Morreu Simón Díaz, autor de Caballo Viejo, a salsa mais gravada do mundo

A Venezuela vive dias nervosos. As manifestações contra a presidência de Maduro já ceifaram 5 vidas. Mas o maior golpe na auto estima venezuelana veio na quarta-feira (19), quando a ceifadora levou aquele que foi a mais popular figura do país, o cantor e compositor Simón Díaz.

simon

O talento de Díaz rompeu as bordas da Venezuela e espalhou-se pelo mundo: foi o artista venezuelano mais conhecido fora do país e o que mais arrebatou condecorações pelo seu trabalho.

Pela proeminência obtida, Díaz foi o único artista venezuelano a ser condecorado com a “Ordem do Libertador”, a mais alta condecoração da Venezuela.

Suas composições foram interpretadas por conhecidos artistas internacionais, como Mercedes Sosa, Manuel Serrat, Feliciano e Julio Iglesias.

diaz

O cineasta Pedro Almodóvar incluiu uma belíssima participação de Caetano Veloso em "A Flor do Meu Segredo", cantando uma belíssima toada de Simón: "Tonada de Luna Llena", que você pode apreciar abaixo, na voz do jovem e talentoso cantor venezuelano Erick Bolívar:

As populares toadas de Díaz também passearam pela dança contemporânea europeia: a coreógrafa alemã Pina Bausch, no seu espetáculo "Nur Du", que ainda roda a Europa, usou músicas dele.

Simón Díaz traduziu a alma venezuelana com doçura e simplicidade. Conseguia casar estrofes do cotidiano com melodias que tocavam fundo nos corações do seu povo.

Em 2008, em processo visível de Alzheimer, Díaz fez uma das suas últimas aparições públicas ao receber um Grammy honorário pelo conjunto da sua obra.

caric

Eu cursava engenharia mecânica em São Paulo (1977: lá se vão 37 anos!) quando vi a publicidade de um show de Simón Díaz na cidade. Fã das suas salsas, toadas, merengues e modas de viola andina, eu não poderia perder a oportunidade: tomei o trem com amigos e fomos pro gargarejo.

Foi assim que eu apreciei Símon Díaz cantando o seu maior e mais adorável sucesso: gravado em mais de 12 idiomas e com mais de 300 versões – inclusive mais de 10 para orquestras sinfônicas -, a magnifica salsa Caballo Viejo, uma beleza de letra e um assombro de ritmo.

"Cuando el amor llega asi desta manera
Uno no tiene la culpa
Quererse no tienne horários
Ni fecha en el calendario
Cuando las ganas se juntan"

fim

Viva Simón Díaz!!

Comentários

  1. Ismael Moraes23/02/2014, 20:55

    Deputado, vc esqueceu de dizer algo muito importante: da grande influência desse artista na obra e na interpretação de um dos mais fundamentais criadores da música popular brasileira - Jackson do Pandeiro, que, por sua vez, norteou a obra do também elementar Luiz Gonzaga e outros de tanta importância. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ismael. A postagem é uma rápida referência e não esgota o assunto. Obrigado pela lembrança.

      Excluir
  2. Francisco Marcio23/02/2014, 22:08

    Nao tem direito a: " que a terra lhe seja leve?!?"

    ResponderExcluir
  3. Wow, this post is good, my sister is analyzing such things, so I am
    going to let know her.

    My site; you could try this out

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação