Pular para o conteúdo principal

Ibope: Dilma continua liderando e vitória em 2º turno é segura

Nova pesquisa do Ibope, contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mantém a presidente Dilma na dianteira da corrida presidencial.

> Na pesquisa espontânea

Shot005

> Na pesquisa estimulada

Shot004

A soma dos demais candidatos (40%) ultrapassa o percentual conseguido por Dilma, (39%), portanto a pesquisa indica ocorrência de 2º turno.

> Cenário 1 de 2º turno

Shot006

Neste cenário, Dilma seria a franca vencedora da eleição, pois a parcela de indecisos (8%) é menor que a diferença entre Dilma e Aécio (13%).

> Cenário 2 de 2º turno

Shot007

Neste cenário Dilma também é a franca vencedora, pois a parcela de indecisos (9%) é menor que a diferença entre os dois candidatos (16%).

> Rejeição

O Ibope mediu a rejeição dos três principais candidatos. Os resultados mostram relativa fragilidade da candidatura de Dilma nesse aspecto: ela tem a maior rejeição.

Shot008

O percentual de rejeição de Dilma Rousseff precisa ser trabalhado durante o horário de propaganda, pois o nível atual impede qualquer possibilidade de crescimento da presidente, que patina, em todas as pesquisas, nas bordas dos 35%, aplicadas as respectivas margens de erros.

> Aprovação do governo

Outro aspecto que empareda a candidatura de Dilma próxima à margem do desconforto eleitoral é o fraco desempenho do governo, do qual a percepção do cidadão é de ser apenas regular:

Shot009

> Maneira de governar

O comportamento administrativo da presidente é outro ponto frágil na corrida eleitoral, pois o contingente que aprova a sua maneira de governar é menor do que o que desaprova:

Shot010

A pesquisa do Ibope foi custeada pela CNI e entrevistou 2.002 pessoas nos dias 13 a 15 de junho de 2014. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00171/2014. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

  1. Imagina no horário eleitoral.

    ResponderExcluir
  2. Essa pesquisa, ou qualquer outra devidamente registrada no TSE, avalia o desempenho da Presidente DILMA e do candidato AÉCIO no Estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do País?

    Aguardo a manifestação do BLOG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pesquisa é nacional. Não avalia nenhum candidato à presidente em um estado específico.

      Excluir
  3. Dilma, primeiro turno. No Pará ta difícil?!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Ninho de galáxias

A imagem acima foi liberada pela NASA e elaborada a partir de dados colhidos do telescópio VLT do Chile, o maior do mundo.   É o conglomerado de galáxias JKCS041, que vem a ser o mais distante ponto do universo visualizado até hoje: está a 10,2 bilhões de anos-luz da Terra.   1 ano luz é a distância que a luz percorre em uma ano, ou seja, se já tivéssemos tecnologia para viajar à velocidade da luz, a nave que nos poderia levar até a JKCS041 demoraria 10,2 bilhões de anos para chegar lá.   Mas, o que o VLT viu, não é o presente, e sim o passado: a luz emitida pelo conglomerado que agora chegou aos portões da Via Láctea, o nosso endereço no universo, saiu de lá há 10,2 bilhões de anos.   Passado este lapso de tempo, as coisas devem estar bem diferentes por lá.   Mas, o que eu quero mesmo é dar uma de Carl Sagan : na Via Láctea há milhões de sistemas, com milhares de planetas em cada um deles.   O JKCS041 é um conglomerado de milhares de galáxias, com milhões de s