Caminhando contra o vento, PMDB e PT formam bloco para disputar a Mesa da Alepa

Shot015

O PT e o PMDB anunciaram hoje (27) um bloco partidário com a finalidade de concorrer à presidência da Assembleia Legislativa do Pará. O bloco garante ao candidato do PMDB, deputado Martinho Carmona, 16 votos dos 41 existentes na empreita.

Iniciam-se, incontinenti, as conversas com os demais partidos na busca de compor a maioria necessária: 21 votos.

> Vencer é uma árdua tarefa

O bloco conta com a larga probabilidade de receber os votos dos deputados João Salame (PPS)¹ e Edmilson Rodrigues (PSOL): seriam, esses 18 sufrágios, a eventual linha de largada.

Para quem não conta com o fole do governo para incandescer a lenha, a lacuna de três votos para vencer a peleja será uma batalha digna dos doze trabalhos de Hércules, pois o fogaréu vai todo para o dorso do caldeirão do deputado José Megale (PSDB), o ungido pelo Palácio dos Despachos.

> De Roberto Carlos a Caetano Veloso

Eu até que tenho tentado, mas nunca tive o feliz fado de travar alguma batalha política com o calor do governo, por isso, minha trilha sonora nessas horas é aquela do rei: “se chorei ou se sorri o importante é que emoções eu vivi...”.

Mas, como nessa estamos a pé e descalços, acho que cai bem aquela do Caetano: “caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento, no sol de quase dezembro, eu vou...”.

Shot002

¹ Há indícios que, através de um golpe regimental, o presidente da Alepa estaria considerando marcar a eleição para janeiro, quando o deputado João Salame não mais estaria na Casa, sendo substituído por um deputado governista: Martinho Carmona perderia um voto que poderia lhe custar a vitória. Abordarei esse assunto oportunamente.

Comentários

  1. Discordo Deputado, essa dupla PMDB e PT nunca caminharão sem lenço e documento, os eleitores do Pará trarão todos os lenços e documentos existentes.
    A dupla pode não ter o calor do governo, mas tem o calor do eleitorado.
    Essa tucanalha está com dias contados.

    ResponderExcluir
  2. Chega de barbalhidade, chega de liberalidade, o Jatene já devia desde já colocar para fora estes afilhados que estão com cargos no Governo que pertençam ao PMDB, inclusive Secretarios. Quero ver se com a ALEPA conquistada o PMDB terá estes milhares de cargos que o Jatene dá ao PMDB? Jatene abrfe o olho e coloca estes fariseus barbalhistas todos no olho da rua. Barco furado, bem carregado! Deputado, acho que tudo isto é por causa da grande derrota do PMDB sendo que a sua grande derrota foi a do Helder em Ananindeua que somente é lembrado por fazer o Baile das Flores e o casamento comunitário pelo povo de Ananindeua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Portal do Governo do Pará há um link onde podem ser deixadas perguntas e sugestões ao governador do Estado. Creio que ele não lê, mas, de repente, a sua sugestão pode chegar até ele.
      O prefeito Helder também tem um blog. Também creio que ele não lê os comentários daqui. Pelos mesmos motivos acima, sugiro-lhe que, também, diga isso a ele lá.

      Excluir
    2. Sabe aquele tapa na cara??? hahahaha
      Meu caro amigo, vc está aumentando cada vez mais a sua sagacidade!!!

      Excluir
  3. Náo podemos esquecer do PDT e do PV que com certeze estão com os corações maguados com o desgoverno Jatene é só correr atráz para chegar na frente, vamos que juntos chegaremos lá

    ResponderExcluir
  4. Minha anilese como simples espectador da eleição da ALEPA:
    Eleições da ALEPA: José Megale sai com 17 votos(PSDB,DEM,PSD,PSB,PSC,PTB,PMN e PP), MartinhoCarmona sai com 16 votos(PT e PMDB). Megale tem 3 Deputados mais dos não "declarados" que tende a votar nele, Junior Hage, Raimundo Santos e Pastor Divino. Carmona também possui 3 Deputados mais propensos a votar nele: Eliel Faustino, Pio X e Edmilson (sendo este tem problemas para explicar no PSOL e seus militantes como vai votar no candidato de Jader Barbalho). Gabriel Guerreiro do PV e um mistério, mas creio que deverá votar em Megale, pelas benesses do governo do Estado.A questão do PPS, se a eleição for em 2012, @joaosalameneto deve votar em Carmona, se for em 2013 o suplente deve votar em Megale.ou Seja a eleição tem um favorito #JoséMegale, mas não estar definida, ainda pode surgi um acordo de chapa única!

    ResponderExcluir
  5. Santo forte este do Carmona. Domingos Juvenil lhe passou a perna em
    2008, com as bençãos do Jader. Agora vai pegar a presidência de bandeja. A Igreja Quadrangular pode fazer o presidente da Assembléia Legislativa e da Câmara de Belém, com os pastores Carmona e Paulo Queiroz. Vigiai e Orai para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca (Mateus 26:41).

    ResponderExcluir
  6. Deputado, se o PMDB ganhar a ALEPA o partido vai entregar os cargos que ocupa no Governo tucano? Pergunto isto porque o PMDB traiu a Ana Julia e não entregou cargo nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível trair quando as posições são claras. O deputado Carmona não é candidato escondido. A Ana Júlia sabia a posição do PMDB pois eu falava isso da tribuna todos os dias. Quem nomeia e exonera no governo é o governador e não o PMDB. Se ele entender que deve exonerar as indicações do PMDB porque o partido resolveu, claramente, ter candidato ele está à vontade para isso.

      Excluir
  7. Aí meu Deus, essa história de golpe me dá medo. Falae sério deputado, não me deixe nervosa.

    ResponderExcluir
  8. Ronaldo Gomes27/11/2012, 19:09

    Será um belo prelúdio do por vir... Helder Barbalho e Cláudio Puty!!!! já pensou essa chapa em 2014????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mais o Puty não terá a grana e poder do Governo da Ana Julia para se eleger. Quanto ao Barbalho pelo que fez em Ananindeua não será eleito nem sindico de edificio.

      Excluir
    2. Ronaldo Gomes28/11/2012, 18:52

      Foi o mais jovem e mais bem votado vereador da história de Ananindeua, foi o mais jovem e bem votado deputado estadual do Pará, foi o mais jovem prefeito de Ananindeua por dois mandatos consecutivos, esqueci algo??? Amigo, nesses tantos anos de eleições diretas pouquissímos fizeram sucessores. Quanto ao Puty é uma jovem liderança ptista que tem balançado, positivamente o congresso nacional, além de todo o histórico da militância ptista, que não é mole não. Pense esses dois "guris" de mangas arregaçadas em campanha por esse Parazão.

      Excluir
  9. Deputado, pelo que vejo o PMDB está botando as unhas para fora! Penso que a sorte do PMDB é que o Jatene não é rancoroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PMDB nunca esconde as unhas. Jamais abrimos mão da independência partidária e não aceitamos ser sublegenda de governo: somos aliados e não subalternos. O PT, a nível nacional, já entendeu isso e entrega, em janeiro, a presidência da Câmara Federal e do Senado Federal para o PMDB.
      Todavia, o PSDB deseja que os partidos aliados o sigam até na nomeação do Arcebispo de Belém, de preferência que esse bispo seja do PSDB, pois com o acúmulo de poder poderá subjugar seus aliados e lhes administrar oxigênio em doses homeopáticas: o PMDB até cai na luta, mas não se deixa matar por asfixia.
      O PMDB também não é rancoroso. Se o fosse, não teria se oposto ao governo da Ana Júlia para viabilizar a candidatura e a vitória do Jatene, pois as lembranças da "União pelo Pará" eram as piores possíveis.

      Excluir
  10. Deputado Parsifal,

    Fico um pouco estupefado com a decisão partidaria do PMDB de escolher o Martinho Carmona para a Presidencia da Alepa. Infelizmente as peças do xadrez da política o favorece para esta empreitada, que diga o grande capital político do fiéis que o seguem. O grande problema é que o Deputado Carmona levanta a bandeira da independência pessoal e conjuga o rito: "A mateus primeiro os teus". Será que o Partido não ficará em maus lençõis com esta escolha? Não esqueçamos que agora a Região Metropolitana de Belém está polarizada pelo PSDB. Acredito que precisamos rever está opção para a Presidência, isso não é bom Deputado Parsifal. Talvez alguns detalhes da atuação do Carmona na PARATUR possa delimitar algum diagnóstico para que se revejam alguns conceitos desta escolha.
    Agradeço pela sua gentileza hojé no plenário, repercutiu muito bem entre os colegas da POLICIA JUDICIARIA DO ESTADO DO PARÁ a sua atenção. Obrigado!

    ARTHUR CEZAR ANAISSI DE MORAES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tive a pretensão de disputar a presidência da Alepa. O deputado Carmona, com a minha posição de não querer, é o candidato natural, pois tem um bom recall dos deputados quando ele foi presidente.

      Excluir
    2. Deputado,

      Não existe acordo entre homens e leões. O homem, em conformidade com seu processo evolutivo, caminha pra frente, caso contrario seria caranguejo, mesmo eu tendo dúvida sem caminha para o lado ou pra trás! Pela sua liderança, caro deputado, o senhor não tem nada de caranguejo. Por que não a Presidência da ALEPA?

      A. Anaissi

      Excluir
    3. Porque não tenho vontade e nem motivação para tal. Não quero que o meu tempo topo seja tomado pela atividade política e a presidência da Alepa toma o tempo de quem a ocupa 24 horas por dia.
      Detesto paletó e gravata: a minha concessão ao traje se resume às sessões da Casa. Detesto solenidades, salamaleques, plumas e paetês e o presidente da Alepa tem que fazer isso todos os dias.
      Prefiro armar o palco e ficar vigiando, embaixo dele, para ver se ninguém vai serrar uma pernamanca, ou, se serrar, aparar os amigos que caírem dele, pois isso tudo eu posso fazer de bermuda e camiseta.

      Excluir
  11. e recomeça o jogo....como na novela de tom clancy "a soma de todos os medos"...procurar os amigos certos do outro lado das linhas adversárias....mesmo aqueles que foram desafetos recentes parecem ser a melhor opção de reconstrução do muito perdido.....no pleito passado..............aaj.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns aos bravos deputados do PMDB que não se curvam diante das migalhas que a tucanalha do governo pensa em deixar para seus "aliados". Já passou da hora de confrontarmos essa pecha de corruptos e fisiologistas que querem nos impor. Queremos espaço sim , mas para propor idéias e ações que melhorem a realidade sofrida de nossa gente. Os tucanos agem como aquele malandro, que ao cometer seus delitos, sai gritando "pega ladrão" para confundir e desviar o foco das suas ilicitudes!!! Chega de perseguição!!! Vamos nos unir ao povo e começar a trabalhar pro Hélder 2014!!! E se cairmos, tenha certeza que cairemos de pé!!!

    ResponderExcluir
  13. Só lhe digo uma coisa deputado o governador Simão Jatene não é Ana Júlia. Dois trovões não caem no mesmo lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho medo da Ana Júlia, não tenho medo do Jatene (e continuo preferindo o Jatene à Ana Júlia: sem comparação), não tenho medo de governadores e não tenho medo de trovão.
      Não tenho medo de ganhar, não tenho medo de perder.
      Resumindo: não tenho medo.
      Aliás, há uma exceção: tremo nas bases quando a Dona Ann me chama de Parsifal, pois é sinal que o tempo vai fechar pro meu lado. Aí, eu tenho medo até de trovão.

      Excluir
    2. Deputado Parsifal,

      Se eu não tivesse esse sentimento comigo, jamais eu teria concluido meu curso de Operções Especiais do Grupo de Pronto Emprego (GPE/PCPA), na verdade foram 35 dias de horror. Ter medo é natural do ser humano, não seja tão destemido assim!

      Arthur Anaissi

      Excluir
    3. Dizer que não tem medo é uma forma de exprimir que você tem a capacidade de controlar os seus medos, pois o medo é inato no ser humano.
      Desde cedo aprendi a controlar os meus medos, pois da forma e no ambiente em que fui criado, ou eu controlava os medos ou não saia no quintal, pois o nosso quintal, que era a floresta, era cheio de lobisomens, matinta pereira, saci pererê, curupira e todos as demais crendices da época e, pior, no quarto tinha o bicho papão embaixo da rede.
      Eu nem tomaria banho, pois no rio tinha a cobra grande, a pirara e a mãe d'água.
      Como eu disse aí acima, o único medo que eu não consegui controlar até hoje foi o da patroa. Quando ela me chama às falas eu vou tremendo.

      Excluir
  14. e do Dr jardi?

    ele te deu o mandato(sacando aquele apedeuta do anaice,um scroque de deputado) e tira tambem.

    ou porque fostes pra baixo da saia do pmdb ,qdo antes eras um ferrenho critico do mesmo rsrs

    és muito engraçado Parsifal.

    Ilário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me deu um mandato foram os meus eleitores e os meus próprios méritos. Tente achar o Jader para lhe dar um mandato e veja se você pelo menos, consegue cehgar até ele. O Papa não faz cardeais a esmo, meu caro, ele escolhe quem consegue reunir méritos suficientes para o principado da Igreja.
      Eu não moro embaixo da saia de ninguém e tenho liberdade para fazer a minhas escolhas.
      Agradeço-lhe o elogio final (eu ser engraçado), pois disse Shakespeare, em "Sonhos de uma noite de verão", que a arte de fazer rir é um dom raro, já que é muito fácil fazer chorar.

      Excluir
  15. Deputado Parsifal Pontes, segundo afirmam experientes observadores da política paraense, o Deputado Eliel Faustino é vinculado politicamente ao Senador Jáder Barbalho, inclusive com laços estreitos de amizade.

    PERGUNTO A VOSSA EXCELÊNCIA:

    O fato do Senhor não ter relacionado o Deputado Eliel Faustino entre as prováveis adesões à candidatura do presidenciável do PMDB, Deputado Martinho Carmona, implica uma dissensão deste Parlamentar à Líderança do Senador Jáder Barbalho?

    Aguardo, ansiosa, a sua resposta!

    ResponderExcluir
  16. Falas bem do Jatene pois tua esposa não é secretaria do governo dele, e hoje ela não está como os outros: com sua secretaria desidratada. tua íra no governo Juju era essa: Ver a Paratur sem verba pra manobras que fariam com que pudesses manter teu curral eleitoral lá na região do lago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha reserva com qualquer governo é não cumprir com o que se estabeleceu na coalizão.
      Não dependo de cargo algum para falar com os meus eleitores e lhe pedir votos. Não tenho curral eleitoral pois meus eleitores não são bois e sim pessoas inteligentes que têm a liberdade de escolher quem quiserem para lhes representar.
      Critico quem eu achar que deva ser criticado e elogia que eu acho que deve ser elogiado independente de qualquer relação de dependência fisiológica.
      Digo, e repito sempre: posso ser aliado de qualquer um, mas jamais serei vassalo de ninguém. Respeito quem me respeita.
      Não se engane comigo e nem me tire as medidas com alguma régua quebrada que você possa ter na mãos.

      Excluir
  17. e enquanto isso vossa excelência chefiado por Jader Barbalho vai levando a manada de pemdbistas para um lado e para outro conforme o melhor para vcs né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em toda instituição, inclusive na mais original e celular delas, a família, os responsáveis pelo grupo sempre procuram o que é melhor. Essa é a eterna luta do ser humano. E você age exatamente assim: sempre busca o que é melhor para você e para os que você ama.
      Aliás, esse princípio é um dos 5 artigos originais da Constituição Norte-americana: o homem tem direito à busca da felicidade.
      O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) tem uma PEC que modifica o art. 6o. da nossa Carta, para inserir, a exemplo da Carta dos EUA, que o brasileiro tem direito à buscar a sua felicidade.
      É isso que todo brasileiro faz, aliás, quando vota: acredita que aquela pessoa em quem ele votou, o ajudará a alcançar felicidade. É certo que muitos não correspondem, mas tem uma solução. Não vote mais em quem lhe decepcionou e assim os políticos vão sendo depurados.

      Excluir
  18. Ainda pode existir chapa única?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode. Tudo é possível no Parlamento. Mas queremos que essa chapa única seja com o deputado Carmona na presidência.

      Excluir
  19. Deputado, onde voces vão colocar esta gente do PMDB que esta mamando no Governo tucano caso voces traiam o Governador Jatene? Como podem votar contra se comem no mesmo prato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro-lhe que mude o verbo. Trair significa enganar. Declarei, da tribuna Alepa, com o líder do PSDB e o líder do governo presentes, que o PMDB lançava naquele momento um candidato a presidente da Casa. Até porque não é possível haver um candidato secreto.
      O PMDB jamais fez compromisso com o Jatene de apoiar o candidato do PSDB no segundo biênio e desde que fizemos o compromisso com ele de apoiar o deputado Pioneiro no primeiro biênio (o que cumprimos) deixamos claro que não abriríamos mão de disputar o segundo, como estamos fazendo agora.
      Não comemos no prato de ninguém, pois não somos vassalos de quem quer que seja. Somos aliados e não subalternos. Ser aliado não significa fazer as vontades partidárias de ninguém e sim compor com o governo sempre que estejam presentes questões de estado.
      Eleição de Mesa não é questão de Estado e sim alcance de espaço partidário: o PSDB busca o seu espaço e o PMDB busca o dele. Até porque, se um subjugar o outro não mais existirá relação de aliança, mas de submissão e o PMDB não se submete a ninguém.
      Quanto às pessoas que ocupam cargos de confiança no governo em função de uma aliança, elas sabem que esses cargos são políticos e eventuais e que podem dormir com eles e acordar sem eles.
      Quem quer permanecer em um cargo público e se aposentar nele, estuda e faz concurso público, que é a única forma de ter estabilidade funcional.
      Cargos são consequência de alianças e não elementos de manutenção delas. O PMDB tem tutano suficiente para continuar sua trajetória, que mantem há mais de 50 anos, inclusive lutando contra a ditadura militar, e de peito aberto. Nós não fomos forjados em fogo brando e não chegamos onde estamos nos submetendo a ninguém: cavamos o nosso lugar e o povo brasileiro nos mantém como o maior partido do Brasil exatamente por isso: ninguém nos submete.

      Excluir
    2. Deputado Parsifal, comungo da contextualização política da sua resposta, haja vista que num governo de coalizão de forças, a exemplo do governo Jatene, a imposição aos aliados da concentração do poder, por si só, descaracteriza a legitimidade democrática, descorporifica a idéia democrática de um tratado de aliança, cujo casamento há de comungar não só a união e a efetiva mobilização de forças, mas, essencialmente, a comunhão de poder, sem o que não deixa de ser uma aliança assaz e enganadora.

      Excluir
    3. Retificação do texto: aliança assaz enganadora.

      Excluir
  20. "quarta-feira, 28 de novembro de 2012

    Bastidores da Alepa

    A campanha para a presidência da Alepa está embaralhada. Hoje, Edmilson Rodrigues(PSOL) manifestou posição desconcertante: disse que não apoia qualquer candidato e pode até se lançar na disputa, como forma de protesto. Do que se deduz que, no mínimo, poderá se abster do voto, para marcar posição.

    A revelação surpreendeu, porque desde o início se dava como certo seu apoio à chapa de Martinho Carmona.

    As negociações estão intensas. O presidente da Alepa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), conversou longamente hoje com o líder do PMDB, deputado Parsifal Pontes, enquanto no plenário os presidenciáveis se alternavam em rodinhas ao pé do ouvido.

    José Megale computa o apoio do PSDB (5) DEM(2), PP(1), PRB(1), PSC(1), PMN(1), PTB(2), PSB(2) e PSD(3), somando 18 votos.

    Martinho Carmona tem os votos do PMDB(8), PT(8) e, se a eleição for ainda este ano, 1 de João Salame, do PPS, o que lhe garante 17 votos.

    Se a eleição for até 1º de fevereiro de 2013, como o Regimento Interno permite, o cenário pode mudar. O atual vereador de Belém Augusto Pantoja(PPS) assume o mandato de deputado e poderá votar em Megale.

    Acontece que os votos de Gabriel Guerreiro (PV), Pio X (PDT), Raimundo Santos (PEN), Eliel Faustino e Júnior Hage (PR) são incógnitas. E há um desconforto na base aliada. O governador Simão Jatene tem conversado individualmente com os deputados no palácio, sondando posições e cobrando fidelidade, mas eles reclamam do tratamento que recebem, que nada difere do dispensado à oposição e, às vezes, é até pior. Entre as queixas, a liberação de emendas, a pouca cordialidade nas secretarias e a falta de um canal político. A Casa Civil, tradicionalmente com essa atribuição, quando procurada, retruca que é técnica. E a insatisfação aumenta. Jatene alega que, quando nomeou Zenaldo Coutinho articulador, foi um deus-nos-acuda entre os demais líderes do PSDB, que se sentiram desprestigiados. Mas o sentimento é que, do jeito que está, a coisa só se agrava.

    Outra questão é a hegemonia tucana, que está alarmando os outros partidos. Com o governo do Estado, a capital e os dois maiores colégios eleitorais do Pará, além de tantas outras prefeituras – e as que ainda irão aderir até 2014 -, a Alepa sob o controle do PSDB está desenhando um cenário assustador para os que temem dificuldades na reeleição.

    Nessa esteira, o nome do deputado Márcio Miranda(DEM), líder do Governo, vem sendo trabalhado discretamente como uma alternativa para compor chapa única.

    Postado por Franssinete Florenzano às 17:15".

    Deputado são do seu conhecimento a manifestação do Deputado Edmilson Rodrigues e a suposta articulação da chapa única encabeçada pelo Líder do Governo, Deputado Márcio Miranda (DEM)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até um minuto antes da eleição é possível que surjam mais coisas do que sonha a nossa vã filosofia. Jamais contamos com o voto do deputado Edmílson como contado. Temos a expectativa de convencê-lo apenas e, sabemos que, se ele se decidir a votar em um dos dois candidatos postos, não será no candidato do governo.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação