Sexta-feira da Paixão

Tudo aconteceu muito rápido para Jesus de Nazaré: em um só dia Ele foi julgado, condenado, martirizado, crucificado e sepultado. É esse martírio que os cristãos guardam hoje, denominado como Sexta-feira da Paixão, ou Sexta-feira Santa.

Shot001

Para os católicos, começa hoje começou ontem (28) o Tríduo pascal: o mais importante e significativo período do ano litúrgico.

Em muitas cidades do interior do Brasil, e de outros países, os católicos fazem hoje a “Procissão do Senhor Morto” (eu acreditava piamente que aquele corpo de louça em cima do andor era mesmo o “Senhor Morto”) e, desde ontem (nos meus tempos de criança tudo começava na quarta-feira) pratica-se a abstinência de consumir carne e praticar atividades recreativas. Alguns ainda jejuam.

Um bom filme para ver hoje é “A Paixão de Cristo”, de Mel Gibson, lançado, salvo engano meu, em 2004, sobre o qual eu teci os comentários aqui postados.

Se tiver tempo, pegue o filme na locadora. Ele vai fazer você pensar o quanto podemos ser tomados pela insensatez, o que nos leva à brutalidade.

Comentários

  1. Deputado, a justiça brasileira deveria se espelhar nesta rapidez. Não é justo se esperar mais de 30 anos para se ter uma decisão judicial em definitivo.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Parsifal, em verdade o Tríduo Pascal inicia na quinta-feira santa, na Missa do Lava Pés, e se estende até o sábado santo, quando ocorre a Vigília Pascal. Tríduo, como é de seu conhecimento, vem de três, e por isso são três dias: quinta, sexta e sábado. Com os cumprimentos, Ulisses Silva Maia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você está correto. O Tríduo começa na quinta-feira Santa e vai até o sábado de Aleluia. Escrevi a postagem na quinta-feira para publicação na sexta, por isso o "hoje" no texto que já está corrigido, graças a sua intervenção.
      Obrigado.

      Excluir
  3. Para os injustiçados, a justiça é expressa.
    Em Tucuruí, o conselheiro tutelar, Wanderley Dourado, foi num espaço de 48 horas,denunciado, de um estupro, investigado, denunciado ao juiz pelo ministério público e afastado pelo Juiz, sem nenhum direito a defesa.
    Cheira armação, um dia depois do afastamento do conselçheiro Wanderley, o líder do executivo, propôs na câmara municipal, benefícios aos conselheiros, o que foi aprovado no mesmo dia, abreviando o tramite de comissões, etc.
    Um conselheiro dos direitos da criança e do adolescente almoçou com a mãe e a "vítima!, imediatamente antes da efetivação da denuncia.
    Tudo cheira alguma armação, o Wanderley, peemedebista, candidato a vereador nas últimas eleições realmente incomodava. alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando me inteirar melhor do episódio. As informações que me chegaram até agora, todas, são versões que incriminam. O seu alerta de que poderia ser uma farsa é o primeiro que me chega.

      Excluir
  4. Deputado, vou apresentar indícios do que entendo como armação.
    1 - O denunciante é Roberto Modesto, o mesmo que na campanha de governo da Ana Juylia, criou um caso de polícia a favor do PSDB por causa de uma câmara que sumiu num comício.
    2 - O suposto abuso ocorreu no dia 15, sexta feira, no final do expediente, a suposta abusada queixou-se para funcionárias do conselho que só vieram revelar 4 dias depois, dia 20/3, uma vez que houve o final de semana e mais 2 dias de feriado municipal.
    3 - Roberto modesto, levou a acusada e a mãe para almoçar, no dia 20/03, enquanto a acusada esperava atendimento no caps.
    4 - A historia de vida do conselheiro Wanderley desautoriza imaginar outra coisa que não seja armação.
    5 - Está na prefeitura como assessor especial, Ademildo Medeiros, pessoa conhecida como dona de uma caixa de ferramentas de maldades inigualável.
    6 - O ex-conselheiro realmente incomodava com seu estilo questionador e denuncista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já conversei com pessoas em Tucuruí para dar assistência jurídica ao Wanderley. Também me custa crer que isso seja verdade, mas há um fato: ele responderá a um processo e deve ser defendido.

      Excluir
    2. Obrigado Deputado, eu nem conversei nada com o Wanderley, mas era isso mesmo que eu esperava do senhor, sou sua eleitora sempre.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação