Ligeiras impressões de um cidadão rabugento

 

Shot014

O segundo debate entre os candidatos a prefeito de Belém ontem (22), na Record, não trouxe maiores variações no comportamento de ambos.

Cada qual mesclou tópicos investimentos na urbe com investidas na base do “eu sei o que você fez no verão passado”, para ajuizar que não será possível, a ambos, fazer muita coisa no próximo outono: para cada um, a eleição do outro significaria um inverno para Belém.

> O eleitor tem que escolher um

O eleitor pode até achar que os dois têm razão, mas precisa eleger um deles. Atente-se então em sublinhar-lhes as respectivas companhias e avaliar com qual delas se pode fazer da cidade uma primavera.

> Os reforços de cada um

O psolista invoca o apoio do Governo Federal, com direito a gravação de Lula e da presidente Dilma, além de ministros de Estado, fazendo-lhe profissão de fé.

O tucano escora-se (desde o início da campanha) na boa avaliação que o governador do Estado tem na capital e remete aos ótimos resultados que a parceria acarretará a Belém.

> Iguais nas deficiências; diferenciados pelo domínio do assunto

Zenaldo Coutinho traiu-se por um superficial domínio das questões metropolitanas, mas saiu-se bem na composição do raciocínio discursivo, finalizando bem as falas: isso facilita a inculcação da mensagem no espectador.

O psolista, com claro conhecimento de causa (foi prefeito por 8 anos), não conseguia expressar a contento o manejo dela, o que resultava em finalizações truncadas: isso pode fazer com que o audiente fique meio de bubuia naquilo que o emissor deseja transferir.

> As promessas de sempre

Ambos se perderam em propostas de investimentos que o orçamento municipal não dá conta, sem revelar aonde vão buscar recursos extraordinários para lhes acudir as duplicatas.

> Eu, rabugento

Como sou um cidadão rabugento, confesso que ainda não fui convencido por ambos. É nessas horas que a democracia se acaba tornando uma aritmética elementar: não vence o melhor, mas apenas quem consegue mais votos.

Comentários

  1. Bom dia nobre dep., deixo aqui meu protesto por vc ter tirado a lista dos bçog parceiros, confeso que matinalmente acionava seu blog para depois entrar nos dos parceiros, peço q se possivel recoloque como dantes, um grande e forte abraço !!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista não foi retirada, apenas mudou de lugar, como está descrito na cabeça do blog. Para acessá-la basta ir à extrema direita do menu e lá verá "Lista de blogs".
      Obrigado e volte sempre.

      Excluir
  2. Em um blog hoje de manhão eu vi uma postagem com direito a foto e tudo, dizendo que o Jatene ganhou da Ana Júlia por muitos votos, dando a entender que Zenaldo está Garantido. Caprichoso como sempre, eu acho que o blogueiro, ao comentar esse fato recente da história do Pará, esqueceu de dizer que tanto na vitória de Ana Júlia em 2006, quanto na de Jatene 2010, ouve a enooooorme interferência de Jader Barbalho, ou seja do PMDB. Certo deputado? O jornal no qual o blogueiro trabalha, jamais fará essa observação. Aliás, duvido muito que publique o meu humilde comentário.

    ResponderExcluir
  3. prezado Parsifal... aquele post com minha decepção com partidos políticos, descrevendo os partidos de uma forma simploria se estendeu para esse post. No entanto, a minha decepção apenas mudou de nome para "rabugice" (como você mencionou no texto), pois como partidos não demonstram interesse em representar a população (inclusive os que não votam neles), os candidatos refletem tal situação e apenas querem ganhar votos, para exercer a SUA democracia (a democracia de quem recebeu mais votos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estou decepcionado com os partidos ou com o sistema democrático, e a minha rabugice é devido à exigência de cidadão de que desejar algo melhor para Belém que, a meu ver, não estará bem servida com Zenaldo, tampouco com Edmilson.
      Mas entendo que vivemos uma época de transição ainda, e a democracia brasileira se aperfeiçoa dia a dia. É um processo lento, mas consecutivo. Portanto não é aconselhável a decepção por não ser rápido como desejaríamos que fosse.

      Excluir
    2. Parsifal; Concordo com a sua análise sobre o enfadonho debate entre os candidatos. Também concordo com a sua conclusão, pois sistematicamente os dois têm deixado escapar várias oportunidades de demonstrar de vez exista realmente uma vantagem em votar neste ou naquele. Edmilson me deu a impressão de ter conseguido na primeira metade "quebrar o serviço" do adversário, para depois de algumas provocações, ceder o empate jogando a bola para fora; visivelmente nervoso e confuso, procurando improvisar sem sucesso na busca de anotações em pastas que quase cairam no chão. Zenaldo na falta de experiência com referências e números, apelou muito para o governador Jatene, como uma reedição do "senador do governador". Não sei qual dos dois ganhará, mas sei que o perdedor não poderá reclamar.

      Excluir
  4. Aproveitando o post, Prezado Parsifal, você verificou que a prefeitura de Belém, na pessoa do seu derrotando e "sainte" desprefeito, homologou a licitação para o aumento da capacidade do aterro sanitário (ao apagar das luzes), levantando as células de 20m para 30m, sem nenhum estudo ambiental ou de viabilidade economico-financeira... O edital (http://www.tjpa.jus.br/clipping/verNoticia.do?id=7889), que foi suspenso pelo Dr. Elder Lisboa (http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&codigo=611006), ocorreu sem maiores preocupações e a vencedora foi definida na CONCORRÊNCIA N 17/2012-CPL/PMB/SESAN (http://www.jusbrasil.com.br/diarios/40978726/dou-secao-3-28-09-2012-pg-240). O que fazer com um gestor que sequer respeita uma decisão judicial??? Ah, sim. Foi criada uma petição on line, elaborada pelo OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BELÉM, contra esse descalabro! (http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N29287). Onde a Assembleia poderia ajudar? Sabendo que o aterro do aurá deve ter uma gestão colegiada por atender à região metropolitana de Belém, e qualquer decisão deve ser conjunta (e não ditatorial).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dflopes,

      Esse assunto já foi tratado aqui no blog. Eu inclusive sugeri, em pronunciamento na Alepa, que o juiz da Fazenda Pública decretasse a prisão de Duciomar por desacato a uma liminar.
      O estado não tem competência para definir o assunto porque a coleta e tratamento do lixo é competência exclusiva das prefeituras. Por via de consequência a Alepa também não pode legislar sobre o assunto, cabendo à Câmara Municipal tal finalidade.

      Excluir
  5. Eu também vi o debate e apesar de já ter feito a minha escolha, achei os debatedores muito fracos, um deles o Edmilson bastante nervoso ou embaraçado o outro o tal que se assina Z parece o Tonto, pois demonstrou que não sabe nada a respeito da cidade que pretende governar, é lamentável a ausencia de quadros políticos de qualidade!

    ResponderExcluir
  6. Ronaldo Gomes23/10/2012, 11:29

    No debate da band, o Zenaldo perguntou se o Edmilson queria bater nele (zenaldo). No debate da record ele disse " não mexe com a mamãe", quase indo as lágrimas. E se o Edmilson, no próximo dabate falar baixinho no ouvido do Zenaldo "chupetinha!!!" o que será que acontece????

    ResponderExcluir
  7. Deputado, para o PMDB, quanto pior melhor, noto que voces do PMDB estão doidinhos para que o Ed das obras incloclusas e de 1,99 vença, pois ficará muito ruim para o PMDB o poder ficar centrado no PSDB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também é um questão numérica. Para você, eleitor do Zenaldo, o "quanto pior melhor" se caracteriza no Edmilson. Para os eleitores do Edmilson o "quanto pior melhor" seria a eleição do Zenaldo. Quem está certo, ou errado, nisso?
      Enquanto nós todos discutirmos política como discutimos jogo de futebol, na base da torcida, continuaremos elegendo o "menos pior" e o eleito será sempre alguém cuja administração se fará como uma aventura rumo ao improviso.
      Quanto ao PMDB, se tivesse o partido interesse real em quaisquer dos candidatos, não teria problema algum em formalizar o apoio.

      Excluir
  8. NA DUVIDA É DANDO QUE SE RECEBE O MOMENTO POSITIVO

    Parsifal

    Novo debate, novo bate e rebate, o evento positivo resultante deste encontro será com certeza o beneficio de justificarem nova pesquisa, pesquisa que segundo os pesquisadores e os institutos de pesquisa refletira o momento!

    Acho essa pesquisa positiva e o motivo de a pesquisa ser aqui adjetivada de positiva é exatamente por eu ter a mesma opinião dos pesquisadores e institutos sobre ela refletir o momento.

    Mas o momento é realmente positivo? A resposta é correta, mas carece de uma maior explicação!

    O momento, não se torna positivo pelas explanações do que falta na capital, o que pode ser realmente feito para corrigir ou no mínimo amenizar tais carências, isso não aconteceu, também o positivo não se materializa pelo nível do dedicado as duvidas existentes sobre as reais diferenças entre eles , não se fez positivo por ser esclarecedor aos eleitores telespectadores, isso passou longe, apenas afagaram os ferrenhos simpatizantes de suas causas!

    Algo deve estar errado alguém pode estar se perguntando, como você que discorda dizendo que o debate não esclareceu uma única duvida, que ele não foi decisivo, que ele não foi verdadeiro, que nada realmente pratico existiu coloca que mesmo assim ele torna o momento positivo?

    Nada melhor que manter a calma, a materialidade do momento positivo não faz referencia aos candidatos, em momento algum eu falei isso, muito pelo contrario varias oportunidades de cheque mate foram perdidas de ambos os lados, oportunidades estas que materializariam o momento positivo tão necessário para qualquer um dos debatedores.

    O momento é positivo para pesquisadores e institutos que continuaram trocando rios de dinheiro por suas cascatas na busca angustiante de captar o reflexo do momento pós debate, para os pesquisadores e institutos é que o Falcão compôs a erudita melodia “Onde houver fé que eu leve a duvida” !

    Disponibilizo o link para confirmação do tema de “PESQUISA ELEITORAL”

    http://letras.mus.br/falcao/94079/

    O momento independente de ser positivo ou negativo sempre passa principalmente para pesquisadores e institutos quando isso lhes convém!

    Agora ninguém pode falar que o tema lixo seletivo não foi abordado à exaustão no debate!


    MCB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro MCB, não sei o que está havendo, mas os seus comentários estão vindos repetidos.
      Quanto aos debates, eles sempre são positivos, pois mostram ao eleitor atento o preparo, ou total despreparo, dos candidatos, e o eleitor acaba, por vezes, escolhendo o "menos pior", que é o "menos mal".

      Excluir
    2. Por este prisma sua visão é correta, porem em se tratando do que buscam os candidatos não foi nada positivo ou existe a mínima possibilidade de ter existido algum tipo de perda, de conquista, dado a pobreza em argumentos e criatividade.

      Exemplo . O Zenaldo agindo por impulso colocar que não existe necessidade de ter conhecimento para administrar a prefeitura e sim trabalho despede-se dos eleitores indecisos que acham o conhecimento importante porem trás aqueles que acreditam apenas no trabalho, um verdadeiro ganha aqui e perde acolá, supondo tais fatias iguais foi mera perda de tempo!

      Quando qualquer uma das três frases abaixo não trariam perdas e somariam ganhos!

      “Não é só conhecimento que o futuro prefeito necessita ter para comandar a cidade ele também deve trabalhar”!

      “Meu conhecimento é suficiente para me fazer trabalhar bastante”!

      “Conheci o necessário sobre a prefeitura quando fui vereador para saber que terei que trabalhar diuturnamente entre meu gabinete e as ruas”!

      Dessa maneira Luiza ganha se voltar para o Canadá e aqui nos Salve Jorge!

      MCB

      Excluir
  9. Jatene com boa avaliação?! Com toda essa desgraça na segurança pública?! Sei não.

    ResponderExcluir
  10. Parsifal, o problema é que por seres um eleitor diferenciado és exigente demais e o teu grau de exigência não vai ser satisfeito por nem um dos dois. Mas, como tu mesmo dizes vais ter que votar em um. O que tu me dizes? Eu também estou indecisa. Qual o menos pior?

    Judia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Judia,

      Não me transfira a sua responsabilidade de eleitora. Você tem discernimento suficiente para decidir. Boa sorte para nós.

      Excluir
  11. Depois do debate de ontem, a Globo está pensando em mudar o nome da nova novela das oito para Salve o Zenaldo!
    O cabeça de boneco de Olinda, com todo aquele cabeção e com folga de dois anos da Camara de Deputados nao aproveitou esse tempo para conhecer a cidade que pretendia governar? Isso que dá aproveitar o tempo livre para ir pra AP, Salinas, Miami, Europa etc e esquecer de Belem. É fato comprovado que o Zenaldo não conhece nada da cidade. Cada debate é mais uma decepção. O Duciomar pelo menos sabia de có e salteado os problemas da cidade, já o seu amigo nem isso sabe.

    ResponderExcluir
  12. Deputado, acho que o processo democrático avançou muito no País, nos últimos 10 anos. A democracia brasileira apesar de nova é uma linha constante de avanços. Por isso, como eleitor, clamo por eleições livres. Sem a imposição do estado, como nos países de primeiro mundo em que o eleitor não é obrigado a votar. Hoje vejo a campanha em Belém sob um prisma (sem brincadeira) de apatia. Até parece que não haverá eleição no domingo. É só comparar na imensa frota de veículos de Belém quantos tem adesivos e bandeirinhas dos candidatos ? É completamente diferente de eleições passadas ? Isso é um prenúncio de que Belém não se sente representada pelos dois candidatos. É uma apatia só. Esta eleição só é salva por causa da mídia. Caso não houvesse isso seria um desastre total. Duvido que algum desses candidatos chegue ao universo de 400 mil votos. Aposto com quem quiser que mais de 200 mil eleitores não votarão (abstenção, brancos e nulos) nem no 45, nem no 50.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma análise lógica a sua: o eleitor não teve motivos para se envolver.

      Excluir
  13. Acho que haverá empate na eleição de domingo. Tanto o edmilson como o Zenaldo não disseram a que vieram. Pobre Belém!!!

    ResponderExcluir
  14. Realmente o PMDB ficando em cima do muro certamente terá cargos se o
    45 ou 50 ganhar. Ficar em cima do muro é que o Partido mas sabe fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua ideia não corresponde ao fato. O PMDB é tido e conhecido no cenário nacional como um partido que toma decisões e tem capacidade de liderança para conduzi-las. O partido que se tornou conhecido por ser murista é o PSDB. Mas isso não chega ser um defeito, pois ficar no muro também é uma posição que pode ser conveniente.
      No caso atual, da disputa em Belém, o PMDB não deseja sequer subir ao muro e não aceita, enquanto sigla, participar do governo de um ou outro.

      Excluir
  15. Te segura Zeraldo, a Dilma tá chegando em Belém. O jeito vai ser convidar o FHC e o Zé Cerra pra subir no palanque amarelo.

    ResponderExcluir
  16. PMDB nao esta em cima do muro, esta apoiando por debaixo dos panos o Zenaldo, pois como em Belem o partido nao tem credibilidade por causa do seu chefe maior no estado não pode aparecer na campanha do Zenaldo. No Guama, onde havia bandeira do chicao, agora tem do zenaldo. Ze Augusto genro do Tourinho, aquele que surrupiou a Sudam, esta apoiando zenaldo, capitã vanessa, aquela que pagava a empregada com dinheiro da camara, ta apoiando o Zenaldo, e por aí vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Zenaldo é um candidato eclético e pragmático: aceita todos os tipo de apoios e ele está certíssimo, pois política é soma e não subtração.
      Observe ainda, que embora eu discorde de você no item credibilidade (o "chefe maior" do PMDB foi o deputado federal mais votado em Belém nas duas vezes que se candidatou ao cargo), eleição não é bem um concurso de credibilidade, mas uma maratona de custeio, onde quem tem maior intendência tem maiores chances e nisso o nosso amigo Zenaldo não tem do que se queixar.
      Ser candidato chapa branca é uma voluptuosa delícia: o mel escorre pelos cantos do lábios em forma de reais doçuras.

      Excluir
  17. Olha só o naipe dos apoiadores do candidato Zenaldo: os destruidores do patrimônio histórico Dr. Raimundo “vazelina” Castro, o perigosíssimo Gervásio “Skol” Morgado, a apagada Tereza Coimbra e a Múmia Arbage; o tresloucado Abdon (cadê o Kaveira); Luciffer, o pedófilo; Sidnei Rosa, o escravagista; os traficantes Pé de Boto e Gordo do Aurá; o mega oftalmo falsário Duciomar; o “honesto ilusionista” Jeferson lima; os sanguessugas e homofóbicos Bengsons; o mega, ultra burguês tubarão Rominho Maiorana; Simão “Potoqueiro” Jatene; Paulo “Estúpido” Chaves, Ney “Boçal” Messias; Sergio Pimentel, o coveiro do PSM; o contraventor e cartola Mario Tapiocouto e o Multiprocessado Flexa Ribeiro. Com uma saca de farinha azeda dessa, por quatro anos, vai dar muita azia e indigestão no Povo desavisado. Hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gritar pega...,não fica um meu irmão!

      Excluir
  18. Engracado esse Parsifal, afirmar que o Zenaldo tem superficial conhecimento da cidade, nao lembra que apesar de ter nascido em Tucurui, quando foi prefeito da cidade nada fez e ate hoje responde processo na Justica Federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nunca deve ter ido a Tucuruí. Se desejar, passe o seu contato e a próxima vez que eu for lá terei o prazer de levar-lhe em todas as obras que lá fiz. Se desejar ir só, dou-lhe a passagem de ida e volta de avião e alguém lhe estará esperando lá para mostrar-lhe.
      Mas se quiser apenas sugerir que eu e Zenaldo somos cepa do mesmo fel continue escondido atrás da moita destilando a sua suspicácia infantil.

      Excluir
  19. O humor do Ronaldo Gomes é dez. kkkkkk Chupetinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu quero saber! Chupetinha! Por que?

      Excluir
  20. Te segura Zeraldo! Já está nas redes sociais o video em que a Dilma apoia a candidatura do Edimilson. É a Tsunami vermelha chegando e que vai engolir os amarelões! Quem for podre que se arrebente!

    ResponderExcluir
  21. Se fosse o Edmílson, perguntava ao Zenaldo: se vcs são tão competentes pra administrar, me diga uma, somente uma, obra relevante que o Simão Lorota tenha pelo menos iniciado nesses 02(dois) anos de governo, do qual V. Exa. fez e faz parte????

    ResponderExcluir
  22. Como o senhor não vê novela vai continuar sem saber o porque.

    ResponderExcluir
  23. A grande obra do Jatene foi arrumar a casa (DELE), para isso, contratou milhares de DAS e Temporários para ficarem se batendo nos gabites lotados nas secretarias do estado, enquanto os concursados ficam esperando ser nomeados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo sabe que o governante pega um estado com muita coisa pra arrumar antes de começar a fazer obras importantes e somente agora o estado conseguiu os recursos necessários para trabalhar. Bom, eu poderia te dizer pra acessar o site do Governo do Estado, mas vou te fazer esse favor:

      Infraestrutura

      Alça Viária – 2ª etapa (do km 33 ao km 69)

      PA – 287 – Conceição do Araguaia/Redenção

      PA- 150 – Moju/ Vila Bom Jesus

      PA – 150 – Vila Bom Jesus/Goianesia

      PA – 275 –Eldorado/Curionopolis/Paraupaebas

      Esporte

      Construção do Complexo Esportivo do Mangueirão

      Turismo

      Parque do Utinga

      Segurança

      Construção e aparelhamento do Centro Integrado de Operações (Ciop)

      30 UIPPs – Unidades Integradas Pro Paz

      5 novas Casas Penais

      Aeronaves/Helicópteros

      Urbanismo e saneamento

      Duplicação da avenida Perimetral

      Rodovia do Yamada – implantação de via estruturantes, de ligação Icoaraci/Belém

      Saneamento

      Restauração do 4°e 5° setor de abastecimento de água

      Reabilitação do Centro de Operações da RMB

      Limpeza do Lago Bolonha

      Construção da adutora na Avenida João Paulo II

      Excluir
    2. Égua! Já começou a campanha pra 2014? Será este o roteiro, Sr ou Sra, 11:16?

      Excluir
    3. Quero saber, babão das 11:16, de obra "INICIADA" e não promessa e história pra boi dormir, viu? Vc deve ser um desses DAS contratado pra não fazer porra nenhuma e apenas sair por aí defendendo seu dono, não é? Seu escravo do poder!!!! FORA SIMÃO LOROTA!!!!!!!!!!!

      Excluir
  24. Ei Parsifal, que pesquisa é esta que o Liberal não publicou ainda? Suas fontes não podem revelar alguma pista pra gente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há boatos de que o Edmilson teria passado do Zenaldo, mas não vi ainda algo de concreto. É possível que O Liberal não tenha recebido os resultados a tempo de publicar hoje e poderá publicar amanhã. Caso isso não ocorra pode ser que se o Edmilson não passou, a distância tenha encurtado bastante.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação