Penso e reflito, logo não posso ser padre

Shot011

Semana passada o padre Roberto Daniel, 48 anos, da prelazia de Bauru-SP, foi disciplinado pelo bispo Dom Caetano Ferrari, por fazer declarações afirmativas sobre a homoafetividade e o uso de contraceptivos.

A pena foi a mesma imposta, em 1616, pelo Santo Ofício, a Galileu Galilei, sob a acusação de heresia por defender o heliocentrismo: retratação.

Shot010

O padre Roberto, graduado em teologia e doutorado em ética pela universidade Ludwig-Maxilian de Munique, na Alemanha, não aceitou a pena e anunciou o afastamento dos ministérios sacerdotais.

Ao invés de manter dogmas que não foram inspiração do Espírito Santo e sim de evangelistas que traduziam a cultura de uma época, a Igreja Católica deveria se opor aos problemas sociais, à baixa remuneração dos professores, policiais e aposentados. Ao sistema carcerário desumano e ridículo...”. Pronunciou-se o “herege”.

Por posições similares o Frei Leonardo Boff, doutor em Filosofia e Teologia pela Universidade de Munique, atual professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e expoente da “Teologia da Libertação” no Brasil, foi condenado pela Congregação para a Doutrina da Fé, então dirigida por Joseph Ratzinger, o atual papa emérito Bento XV, a um ano de silêncio, em 1985.

Shot008

> Excomunhão

O Conselho Presbiteral Diocesano de Bauru não se fez de rogado: diante da atitude do padre Roberto, e para desencorajar a fila, foi ao extremo e o excomungou hoje (29).

"Ainda bem que não tem fogueira", comentou Roberto ao ser comunicado da excomunhão. Permito-me discordar dele. Claro que tem fogueira: ele acaba de ser incinerado.

Ao que se vê, a educação religiosa alemã tem rendido useiros e vezeiros de cismas. Lutero que o diga. Viva os que cismam! É sinal que há vida inteligente na Igreja Romana.

A pintura de Galileu é do pintor barroco Justus Sustermans.

Comentários

  1. Não sou católico, mas apóio a Igreja Romana nesse caso. Nem precisaria de excomunhão. Porque alguém insiste em fazer parte de uma instituição que é contra seus pensamentos? Ninguém é obrigado a fazer parte de algo que não acredita, pegue seu banquinho e saia de mansinho! Não precisa polemizar! É simples assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A excomunhão, sob a ótica da Igreja Romana, foi necessária, pois o afastamento unilateral do padre o manteria com os votos clericais e ele poderia retornar. Para cortar o mal pela raiz e tirar o incentivo dos que poderiam fazer coro com o padre, excomungá-lo foi uma medida correta do Conselho.
      Quanto a polemizar dentro da Igreja concordo plenamente com o padre Beto: ele desejava reformar e não há como fazer uma reforma sem estar dentro da Igreja. Lutero era membro prestigiado dentro da Igreja Romana e pensava diferente: não seguiu o seu conselho. Não pegou o seu banquinha e saiu de mansinho: ele cismou e reformou, fazendo o maior movimento de cisão que até hoje sofreu a Igreja Romana na sua história.
      Precisamos de mais luteros e a Igreja excomungou o padre Beto logo para que ele, e outros, não passem perto disso.

      Excluir
  2. Deputado, já leu o artigo de Reinaldo Azevedo sobre o assunto? Assino em baixo, foi perfeito nas suas colocações!

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/diocese-de-bauru-esta-de-parabens-excomungou-um-provocador-vulgar-travestido-de-padre-demorou-demais-a-igreja-precisa-ser-mais-rapida-nesses-casos/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre leio o Reinaldo, pois através dele podemos saber a quantas vão os pensamentos fundamentalistas e conservadores sobre o mundo. Na linda de ortodoxia dele ele está absolutamente correto. Como eu não sou ortodoxo e nem fundamentalista e desejo que a Igreja mude acho que o padre Beto está absolutamente correto. Foi com o desejo de mudança e não conformação com o status quo que Martinho Lutero criou as bases dos que hoje chamamos de evangélicos e que arrebatou quase metade dos seguidores da Igreja de Roma. E Lutero era um influente quadro da Igreja de Roma, portanto, precisamos de mais padres betos, embora Reinaldo, e a própria Igreja, ache que eles devam ser incinerados.

      Excluir
    2. Deputado há uma diferença gritante entre Lutero e o padre Beto. A prova disso está aí, os evangélicos. Você acha que o citado padre tem força suficiente para criar uma nova religião (ainda que Lutero não quisesse isso, foi o que aconteceu) e arrebatar grande parte de igreja católica? Os anseios de Lutero não iam de encontro às Sagradas Escrituras, os do padre em questão vão. Lutero sim, foi um reformador que não queria que a igreja mudasse, queria que a mesma voltasse "ao primeiro amor".

      Excluir
    3. Não me refiro a semelhanças de mérito e sim de atitude. Lutero cismou. Beto cisma, e outros antes deles o fizeram e foram mudando procedimentos. Lutero cismou por formas e dogmas nucleares da Igreja Romana. Outros depois dele têm cismado, idem, por dogmas nucleares. Não se pode dizer que a Igreja não mudou com a Reforma, ou que ela voltou. Lutero lançou as bases de uma nova Igreja e muitas que surgiram dai também estão muito longe do que ele imaginava.
      Claro que não se pode achar que os centenas de cismas atuais se aproximem do que o foi a Reforma, até porque eles são pulverizados. Mas vários ramos do catolicismo, inclusive prelazias papais, foram criados por cismas no seio da Igreja Romana. E esses cismas foram muito além das ordens e irmandades (que não deixam de ser cismas administrativos)que passaram a ter uma especie de "papa próprio", como é o caso da Companhia de Jesus, que passou mais de 100 anos com uma espécie de prelazia independente.
      O que a Igreja Romana precisa mesmo é de um novo Concílio onde várias questões possam ser discutidas com pessoas que pensem e reflitam, como aliás ocorreu nos dois concílios de Niceia em 325 e 787 e mais recentemente o Concílio Vaticano II, em 1961, ou perder-se-á, cada vez mais, membros, inclusive por conta do celibato. Eu mesmo, confesso-lhe, e já disse isso a D. Zico, poderia ter sido padre se o celibato não fosse um dogma ridículo e conveniente da Igreja Romana.

      Excluir
  3. A unica coisa que resta do CISMA de Lutero sao a maioria dos evangelicos que so fazem extorquir os pobres fieis .Reforma nem sempre melhora e as vezes ate piora.Frei Beto e outros de sua estirpe so fazem estimular homosexualismo, aborto e outros atos contra a natureza ,a familia e portanto contra DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Getúlio Theixeira30/04/2013, 21:12

    Deputado,
    Não sou católico, embora tenha nascido em família católica, como a maioria das pessoas da minha geração, e nem tão pouco evangélico, todavia, atribuo o crescimento da igreja protestante ao distanciamento, cada vez maior, do Vaticano em relação aos seus seguidores. Tenho a impressão que igreja e povo caminham em direções contrárias.

    Arrisco dizer que um dos motivos desse afastamento, traduzido na diminuição do número de fiéis, está na postura punitiva. A igreja católica não titubeia em condenar publicamente quem ousa questioná-la. Em vez de resgatar através do debate, prefere a punição sumária, parecendo que DEUS só tem como filhos, aqueles que mesmo discordando, concordam.

    Por outro lado, a igreja evangélica tem procurado adaptar-se aos valores de época, acompanhando as mudanças e os comportamentos sociais. A imagem predominante da evangélica, já não é da mulher de vestido abaixo dos joelhos e os homens vão a campo de futebol, ou seja, reconhecem a existência do "mundo".

    Mudar condutas, rever atitudes, quebrar paradigmas e até repensar os dogmas, são atitudes inerentes ao desenvolvimento do ser humano. E a igreja é feita de seres humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você e tenho debatido isso. Defendo a necessidade de um novo Concílio que, pelo menos, debata esses temas, mas a Santa Sé interessa o conservadorismo e dificilmente um papa que saia da atual inteligência da Santa Sé terá predisposição de convocar um Concílio amplo ou publicar uma encíclica que abra a discussão. Do primeiro Concílio de Niceia para o segundo foram 400 anos e do segundo para o Concílio do Vaticano foram 1200 anos. À cúpula da Igreja como está é ótimo.

      Excluir
  5. Esse Padre já foi excomungado tarde, se ele não concorda com os princípios da igreja não poderia fazer parte dela. Na verdade esses padres homossexuais são potenciais aliciadores de menores para praticarem seus atos.

    ResponderExcluir
  6. Ronaldo Gomes01/05/2013, 12:08

    Dogmas não podem ser vistos como perpétuos, afinal eles nasceram de um tempo e lugar, dentro de conjunturas humanas, com objetivos específicos. Não podemos creditar a Deus intolerâncias meramente humanas, ou corremos o risco de apequenarmos o Pai da Criação

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo Gomes01/05/2013, 12:09

    E deputado, sua sensibilidade é realmente admirável.

    ResponderExcluir
  8. Em tempo de fundamentalismos, o Padre Beto foi uma grata surpresa.Li na folha de são paulo que uma senhora ficou tão horrorizada com a hipocrisia e cinismo da Igreja Católica nesse episódio que simplesmente abandonou a religião.

    Em tempo: Uma vez, dep. Parsifal, o senhor disse aqui em seu blog que muitas pessoas deveriam dar uma oportunidade a Marco Feliciano, um tempo, para que ele pudesse mostrar o seu trabalho.

    Pois muito bem, dep. ele já está fazendo isso:

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/05/1271838-feliciano-pauta-projeto-que-propoe-legalizacao-da-cura-gay.shtml



    Lívia Marine

    ResponderExcluir
  9. Até onde eu sei, ele não comete crime algum, ao contrário dos ativistas (como vc por exemplo), ele está "propondo" e não querendo enfiar goela abaixo. Essa questão é ridícula, quer dizer então que se um gay quiser deixar de ser gay ele não pode procurar ajuda? É a famosa ditadura gay, se vc sair do armário, tem que ir até o fim, não pode voltar atrás.

    ResponderExcluir
  10. Você é burro, queridinho, apenas isso

    Mas por que então você não tenta dividir um pouco da sua burrice com o presidente do CFP?

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1112357-e-proibido-oferecer-cura-da-homossexualidade-diz-presidente-do-cfp.shtml


    Lívia Marine

    ResponderExcluir
  11. O CFP está sendo autoritário, ninguém pode ter seu direito cerceado em pedir ajuda, se ele não pedir ajuda a um psicólogo, é fácil, basta o psicólogo sendo pastor, atendê-lo como pastor e não como psicólogo, aí quero ver enquadrá-lo. Se tivermos que mudar o CFP vamos lá, uma legião de cristãos fazendo psicologia para podermos tomar posse da presidência do CFP, duvida que possamos fazer isso? Leia a história do cristianismo e verás que todas as vezes que fomos atacados, reagimos e crescemos. Você verá nas próximas eleições como a bancada católico-evangélica aumentará. O Brasil é um país conservador minha cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com base em quê você afirma que o CFP está sendo autoritário? Nos seus conhecimentos de Psicologia, por certo que não!

      A homossexualidade não é uma doença, por tanto não pode, nem nunca poderá ser "curada". Esse é o entendimento dos psicólogos, psiquiatras e da Organização Mundial da Saúde. Como eu disse antes, você é apenas burro...

      Uma legião de crentes fazendo Psicologia só pra tomar posse da presidência do CFP?

      Veja só, dep. Parsifal, como o nosso amigo comentarista pensa grande!

      Mas, descontada a sua megalomania, eu acho a ideia excelente, pois ignorância se combate assim mesmo, com conhecimento, e quanto mais evangélicos estudarem Psicologia (e História, e Antropologia, Sociologia, Engenharia, Serviço Social, Economia, etc) melhor para a sociedade.

      Em sociedades mais educadas, sujeitos como Feliciano, Edir Macedo e Malafaia não prosperam, muito menos fazem fortuna:

      http://www.forbes.com/sites/andersonantunes/2013/01/17/the-richest-pastors-in-brazil/


      Em sociedades mais educadas, há respeito às diferenças.
      Você leu direito? HÁ RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

      http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/conheca-os-14-paises-em-que-o-casamento-gay-foi-aprovado.html

      Até a África do Sul, com o seu terrível passado de segregação racial é mais avançada que o Brasil nesse caso



      Lívia Marine

      Excluir
    2. Como me chamou de burro, ou seja, me desrespeitou, não continuarei esse debate. Alguém que que se esconde atrás do nome de uma personagem que faz tráfico humano não pode ser levada a sério.

      Excluir
  12. Numa sociedade onde todos aqueles que acreditam em Deus, em seus principios, e na palavra são tidos como homofóbicos, fanáticos e fundamentalistas, não me assusta se daqui apouco eu for preso por pregar o que a Biblia Sagrada diz.

    Paises desenvolvidos e bem mais avançados que nós, é assim que chamam os paises que aceitam e aprovam casamento de pessoas do mesmo sexo? Maravilha, obrigado meu Senhor pois ainda sou um antiquado, atrasado e burro como chamaram uma pessoa que expressou sua opinião mais acima.

    É triste vermos a base chamada familia sendo lançada na lama desta forma, amigos, a Biblia Sagrada é a palavra de Deus, e os concilios, determinações e tolices inventadas pelas instituições religiosas como a igreja católica não vão acabar com a autoridade da palavra, nunca vão conseguir arrancar da palavra os versiculos que condenam tal prática.

    Jesus está voltando amigos, aceite-o antes...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação