Flagrei-me marejando os olhos essa manhã, ao saber da morte do professor Paulo Vanzolini, aos 89 anos, ontem (28) à noite, no Hospital Albert Einsten, em São Paulo.
Vanzolini era doutor em zoologia por Harvard e zoólogo da Universidade de São Paulo (USP). Foi um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo. Elevou o Museu de Zoologia da USP ao maior da América Latina.
Mas não foi como zoólogo que o Brasil o conheceu. Ele foi um dos maiores compositores da MPB. Seus sambas foram sucessos na voz de Chico Buarque, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e outros ases da MPB. Vanzolini foi um dos mais perfeitos tradutores dos comezinhos dramas da vida nacional.
Dentre todos os seus sucessos, como “Volta por cima” (um colosso interpretado por Noite Ilustrada), para mim o mais significativo foi “Ronda”, uma espécie de hino à boemia paulista, abaixo, na voz do também grande Jamelão:
Viva Paulo Vanzolini!
Com todo repeito e ao mesmo tempo parabenizando-o por justa homenagem póstuma ao Paulo Vanzolini penso que esta gravação de Ronda não é a original do velho Jamelão. Pode ser de Jamelão Neto que homenageia o saudoso mangueirense.
ResponderExcluirA postagem do vídeo no YouTube afirma ser Jamelão e a foto é dele. É possível que seja Jamelão Netto, mas a voz, se for, é idêntica à do grande. Vou tentar um contato com o pôster do YouTube para verificar.
Excluir