vai chamar o Jardi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 18:48;

      Acho que ela vai chamar o Jardi e o Erdi.

      Excluir
  11. Ela a "presidenta" já vai tarde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação