Pular para o conteúdo principal

A Caminho da Copa

copa

O documentário, de 26 minutos, “A Caminho da Copa”, produzido pela “Pólis Digital”, traz opiniões e fatos do impacto que a preparação da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos têm no cotidiano de moradores de comunidades carentes. Aborda ainda como as autoridades lidam com obras referentes.

Os depoimentos de intelectuais como Raquel Rolnik (relatora especial da ONU para o direito à moradia adequada) e do comentarista esportivo e deputado federal Juca Kfouri, denunciam a “limpeza social” que o governo promove para lustrar a vitrine brasileira para a mídia internacional.

Se você dispuser de 26 minutos nesse final de domingo, seria interessante dedicá-los aos pontos e contrapontos do documentário.

Comentários

  1. Assistindo o documentário sem nenhum tipo de paixão política ....nota-se que o governo que está aí há 12 anos mente podemos assim dizer , sua essência.
    É este o " Brasil um País de todos'?

    ResponderExcluir
  2. Documentário anticopa. Desproporção entre argumentos contra e a favor da Copa no Brasil. Embora legítimo, sem isenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor, isenção é falácia! Ou você está do lado do opressor, ou está do lado do oprimido, já diria Florestan.

      Excluir
  3. Assistindo o documentário ''sem nenhum tipo de paixão política''... o governo que está aí há 12 anos mente podemos assim dizer , sua essência.

    Essa foi muito boa... Kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Entrevista do Lula a uma emissora portuguesa.

    Na entrevista, Lula também foi questionado sobre a insatisfação popular com a realização da Copa do Mundo no Brasil, demonstrada nas manifestações que tomaram o País em 2013.

    “Deixa o povo protestar. É um povo indo pra rua protestar e outro indo pro estádio ver o jogo”, respondeu o ex-presidente. (da Folhapress)

    ResponderExcluir
  5. Deputado, não seria melhor se o senhor, como Deputado Estadual e blogueiro, dedicasse em seu blog o mesmo tempo que o senhor gasta inutilmente com a copa, e tratasse mais do que acontece no Pará e na sua cidade natal Tucuruí, que é pelo senhor tão esquecida e deixada de lado? Com certeza o povo lhe agradeceria.

    ResponderExcluir
  6. É um documentário anticopa. Há uma evidente desproporção entre os comentários críticos e os favoráveis a Copa no Brasil. Legítimo, mas não isento..

    ResponderExcluir
  7. Lendo os comentários..parece-me que ser isento é ser a favor...já que estes que assim comentam são a favor podiam argumentar o porque são a favor...Brasil um País de Tolos..obviamente incluindo-me neste Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " o governo que está aí há 12 anos MENTE podemos assim dizer , sua essência."
      Ao emitir juízo de valor sobre o governo você perde a isenção, não vejo nada de mais em assumir uma posição contra a copa, contra o governo federal, contra o mundo, ou contra qualquer outra coisa. Mas alegar isenção como um ardil para valorizar e dar mais credibilidade aos argumentos, demonstra a fragilidade dos mesmos.
      Quanto à questão de ofender os brasileiros taxando-nos de tolos (talvez por não concordar com você), fale apenas por si mesmo, com certeza esta não é a opinião da grande maioria e com certeza não é a minha opinião.

      Excluir
    2. A sua opinião sobre a minha voce já emitiu..e a sua opinião sobre todas as ações que tem sido feitas para receber a copa qual é?

      Excluir
    3. Tá bom, Acesse o link http://www.brasilpost.com.br/2014/04/08/estudo-pesquisa-copa-do-mundo_n_5110333.html No entanto, como quem não concorda com você é tolo, o estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que provavelmente foi elaborado por tolos, deve estar errado.
      Uma coisa é emitir uma opinião, outra é entrar em um debate inútil, cansativo e interminável.
      Eu sou a favor da copa e não vou perder meu tempo explicando o óbvio, nada que eu diga vai mudar a sua opinião, pois ela se fundamenta na paixão política, e a paixão não tem lógica.
      Aqueles que quiserem podem gritar, esbravejar, ruminar, protestar, que o que tinha que ser gasto já foi, a copa é uma realidade e não há nada a fazer à respeito que possa mudar alguma coisa.
      Mas guarde um pouco de fôlego e saliva, não gaste tudo agora, pois os preparativos e os gastos com as Olimpíadas de 2016 (ganhe as eleições presidenciais quem ganhar) começam logo depois da copa.

      Excluir
  8. o juca kfouri nao é deputado federal, parsifal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela correção. Já está retificado.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.