The Economist: Eduardo Campos (PSB) ameaça reeleição de Dilma Rousseff

A "The Economist" dessa semana faz uma elegia ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), sugerindo que ele se apresenta como uma "possível ameaça à reeleição" da presidente Dilma, creditando-lhe o potencial à bem sucedida política industrial implantada em Pernambuco.

> Processo sensível de industrialização de Pernambuco

Desde 2007, quando Campos inaugurou o seu primeiro mandato, o setor industrial, que contribuía com 20% na economia interna, passou a significar 25% e as projeções indicam que o setor responderá por 30% em 2015.

"A Fiat está prestes a começar o funcionamento de uma fábrica ao lado da principal estrada no norte de Recife. Fábricas de comida, roupas e calçados estão chegando ao interior pobre do Estado", afirma a “The Economist”.

> Falta de novos quadros no PT e PSDB e contrastes

A “The Economist” observa que a evidência de Campos se dá devido à "falta de novos quadros" no PT e PSDB, os dois partidos que protagonizam a política nacional nos últimos 18 anos.

Não obstante, acusa que “ao lado dos residenciais opulentos construídos diante das suas praias ornadas com palmeiras, Recife tem 600 favelas e as suas lagoas são fétidas com esgoto sem tratamento".

Esse não é um retrato apenas de Recife ou de Pernambuco e sim consequência de um modelo que o Brasil adota: as administrações optam por construir pirâmides em negligência de prover a urbe com as básicas necessidades humanas, o que puxa os IDHs para baixo.

> PSB vem crescendo mais que outros partidos

O PSB experimenta um crescimento médio maior que todos os demais partidos do Brasil e nessas eleições municipais de 2012 tornou-se a quinta força partidária da República: Eduardo Campos capitaneia isso e, com certeza, não deixa de acalentar um projeto de presidir a República.

Comentários

  1. Faltou analisar que Dilma tem direito a reeleição e Lula pode ser candidato, esqueceu ainda de citar que a industrialização de Pernambuco aconteceu pelo apoio decisivo de Lula, outra coisa o PT tem candidato a presidente pelo menos por doze anos. Isso se o Campos se atrever a ser candidato, tudo isso não passa de plantação de noticia para os próximos pleitos, pois esperava-se que o PT saísse fragilizado dessa eleição, o que não aconteceu. Se o governo federal tirar o apoio que dar a Pernambuco a moral do governador cai e muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não usaria o termo "plantação de notícia" pois os fatos narrados, independente da gênese, são verdadeiros. Creio que o termo "análise equivocada" seria mais acertado para fundamentar a sua ótica.

      Excluir
    2. Aceito sua sugestão, porém o que está acontecendo é uma manobra para criar um adversário para o PT de qualquer forma, pois Serra está afundando em SP e Aécio não decola, inclusive fez uma manobra arriscada em BH, onde fortaleceu o Campos.
      Em politica não se duvida de nada, mas se a eleição fosse hoje, dificilmente Campos aceitaria ser vice de Aécio, pois tem mais cacife que o tucano e o contrario seria demais para as vaidades do mineiro.
      Esse arranjo todo é para conseguir um candidato de oposição, pois o PT tem dois grandes candidatos bem avaliados pela maioria dos brasileiros, só esperando a hora chegar.Isso se o pernambucano romper com o PT, aí só vai sobrar o Joaquim Barbosa, se a sua popularidade artificial resistir até lá.

      Excluir
  2. Todos falam em Eduardo Campos como o grande vencedor das eleições de 2012. Há fundamentos para tais análises. Entretanto, ninguém, até aqui, falou da emergência de um novo ator partidário - PSD - que ganhou mais de 400 prefeituras, partindo do zero. A toda evidência, o PSD é um dos vencedores da eleição de 2012 - e digo isso muito à vontade porque jamais ingressaria no referido
    partido ou votaria nos candidatos do PSD (que nada tem a ver com o antigo PSD de JK).

    Outro dado: Eduardo Campos é venerado no Recife (e Pernambuco), mas aqui ao lado, no Ceará, ninguém fala no ilustre político, então vamos devagar com o andor porque o santo é de barro (ou tem os pés de barro; o recifense é bairrista e é improvável que o Brasil se deixe contaminar por essa onda eduardista).

    ResponderExcluir
  3. Só tem de combinar com o povo brasileiro, ai dá certo.

    ResponderExcluir
  4. Os petistas estão mais uma vez perdendo. Pois os lulistas ao incentivarem a dupla Aécio/Campos para 2014, mais do ameaça Dilma, deixa claro que só Lula pode vencer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação