Obrigatoriedade de pagar emendas parlamentares não é orçamento impositivo

Shot005

A imprensa cria, ou ratifica, termos que não encontram correspondência no fato, induzindo o leitor com parca leitura crítica a erros.

As manchetes alardeiam: “Aprovado o orçamento impositivo” e, doravante, os incautos leitores creem que o Orçamento Geral da União (OGU) terá que ser seguido à risca.

> Os pingos nos is

pingo

O orçamento é, e sempre foi, impositivo. Por que? Porque é uma lei, ora pois, e leis são feitas para serem obedecidas (pelo menos em tese).

E por que os governos não cumprem a Lei Orçamentária a ponto do Legislativo ter que cometer um pleonasmo, tornando impositivo o que já é impositivo? Porque o próprio Legislativo autoriza o Executivo a reescrever o Orçamento como bem entender, através de um instituto chamado remanejamento.

> Trocando dotações

troca

O OGU continua a ser uma peça que o Poder Executivo maneja ao seu prazer dentro do largo limite de remanejamento que o sempre genuflexo Poder Legislativo lhe concede, cuja média, no Brasil, é de 30%.

Como até 90% da maioria das peças orçamentárias nacionais são comprometidos com custeio e o troco é que se destina aos investimentos, quando o Parlamento autoriza remanejamento de 30% está autorizando o Governo a mexer no troco, portanto, quando passa a borracha no originariamente dotado, não desobedece a lei: apenas usa o remanejamento para mudar a dotação.

> Dourando a pílula

Shot004

O que os deputados e senadores fizeram foi pintar a pílula de ouro: doravante, as emendas parlamentares não podem entrar no percentual de remanejamento e nem serem incluídas nos contingenciamentos feitos ao longo do exercício.

Ora, se o governo, no que refere às emendas parlamentares, não está autorizado a remanejar e nem contingenciar, ele tem que executar.

Dar a isso o nome de “orçamento impositivo” é uma pesporrência jurídica, antes porque o OGU de 2014 prevê receitas de R$ 2,4 trilhões e as emendas parlamentares propostas somam R$ 82,8 bilhões e somente esse valor está a salvo da discricionariedade do manejo autorizado.

Mais factual seria se a imprensa usasse a seguinte manchete: “Emendas parlamentares se tornam custeio no OGU”.

Comentários

  1. Parabéns pela vice-liderança:

    http://www.camaraempauta.com.br/portal/artigo/ver/id/2463/nome/MCCE_divulga_ranking_da_corrupcao_por_partido?fb_action_ids=10200651492368498&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=[630498220308143]&action_type_map=[%22og.likes%22]&action_ref_map=[]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você ver como é praticada uma grande injustiça com o PMDB e o PT que são caluniados como os partidos mais corruptos do Brasil, quando, na verdade, pelo gracioso levantamento, é o DEM.
      E porque gracioso? Por usar um método absoluto, ou seja, não considerando a média ponderada do tamanho de cada partido em relação ao número de cassados.
      O PMDB, o maior partido do Brasil, que lança, sempre, mais candidatos majoritários, e elege, sempre, o maior número, não pode ter o mesmo peso específico do PHS!!
      O PMDB elegeu, em 2006, 1024 prefeitos e o PHS 17, portanto tratar os dois com o mesmo peso e as mesmas medidas para auferir índice de corrupção pelo número de cassados é um método tão simplista que chega a ser fraudulento, pois para que a tabela estivesse correta para os termos de comparação (média ponderada) o PHS teria que ter tido 15,5 dos seus prefeitos cassados, o que o colocaria entre o PR e o PPS e derrubaria o PMDB para abaixo do PMN, o que causaria uma total desarrumação na tabela.
      A ideia até que é boa, mas o método é uma fraude ao tratar de números absolutos como ponderados. O MCCE, se quiser ser sério, precisa contratar um matemático para arrumar os seus números.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação