Datafolha: Dilma cai em intenções de votos e cenário aponta 2° turno em 2014

O Datafolha publicou ontem (28) a acentuada queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff.

Hoje (29) a “Folha de S. Paulo” publicou a parte eleitoral da pesquisa, o que acendeu uma enorme luz vermelha no Planalto: a presidente Dilma Rousseff foi duramente afetada pelos eventos do “Levante de Junho”.

A queda da presidente anuncia, pela primeira vez, um 2° turno na eleição presidencial de 2014.

Abaixo um quadro comparativo com a pesquisa de dezembro de 2012, quando a presidente venceria a eleição em 1° turno e em 29.06, quando ela perdeu 24 pontos percentuais de intenção de voto:

Shot004

> Com Joaquim Barbosa

O Datafolha simulou um cenário no qual, além dos candidatos já postos, o presidente do STF Joaquim Barbosa , é incluído:

Shot009

> O ex-presidente Lula é a carta na manga do PT

Em outro cenário o Datafolha coloca o ex-presidente Lula como candidato do PT. Lula ganharia em 1° turno, pois os demais candidatos, incluindo Barbosa, somariam 43%, enquanto ele teria 45%:

Shot010

No cenário em que o presidente do STF é retirado da disputa, o ex-presidente Lula continua vencendo a eleição em 1° turno:

Shot011

Todas as perguntas foram estimuladas. O Datafolha entrevistou 4.717 pessoas, em todo o Brasil, nos dias 27 e 28 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

  1. Parsifal, o que achou da pesquisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou preparando uma postagem analítica sobre o assunto. A priori a pequisa remete uma preocupação ao Planalto. A queda da presidente pode ser apenas uma eventualidade do momento, ou uma tendência crônica. Nos dois casos o Planalto precisa redirecionar sua atividade política e providenciar carenagem eleitoral nos locais em que a queda foi mais acentuada (Sul e Sudeste).

      Excluir
  2. E as pesquisas pra governadores? Porque estão travando os resultados de pesquisas pra o governo do Pará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pré-candidatos a governo estaduais devem achar que ainda não é tempo de gastar dinheiro com pesquisas.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação