Prefeituras conquistadas pelo PT somam o maior número de eleitores e orçamento

Shot026

Atrás do PMDB (1027) e do PSDB (704) em número de prefeituras conquistadas, a vitória do PT na capital paulista elevou-o ao 1° lugar em número de eleitores e em comando de orçamento.

A partir de 01.01.2013 o PT governará para 27,6 milhões de eleitores espalhados em 634 prefeituras cujos orçamentos totalizam R$ 76,2 bilhões.

O 2° lugar nesse ranking caberá ao PMDB que administrará 1027 municípios que totalizam 22,8 milhões de eleitores e orçamentos que somam R$ 61,5 bilhões.

Veja abaixo o ranking dos partidos que conseguiram vitórias em prefeituras cuja soma de eleitores passam de 1 milhão e a soma dos respectivos orçamentos:

Partido Total de habitantes Total do Orçamento
PT 27,6 milhões 76,2 bilhões
PMDB 22,8 milhões 61,5 bilhões
PSDB 18,4 milhões 39,7 bilhões
PSB 15,3 milhões 36,9 bilhões
PDT 8,7 milhões 24,2 bilhões
PSD 8,7 milhões 20,6 bilhões
PP 7,3 milhões 16,6 bilhões
DEM 6,4 milhões 13,0 bilhões
PR 4,6 milhões 9,3 bilhões
PTB 4,1 milhões 9,0 bilhões
PPS 2,9 milhões 6,5 bilhões
PV 2,3 milhões 6,0 bilhões
PC do B 2,3 milhões 5,0 bilhões
PRB 1,6 milhões 2,6 bilhões
PSC 1,6 milhões 2,4 bilhões
 
O PT finalizou bem o quadro que prognostica o embate de 2014, quando a presidente Dilma deverá tentar a reeleição: os partidos da base aliada do Governo Federal somam municípios cujos eleitores são mais de 50% do eleitorado brasileiro.
 
Isso não significa garantia de vitória, pois cálculos políticos não podem ser feitos com o uso das quatro operações básicas da aritmética, mas o tabuleiro eleitoral apresentado aponta uma vantagem estratégica para a empreitada.

Comentários

  1. A "coincidência" do julgamento do mensalão com a campanha eleitoral não afetou o desempenho do PT. Nada de anormal no tratamento do ministro Joaquim Barbosa na Alemanha ter começado após o segundo turno. Nem um dia a mais,nem a menos.
    O brasileiro votou como qualquer cidadão de qualquer país. O que se quer é melhorar de vida.
    Os excelentíssimos senhores ministros do STF estão muito bem, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Sugiro incluir no quadro acima a coluna "Dívida" para se ter ideia da dependência a ser administrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      As prefeituras têm um grau de dificuldade bem maior que os Estados para operações de crédito, por isso têm dívidas menores e a maioria não possui tal tipo de dívidas. As dividas correntes, advindas de precatórios etc... são de difícil levantamento, pois demandaria uma pesquisa trabalhosa.
      Mas vou tentar conseguir, pelo menos, as de operações com o Tesouro.
      Obrigado pela sugestão.

      Excluir
  3. entre ptralhas e tucanalhas que se danem os dois

    ResponderExcluir
  4. Prezado Deputado, permita-me tecer o seguinte comentário:
    Ser partido de gaveta ou laranja não condiz com a grandeza do PMDB, além de ser o que há de pior na política. Não podemos deixar este comportamento prevalecer por mais tempo na historia do Partido em Tucuruí. Uma urgente reestruturação tem que começar imediatamente, a partir de agora, para consolidar o partido com vistas à 2014.

    O PMDB em Tucuruí, condizente com sua história, não pode atuar como legenda unicamente para participar de alianças minúsculas e amargar enormes e vexatórias derrotas, como as ocorridas nas duas últimas eleições municipais, quando não conseguiu eleger, pelo menos, um vereador, por culpa da visão equivocada de alguns encastelados no comando partidário local, visão esta que se estende inversa e exclusivamente à dimensão de seus interesses particulares.

    Sua interferência como líder tem que se fazer sentir pesadamente, para que haja tempo suficiente para recuperar o espaço perdido e materializar a real presença da agremiação pmdebista no cenário político de Tucuruí.
    Perdoe-me o desabafo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Líderes não se fazem apenas se entregando partidos a quem quer que seja: eles se forjam no processo democrático. Em Tucuruí, o PMDB ainda se ressente da minha ausência local e ficam esperando que eu faça isso ou que eu faça aquilo. O PMDB local precisa de pessoas que construam a nova trajetória do partido depois de mim. Se você se acha em condições de contribuir com isso, entre no PMDB e exerça a reconstrução dele: até agora, ainda não apareceu que se proponha, apenas têm surgido quem quer ser o dono do partido como você fala que são os atuais. Aí não vão a lugar a algum da mesma forma.

      Excluir
    2. O Deputado Gualberto bem que tentou, mas não deixaram!

      Excluir
    3. Há muitas coisas que tentamos na vida e não conseguimos e, quando não queremos olhar no espelho para verificar os nossos próprios erros, a melhor desculpa que podemos alardear é que "não deixaram".
      Eu repito a você: líderes não se ungem dando um partido a eles, pois eles, para serem líderes, têm que conquistar um partido, ou, "não vão deixar".

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação