Sobre a tal pesquisa do Vox Populi

Shot001

Recebi vários e-mails perguntando o porquê de eu não ter publicado uma pesquisa do Vox Populi cujos resultados colocariam Edmilson Rodrigues na frente de Zenaldo Coutinho.

Perdoem-me, mas não posso publicar boatos que configurem crime eleitoral, que é o caso de lavrar resultados de pesquisas na base do “ouvi dizer”.

Há uma pesquisa do Vox Populi, contratada pela Delta Publicidade S.A e registrada no TSE sob o nº 00339/2012, cujo campo ocorreria nos dias 23 e 24.10, com data prevista de divulgação para o dia 24.10. O fato, todavia, encerra aí.

> Contratante não é obrigado a publicar porque registrou

O contratante não é obrigado a publicar a pesquisa e, em não publicando, não está obrigado a entregar os resultados a quem quer que seja, nem mesmo à Justiça Eleitoral.

É lógico que nas circunstâncias em que isso ocorre faz-se pasto fértil para especulações, todas em desfavor do candidato que, em tese, teria a simpatia do veículo de comunicação do contratante da pesquisa.

As especulações, todavia, pertencem ao vento, desde que lavrar palpites com percentuais fechados, porque “fontes fidedignas” assim informaram, é algo temerário para quem assina a lavra.

Fiquem certos de que, como sempre tenho feito, no momento em que houver fonte legal e legítima (o contratante) os números da pesquisa aqui serão postados.

Comentários

  1. O Diário não vai deixar passar batido. No minimo irá comentar a opção do concorrente/inimigo figadal. E a assim caminha a humanidade.
    Dá-lhe Diário

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! você esta sendo ético e responsavel.

    ResponderExcluir
  3. Só falta o senhor dizer que a pesquisa não existe. Se isso é ser ético e responsável prefiro não comentar.
    Deixa pra lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo escrito de agora em diante, precaução e caldo de galinha faz o mau ou o mal!

      Excluir
    2. 18:26,

      É claro que a pesquisa existe, pois aí estão os dados do registro. Mas o fato de ela existir não me autoriza a imaginar um resultado e publicar aqui, alegando que posso fazer isso porque quem contratou não pesquisou.

      Excluir
  4. Parsifal, o Blog do Ronaldo Brasiliense publicou o seguinte:
    BAIXARIA NA CAMPANHA:TURMA DE EDMILSON DIVULGA PESQUISA FALSA PDF Imprimir E-mail
    Postado por Ronaldo Brasiliense
    Qui, 25 de Outubro de 2012 20:26

    Bateu o desespero na campanha do candidato Edmilson Rodrigues (PSOL), que está a 150 mil votos atrás de Zenaldo Coutinho, segundo as últimas pesquisas eleitorais registradas publicadas em Belém. Além de divulgarem uma pesquisa falsa do Instituto Vox Populi, falsificaram também uma capa do jornal O Liberal (leia a nota abaixo). Na última pesquisa Vox Populi registrada em Belém, Zenaldo aparecia com 57% contra 43% para Edmilson, na pesquisa com os votos válidos, descartados os votos brancos e nulos.



    Nota oficial das Organizações Romulo Maiorana, que edita o jornal O Liberal

    As pesquisas eleitorais veiculadas nas redes sociais e atribuídas ao Vox Populi durante esta quinta-feira (25) não são verdadeiras. A gerente de Negócios do instituto de pesquisas, Marlene Marzinetti, esclarece que 'não existe resultado desta pesquisa, ainda, simplesmente porque o trabalho encontra-se em curso, razão por que, não há, de nossa parte, qualquer informação que possa dar origem a esses rumores'.

    A gerente de Negócios do instituto de pesquisas, Marlene Marzinetti, esclarece que 'não existe resultado desta pesquisa, ainda, simplesmente porque o trabalho encontra-se em curso, razão por que, não há, de nossa parte, qualquer informação

    A responsabilidade do registro de pesquisa eleitoral é do Instituto Vox Populi. Obedecendo a legislação, a publicação do material deve ser realizada em um prazo mínimo de cinco dias após a data do registro.

    'Qualquer pessoa pode verificar no registro desta pesquisa que a nossa coleta de dados aconteceu entre os dias 23 e 24 deste mês, e nesta quinta estamos realizando os procedimentos de controle de qualidade e entrada de dados', explicou Marlene.

    A segunda pesquisa de intenções de voto contratada pela Delta Publicidade S/A (jornal O LIBERAL), junto ao Vox Populi, será publicada na edição deste domingo (

    ResponderExcluir
  5. O Zenaldo teve uma queda clara, basta observar a mudança na campanha do Zenaldo, creio q deva se reflexo dos debates e da entrada publica dos apoios de LULA e DILMA.

    ResponderExcluir
  6. De duas, uma. Se a pesquisa favorecesse o candidato apoiado pelas organizações RM/Delta publicidade, que até os mendigos do ver-o-peso sabem que é o zenaldo, já estaria estampado na primeira página de seus periódicos de hoje. Contudo, penso que pela primeira realizaram tal pesquisa na periferia de Belém.

    ResponderExcluir
  7. A ORM vem alternando pesquisas, Ibope e Vox Populli. Conforme o site do TSE, tem 5 pesquisas protocoladas, uma do Ipesp, duas do ibope, uma da doxa e uma do vox populi, sendo que do vox populi foi protocolada no dia 19 com data prevista para divulgacao para o dia 24, e a do ibope protocoladas nos dias 22 e 23, como a ultima pesquisa publicada pela ORM foi do IBOPE, nesta quarta feira era para ter saído a pesquisa do Vox Populi e no sabado sairia a do Ibope, fechando assim o ciclo. Creio eu que por problemas "tecnicos" do Vox Populi não foi possivel concluir a pesquisa a tempo, e não foi divulgada pela ORM, entao sairao no sabado as pesquisas do Ibope e Vox Populi. A Manchete do O Liberal vai ser a seguinte em letras garrafais, na edição de domingo que por volta das 15h de sabado ja estarao nas ruas. Pesquisas apontam empate técnico para a prefitura de Belem, embaixo, em letras minúsculas, bem apagadas, aparecerão os percentuais dos candidatos, Edmilson 52% e Zenaldo 48%.

    ResponderExcluir
  8. muito estranho nao ter sido divulgada msm...e da p perceber q as propagandas do zenaldo mudaram, estao atacando a administracao passada do edmilson...o zenaldo caiu sim...é o q tudo indica...

    ResponderExcluir
  9. Promocao Tanque Cheio. Como fazer para abastecer o tanque do seu carro? Basta levar o titulo de eleitor, Rg e Cpf a um posto conveniado e depois sair com uma bandeirinha amarela e um adesivo. Pronto! É só comorar! Oh loco meu!

    ResponderExcluir
  10. NOTÍCIAS VEICULADAS NO BLOG DO BACANA: 25 DE OUTUBRO

    1ª notícia:

    "Especulação"

    Publicado por Marcelo Bacana em Eleições 2012.

    "Segundo o assessor do TRE Bernardino, não existe resultado algum da pesquisa do Vox Populi que daria 52% para Ed e 48% para o Z, como as redes sociais estão divulgando.

    Ou seja, é só especulação.".


    2ª notícia:

    "Procura"

    Publicado por Marcelo Bacana em Eleições 2012.

    "Paulo Rocha, Everaldinho Martins e Panzera procuram Priante para que ele declare apoio a Ed.".


    OPINIÃO DE UM ELEITOR LEIGO EM ANÁLISES À ADESÕES DE LIDERANÇAS POLÍTICAS E SEUS EFEITOS NA DEFINIÇÃO DO VOTO DO ELEITOR:

    Penso que a transferência do voto é possível, porém, esse fenômeno se restringe a pouquíssimos líderes populistas, que consolidam ao longo da sua trajetória eleitoral e político-partidária "currais eleitorais", nos quais o voto ainda é de "cabresto" e o eleitor massa de manobra. Vida de gado.

    Deputado Parsifal Pontes, ficarei feliz - desde já lhe agradeço - manifestação acerca desse poder de manipulação do voto, de uma liderança em favor de outra. O apoio do Priante - caso consumado - pode definir, nessa reta final, o pleito em favor do Edmilson? Qual sua avaliação e opinião nas duas situações?









    ResponderExcluir
  11. PESQUISA UM ETERNO COMPLICADOR, EU CHORO!

    Parsifal

    Alguma coisa não se encaixa, caso o que foi publicado pelo Uruatapera seja verdadeiro, digo seja verdadeiro porque sua fonte dos percentuais pode ter sido vitima de engodo, porem se existiu tal publicação no Blog do Ronaldo Brasiliense a ficha postada pela Franssinete tende ser verdadeira ou não haveria tal cuidado!

    Dando credibilidade a ficha do Urutapera e o publicado no Ronaldo, de um lado achamos um registro de pesquisa no qual existe numero de protocolo , datas de registro e de divulgação , período de execução, sua abrangência contratante e contratado, valor de custo, o tema , estatístico e seu número de registro e o da empresa pesquisadora, do outro uma explanação do ocorrido, no meio “ moda salsicha” tenho alguns questionamentos que acho serem coerentes!

    Essa pesquisa foi realmente executada isso é fato consumado, porem sua conclusão e divulgação não aconteceu ao menos oficialmente, não sendo concluída coloca o instituto em uma situação vexatória pois não há complexidade para justificar tal incompetência, só se forem as forças ocultas encarregadas de finalizar que indecisas estejam gazeteando ou será que não esta concluída pelo valor ainda não ter sido pago em ambos os casos se justifica os percentuais oficialmente serem desconhecidos!

    Agora o que levaria um grupo de comunicação fazer tal graça encomendando uma pesquisa e não cobrar com veemência sua conclusão para poder fazer uso útil e remunerado no presente e talvez futuro?

    Será que foi um tiro de culatra rendendo mais no inverso?

    Do todo existem apenas dois caminhos para não haver conclusão, ou tal instituto é incapaz ou o contratante é relapso!

    Nada de alegria caso os percentuais divulgados tiverem sido realmente apurados, a pesquisa ficou inconclusa porque falta definir a margem de erro da pra rir!

    Como diria um certo personagem de televisão”Eu Choro”!

    “Quando a coroa está abaixo da cara o rei esta descansando ou deposto” *Even my*

    MCB

    ResponderExcluir
  12. Deputado, a questão vai muito além de disputas e torcidas dos dois candidatos. O Grupo Liberal (Delta Publicidade) contratou junto ao Vox Populi e registrou no TRE uma pesquisa eleitoral com data de divulgação para o dia 24 de outubro (quarta-feira). Sem qualquer justificativa plausível, a pesquisa, findo o prazo para divulgação, não teve resultados divulgados. Embora, como ente privado, o Grupo Liberal não tenha obrigação legal de publicar a pesquisa, sua credibilidade fica fortemente abalada com a ocultação dos resultados sem explicação razoável. Principalmente quando se considera que 8 dias antes o mesmo Grupo Liberal publicou no prazo estipulado em registro no TRE pesquisa do mesmo instituto Vox Populi. Isso é grave! E merece uma explicação séria.

    ResponderExcluir
  13. Acrescento que a nota do Liberal/Vox Populi não explica o essencial. Diz que o trabalho de campo termina no dia 24 e os resultados, após checagem, ocorrerá no dia 28. Contudo, pesquisa anteriro do Liberal/Vox Populi encerrou o campo no dia 15, e a publicação ocorreu no dia seguinte, 15 (terça-feira).

    ResponderExcluir
  14. Acabei de abastecer meu carro com um vale do Edmilson, para isto tive
    que colocar um adesivo do tamanho do Brasil no vidro trazeiro de meu carro.

    ResponderExcluir
  15. Sugestão: Vá ao TRE/PA, denuncie o ocorrido e comprove o fato. Se realmente falas a verdade mostre-se, identifique-se, não tema. Infelizmente, nós eleitores não podemos fazer nada por você, a não ser entendê-lo como potoqueiro de última categoria. Voto 50!

    ResponderExcluir
  16. A Malvadeza Belenense.
    Por Lúcio Flávio Pinto,Jornalista e editor do Jornal Pessoal

    O candidato que lidera as pesquisas para a prefeitura de Belém, o deputado estadual Edmilson Rodrigues, do PSOL, não se lembra de erros que possa ter cometido nos seus dois mandatos (1997-2004) pelo PT. Foi o que disse em entrevista ao Diário do Pará de 14 de junho. “Tudo o que fiz foi para melhorar a vida do povo e houve um reconhecimento tanto do povo quanto das instituições nacionais e internacionais”, completou.
    Instado a apresentar as obras que levaram a essa aprovação, arrolou obras na praça D. Pedro II, na contígua praça do Relógio, o conjunto Ver-o-Peso, canteiros laterais e ciclovias na Almirante Barroso, reinauguração da avenida Augusto Montenegro, Pronto Socorro do Guamá, Ver-o-Rio, praça Waldemar Henrique.
    Várias dessas obras são de baixa qualidade e de significado modesto. Mas por que Edmilson não se lembrou do viaduto da Doutor Freitas, mais conhecido por tobogã de carro, e do túnel empacado do Entroncamento? Por que esqueceu a Aldeia Cabana, o bondinho do centro velho (arquivado até hoje, depois de seis milhões de reais gastos), o inviável Belo Centro (outros milhões queimados)?
    O homem que não se lembra de ter cometido erros fez uma administração cinza, sem destaque, de obras absolutamente secundárias e de muitos erros. Foi reeleito, como reeleito conseguiu ser Duciomar Costa. Mas o PT não manteve o cargo que foi de Edmilson. E Ana Júlia Carepa não conseguiu se reeleger. Se a memória não falhar, o povo perceberá que o retorno de Edmilson Rodrigues ao comando da capital é um autêntico retrocesso.
    Ai de ti, Belém.

    ResponderExcluir
  17. Acabei de receber 100 paus para ir ao debate na Av Nazaré hoje à noite vestido de amarelo. Quem quiser abastecer seu carro é só ir ao posto que fica na Avenida Duque com a Dr. Freitas (quase em frente ao Hangar). Mas tem que botar adesivo e bandeira hem!!!

    ResponderExcluir
  18. Entao se a empresa de pesquisa nao entregou o produto na data estipuada, por incompetencia, deve a a empresa contratante entrar com uma acao por danos morais e materiais. O nome da Liberal foi jogado no lixo, a empresa deixou de vender inumeros jornais, perdeu audiencia etc. E aí ORM/ Delta vao deixar barato mesmo com essa empresa irresponsavel?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação